Novo óculos de visão noturna brilha no escuro carregado por luz solar

Por , em 22.11.2011

Dispositivos que brilham no escuro – que emitem luz visível após exposição à luz solar – já são tão comuns quanto um relógio de pulso.

Mas, a não ser que você seja apenas uma pessoa se divertindo com um treco que brilha no escuro, ficar verde não ajuda em nada quando você quer ver sem ser visto.

Vamos dizer que você é um soldado de operações especiais verificando o horário enquanto rastreia um inimigo. Nessa situação, um dispositivo de visão noturna que brilha no escuro seria muito mais eficaz.

E isso não está longe de ser materializado. Cientistas da Universidade da Geórgia, EUA, inventaram tal dispositivo – um novo material que emite um brilho de longa duração de infravermelho, depois de um único minuto de exposição à luz. Você só pode ver a luz através dos óculos de visão noturna.

Luz fósforo visível existe desde 1996, e hoje em dia há um composto químico para cada cor. Elas são integradas em sinais de trânsito, sinais de segurança, telas e outros lugares. Elas brilham à noite, depois de receber luz natural durante o dia.

Agora, o professor de física Zhengwei Pan desenvolveu o primeiro infravermelho próximo do fósforo, adaptável, de longa duração, com base no íon cromo trivalente.

Seus elétrons são animados com a presença de luz, e movem-se para um estado de energia mais alto. Em seguida, voltam ao estado fundamental. Esta perda de energia é expressa em um flash de luz no reino do infravermelho. Mas o flash não dura muito tempo, então Pan e seus colegas tiveram que prendê-lo.

Os pesquisadores usaram uma matriz de zinco e um mineral chamado de lantânio galogermanato, que detém íons Cr+ 3. A matriz serve como um labirinto que capta essa liberação de energia de elétrons e a armazena por um longo período.

A intensidade do brilho cai rapidamente no início, mas depois a perda fica mais lenta e, em seguida, decai muito lentamente. Em temperatura ambiente, essa energia armazenada é gradualmente liberada na forma de uma tela de luz contínua próxima ao infravermelho, que pode durar até duas semanas.

Eles testaram em luz solar natural, luz solar filtrada por cor e luz fluorescente, e descobriram que o dispositivo funciona com apenas alguns segundos de exposição à luz, mesmo em um dia nublado.

Também funciona no estado líquido, incluindo água da torneira, água salgada e água sanitária, o que poderia torná-lo muito útil para aplicações em alto mar ou mesmo em organismos vivos.

O material também pode ser útil no desenvolvimento de células solares mais eficientes, nanopartículas que se ligam a células cancerosas, ou na pintura de infravermelho visível somente por pessoas com óculos de infravermelho.

Na imagem acima, os cientistas mostram um logotipo que fizeram usando o fósforo. Não há luz externa nesta imagem, uma foto de exposição de 4 segundos usando um monocular de visão noturna.[POPSCI]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Troll:

    Há um pequeno engano de tradução. O correto seria: “o primeiro fósforo de infravermelho próximo”.

  • eduardo:

    manhê, olha lá um vaga-lume…ah era um maluco de óculos 🙁

  • Fernando Ramos:

    O título da notícia induz-nos em erro.
    No titulo escreve-se que novos óculos de visão nocturna brilha(m) no escuro e afinal o que brilha no escuro é algo que pode ser visto por esse tipo de óculos.

    Também há já muito tempo que há dispositivos de iluminação/sinalizador em IV que por isso só são detectados por dispositivos de visão nocturna. Este facto não é novo.
    A única coisa nova é que um desses dispositivos se “carregam” em apenas 1 minuto e têm um tempo útil de “funcionamento” longo (2 semanas).

    Por momento pensei que se tratavam de óculos normais que permitiam ver no escuro. Eu, que uso óculos, por momentos fiquei muito contente perante a possibilidade de finalmente ter uns óculos desse tipo.

  • Anti-Iluminati:

    Eu estou aki para comunicar vcs de que estao sendo manipulados pela midia .conheça a historia dos iluminatis e da rede globo .se puderem espalhem para seus vizinhos e familiares um dvd chamado Prepare-se assistam todos os episodios e vcs veram oque esta escondido por tras da televisao

    • Ze da Feira:

      Onde cê arrumou desse ? quero tambem.

    • Fernando Ramos:

      E o que é que os Iluminati têm a ver com esta noticia?
      Certamente percebeu que a iluminação de que aqui se fala é a que emite luz e não a “iluminação” secreta…

Deixe seu comentário!