Novo submarino vai levar tripulação ao ponto mais profundo dos oceanos
A última vez que um submarino viajou com tripulação até a “profundidade desafiante”, o ponto mais fundo da Fossa das Marianas, a cerca de 11 mil metros abaixo da superfície, foi em 1960.
Agora, a façanha está prestes a ser realizada novamente. Os designers do submarino Triton 36.000 querem levar o homem ao local mais profundo do mundo mais uma vez.
Esse é um salto tecnológico para o Triton. Seus submarinos atuais são principalmente concebidos para cientistas e proprietários de iates e só mergulham a profundidades de cerca de mil metros.
Para mover a sua profundidade máxima por uma ordem de grandeza desse tamanho, a equipe teve ajuda da empresa Rayotek Scientific, que redesenhou o compartimento de passageiros do submarino com um novo tipo de material.
O vidro de borosilicato fica mais forte sob compressão, de modo que, quanto mais fundo o submarinho mergulhar, mais forte o vidro fica. Isso até certo ponto, é claro. Antes de levar a tripulação de três pessoas ao ponto mais profundo dos oceanos, o Triton terá que se submeter a testes de pressão pelo menos uma vez e três vezes a pressão da “profundidade desafiante”.
[POPSCI]
14 comentários
É bom que os testes, dessa esfera de vidro, sejam EXTREMAMENTE RIGOROSOS!Submersíveis não tripulados, para grandes profundidades, já foram perdidos, porque uma das esferas dele se esmigalhou sob a imensa pressão.
acho que nao terá nada de impressionante, deve ter alguns peixinhos e milhares de microorganismo…
nao sabemos direito, poderá tambem ter algum animal pré histórico escondido por lá.
Já eu acho que deve haver animais impressionantes no fundo do mar. Quem saber até mesmo desvendarem alguns mitos sobre animais gigantescos como o Kraken e a Ness.
eu acho que e uma coisa muito incrivel,pode aver uma descoberta,porque ningem sabe o que a la no fundo do mar.
gostei da materia boa eda invenção
Poxa vida, eu estava achando a matéria legal até que quando li que a Natasha (responsável pelo artigo) é corintiana rsrsrs
Pode haver descobertas de novas formas de vida?
sim.. claro…
mas a diversidade será muito baixa, uma vez q, nessas profundidades, praticamente não há oxigenio na agua.
Portanto, provavelmente encontrarão bacterias e coisas similares… mas não um kraken ou um peixe de 200m.
Creio que serão encontrados novas espécies de animais e vegetais, porém nada de “misterioso” como muitos acham!
É bem possível que encontrem uma base de áliens escondida por lá ou quem sabe, o continente perdido,Atlântida.
Esfera é um bom filme =)
Eu sempre acreditei que os maiores segredos não estão nos céus e nem na terra, e sim nas profundezas da mesma.
O fato de haver coisas surpreendentes no fundo dos oceanos não é segredo, mas o mistério é “O que são estas coisas?” e “O que aprenderemos com elas?”.
Espero que com a descoberta de materiais resistentes a pressão, encontremos também materiais resistentes a temperatura, pois assim o lado mais profundo do subsolo poderá ser explorado também.
De fato Essa notícia é magnífica!!!
Já estou empolgado com as novidades do fundo do mar!
Será que acharemos algum “Kraken”!?!?
Estou contando com isso, Guilherme.
MAGNIFICO ESTE TEMA, POIS SEMPRE ME INTERESSOU, PARA MIM O FUNDO DO MAR É ABAIXO DE 4 KILOMETROS DE PROFUNDIDADE, MUITAS FORMAS DE VIDA AINDA A SER DESCOBERTA, VAMOS AGUARDAR O DOCUMENTÁRIO!!!