Diamantes podem armazenar milhões de vezes mais informação do que os computadores atuais

Por , em 26.08.2010

Folhas de diamante cheias de buracos podem ser a chave para a próxima geração de supercomputadores.

Cientistas na Califórnia usaram a tecnologia disponível comercialmente do padrão de folhas grandes de diamantes, com minúsculos buracos cheios de nitrogênio. Essas folhas de diamante com nitrogênio podem armazenar milhões de vezes mais informação, e ser dezenas de vezes mais rápido, do que os atuais sistemas de computador baseados em silício.

Como as folhas de diamante seriam usadas na computação é algo que ainda não foi determinado exatamente, mas as aplicações podem variar desde a concepção mais eficiente de computadores baseados em silício até o desenvolvimento de drogas e criptografia.

O nitrogênio é encontrado em diamantes desde que há diamantes; é por isso que alguns têm uma tonalidade amarela. Por anos os cientistas usaram estes nitrogênios naturais infundido nos diamantes para estudar vários aspectos da mecânica quântica.

Um supercomputador baseado em mecânica quântica requer mais precisão do que a natureza pode oferecer, assim os cientistas têm procurado uma maneira artificial de implantar matrizes de buracos de nitrogênio precisamente modelados no interior de folhas de diamante.

A chave para um quantum de diamantes com base no computador mecânico é um elétron extra no buraco. Em um computador tradicional, a informação é codificada como um “0” ou um “1”. Em um computador quântico baseado em diamante, a informação poderia ser armazenada no giro dos elétrons. Isto significa que as informações poderiam ser armazenadas não somente como um “0” ou “1”, mas também na direção que o elétron está girando.

O número exato é difícil de dizer, mas os cientistas afirmam que isso poderia aumentar dramaticamente o poder de processamento em comparação com os computadores de silício atuais.

Ainda assim, os diamantes provavelmente não substituirão o silício utilizado nos computadores domésticos de hoje. No entanto, os consumidores podem se beneficiar da descoberta. Um computador quântico ajuda a modelar certos problemas extremamente complexos, segundo os pesquisadores.

Os diamantes não são uma aposta certa para um computador quântico, mas certamente são uma boa opção por causa dessa pesquisa. [MSN]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

13 comentários

  • Pio Lafaiete Penha Penha:

    um passo muito imporrrtante para a ciência computadorizada,já que o diamante e auta presiosidade e de grande valor,creio que e próposio do Criador,que o homém descubra os segredos do universo e a riqueza da ciência que está abaixo e encima de nós,,,

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Mais um esclarecimento para o Diego. Droga é a denominação genérica de toda substância usada em química, farmácia, etc.

  • Jorginho:

    Que tal falarmos de diamantes artificial?

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Grande Josenildo, muito bem explicado !
    Geraldinho, voce foi muito feliz no comentário hehehe
    Abraços a todos !
    E … calma pessoal 🙂

  • Josenildo:

    Diego Willrich, o auxílio dos computadores no desenvolvimento de drogas refere-se ao uso dessas máquinas na indústria farmecêutica, pois em inglês o termo “drugs” (drogas) é usado tanto para remédios, quanto para entorpecentes, e na tradução do texto desse artigo não foi levado em consideração o contexto, caso contrário, no lugar de drogas teria sido utilizado a palavra remédio.

  • geraldinho:

    Preparem as malas, todos aqueles que trabalham com tecnologia, pois o vale do silicio vai se mudar com tudo para a Serra Leoa!

  • Rafael:

    É por pessoas como a ana paula camoesas que o mundo está caótico e ruim! Pessoas que pensam pequeno, que utilizam todos os benefícios da ciência e de pesquisas e que nem percebem, aí dizem que não servem pra nada!
    Quem não serve para o mundo é pessoas como essa, que não contribuem em nada e só reclamam!

  • Diego Willrich:

    Não entendi como usar folhas de diamantes na computação auxiliariam no “desenvolvimento de drogas” O que drogas tem a ver com computadores? (E por favor, nada de piadinhas sobre o Windows aqui…)

    • Falcone Big:

      Droga em farmacologia é toda substância sintetizada para ser administrada em um ser vivo… Daí que o nome também usado para as lojas de remédios DROGArias 😉

  • Farofa:

    o que vai aumentar de africanos vendendo diamentes, em troca de armas, não quero nem pensar…

    Mas nunca havia imaginado um diamante na computação, existem os procesadores de silicio, os de quartzo, de cristal,

  • Artur:

    Caótico por que? Desliga seu computador, fecha suas contas de orkut, msn, etc e vai viver numa tribo então…

  • ana paula camoesas:

    Com a sede de computar,que anda por aí,cuidem-se as madamas que gostam de andar atafulhadas de diamantes

  • ana paula camoesas:

    É sempre bom saber que temos tantos crâneos preocupados em deixar este mundo ainda mais caótico do que já é

Deixe seu comentário!