Chip incorporado na coluna vertebral intercepta dor em pacientes com dor crônica

Por , em 6.04.2011

Pesquisadores australianos desenvolveram um chip inteligente que pode ser a solução para as pessoas que sofrem de dor crônica: ele é incorporado na coluna vertebral (ou em outro lugar entre o cérebro e a fonte de dor crônica), e intercepta e bloqueia mensagens de dor que estiverem indo para o cérebro.

O dispositivo foi concebido para pessoas que sofrem de dor lombar ou na perna crônicas, embora possa aparentemente ser usado para bloquear todos os tipos de dores no corpo. A invenção pode aumentar a produtividade de trabalhadores que sofrem de dor crônica, além de ajudar os pacientes e o próprio sistema de saúde a economizar muito dinheiro.

O chip em si fica alojado em uma “caixa” biocompatível, menor do que a cabeça de um fósforo, que por sua vez é ligada a um dispositivo maior que contém uma bateria (que se carrega sem necessidade de fios, a partir de uma fonte externa) e um processador de computador.

Segundo os criadores, o chip pode medir as propriedades de sinais e escolher os que estão carregando dor para o centro nervoso. Quando o chip detecta um sinal de dor indo para o cérebro, pode emitir um pulso elétrico de 10 volts que bloqueia o sinal; nenhum sinal, nenhuma dor.

Só há uma desvantagem: o dispositivo pode enganar o cérebro, fazendo-o ignorar algo potencialmente importante. Na biologia, a dor existe para nos avisar de que algo está errado. Interferir com a via de sinalização natural pode levar a problemas maiores e mais pronunciados. [POPSCI]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Regina Costa:

    Pessoas como eu, que dormem com a esperança de acordar no outro dia sem a “dor”, sabem o quanto é FANTÁSTICO, saber que nossos cientistas encontraram uma maneira de não ficarmos somente na “esperança”, fantástico

  • Breno:

    Chega aqui o fim do vício do Dr. House no Vicodin. Agora não tem desculpa!

  • Lucas:

    Fascinante como a tecnologia,
    está cada vez mais, se desenvolvendo para melhorar e ajudar as pessoas.

    Quem senti dores nas costas, sabe o quanto esse chip será importante.

    Interessante comentaria de NATASHA no final de sua matéria, gostei!!!

  • JOABE DE JESUS:

    Ja penso voc sendo mutilado e usando isso, ;\

Deixe seu comentário!