Novo supercomputador processa mais em uma hora do que toda a população do mundo em 320 anos

Por , em 19.06.2012

A IBM fez de novo. Não bastasse ter feito 5 dos 10 mais rápidos supercomputadores do mundo, ela novamente quebrou o recorde de computador mais rápido do mundo, batendo o supercomputador japonês Fujitsu K Computer na lista Top500. Desde 2009 nenhum computador da IBM conseguia chegar ao topo.

O novo supercomputador, o Sequoia, com cerca de 1,5 milhão de processadores, é capaz de realizar 16,32 petaflops. Também é econômico, consome “apenas” 7,9 MWatts, contra os 12,6 MWatts do computador japonês, que por sua vez tem cerca de 705.000 processadores, sendo capaz de processar 10,51 petaflops.

Petaflop, para quem não sabe, corresponde a 1 peta (10^15 ou 1.000.000.000.000.000) de operações matemáticas de números de ponto flutuante por segundo (flops, “floating point number operations per second”). O novo computador é capaz de fazer, em uma hora, mais cálculos do que 6 bilhões de seres humanos conseguiriam fazer em 320 anos usando calculadoras.

Tanto o Sequoia quanto o K Computer são, na verdade, “clusters”, ou computadores em uma rede, rodando programas dedicados a resolver problemas como, no caso do Sequoia, a simulação de explosões nucleares destinadas a estender a vida das armas nucleares americanas. Pode parecer ruim, mas ainda é um mal menor: a alternativa seria explodir bombas de verdade, e repor o estoque de bombas, movimentando a indústria bélica nuclear.

Instalado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, do Departamento de Energia, na Califórnia (EUA), o Sequoia compete com outros computadores de países como a China, Japão, França e Itália, e executam diversas simulações numéricas, geralmente voltadas à previsão do tempo e a simulação de interações gravitacionais em galáxias e explosões nucleares.[Dailymail,Top500,Fujitsu]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • luysylva:

    uau! uau! uau! uau! uau! uau! uau!

  • Asdrubal Afacinha:

    Tem 1.572.864 cores, e cada processador são de 16 ou 8 cores.

  • João da Cruz Vieira Leite:

    Tudo que é técnologia é bem vindo; agora o problema é saber manuzear corretaménte, portanto é imprecendivel que a população *Creça junto com a técnologia, para saber *Usala, do contrário estaremos chupando bala com papel, que graça teria?
    ter maquinas maravilhosas e não saber opera-la?pois é o que esta já acontecendo em todo campo da infomática, a maioria dos operadores, que não são proficionais, estam se arrastando muito pra manusear seuas máquinas ewm casa, acho que isto é graviscimo, tem que aver um melhor intercâmbio melhor na internete. embora na internete sendo muito mercântilista deveria ir fundo na concientização da população, do grave problema de atraso que se colocam em não ter conhecimento de uso de seu computador

    • Saprugo:

      Que tal aprender a escrever direito antes de expor suas idéias?

    • Lucas Flicky:

      e isso tudo começa com uma ortografia decente, né?

  • John jones:

    Logo vai começara a guerra entre homo sapiens e homo maquinus

Deixe seu comentário!