Novos filmes 3D: decepcionantes e caros

Por , em 9.11.2011

Uma nova pesquisa que analisou reações a filmes em 3D descobriu que os espectadores, em geral, se sentiam decepcionados depois de ver os filmes e não consideram que eles valem o dinheiro extra que os cinemas cobram por filmes 3D.

O estudo ponderou 1.000 comentários em redes sociais. Os analistas notaram que os sentimentos antes do filme eram globalmente positivos. Após o terem visto, no entanto, uma mudança dramática ocorria, com comentários mostrando uma reação fortemente negativa.

Os indivíduos que a pesquisa considerou mais influentes também eram tipicamente aqueles que expressavam os sentimentos mais contundentes sobre 3D. Dos 1.000 comentários analisados, 600 eram comentários animados sobre o 3D em antecipação, enquanto, posteriormente, 450 expressaram reservas e menos de 300 foram positivos.

A pesquisa também analisou os três maiores filmes 3D dessa época, “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte Dois” em 3D, “Piratas do Caribe 4: Navegando em Águas Misteriosas” em 3D, e “Lanterna Verde” em 3D.

Nos três casos, a reação dos espectadores também mostrou um balanço claro de expectativa positiva com reflexão negativa pós-visão.

A pesquisa chegou à conclusão que as principais reclamações eram: preços altos, óculos desconfortáveis, uso inadequado de 3D, efeitos pobres em 3D, muito uso do 3D, dores de cabeça e uma crescente compreensão de que alguns filmes em 3D não são filmados em 3D, mas uma parte da pós-produção.

Os espectadores repetidamente sugeriram que os novos filmes em 3D não chegam aos pés do primeiro, “Avatar”. E você, o que acha?[Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

32 comentários

  • Daaniel Caarlos Coelho:

    Magnifico o filme AVATAR, muita criatividade, imaginação, dedicação. De longe digo ser o melhor filme já produzido.
    Claro, esta é apenas minha opinião.

  • Ramon De Souza Vieira:

    Não cheguei a ver Avatar em 3D, mas não acho que seja necessário, o filme por si é incrível e os efeitos já fazem as imagens saltarem a tela, de fato, me senti em Pandora, não canso de vê-lo…

  • Alessandro Gonçalves:

    realmente a tecnologia dos filmes em 3d muitas vezes deixam a desejar , com o sucesso do avatar muitos filmes tentaram pegar uma beira no sucesso que ele fez , só que muitos são convertidos e mau convertidos perdendo bastante a imersão e as vezes nada sai da tela.Agora já começaram a melhorar, vários filmes já estão utilizando o 3d nativo.Na minha opinião os melhores que já vi usando o recurso 3d independente da história ser boa ou ruim.AVATAR , RESIDENTE EVIL 4 ,PREMONIÇÃO 5,AS INVENÇÕES DE hugo.. ,MADAGARCAR 3,A ERA DO GELO 4 , ANJOS DA NOITE.A VERDADE E QUE A CADA ANO OS EFEITOS VÃO SENDO MAIS LEGAIS,E POR MAIS QUE O 3D NÃO SEJA TÃO PERFEITOS EM ALGUNS FILMES , MESMO ASSIM E BEM MELHOR A SENSAÇÃO DO QUE O 2D.NO MEU CASO USO A TECNOLOGIA 3D PASSIVA E NÃO ME CAUSA NENHUM DESCONFORTOS E AS IMAGEM SÃO BEM CLARAS E NÍTIDAS.

  • O Santo Cristo:

    Filmes em 3D são Inuteis, Avatar é diferente o filme visualmente é impressionante e o 3D apenas aumentou mais aquela experiencia visual, mas o que veio depois foi apenas “caça niquel”. Um exemplo que aconteceu comigo a pouco tempo foi o filme dos Vingadores, eu primeiro assisti em 2D convencional e depois em 3D e não notei qualquer diferença visual no filme. Fui roubado na segunda vez pelo 3D para assistir denovo o filme em 2D.

  • Cesar-Blu:

    É que a maioria acha que as imagens vão saltar da tela e “interagir” com o espectador..se liguem, filmes em 3D são muito mais emocionantes de se assitir que qq outro que não seja 3D, mas tb não chega a tanto né?

  • Libert:

    Não cheguei a ver avatar, mas com sinceridade dos filmes que olhei em 3D a melhor parte pra min foi o inicio, quando se mostra o cinemark, e as pedras indo em direção a vc kkkkk”.

  • Jey:

    Bom que exista esse tipo de critica, isso faz com que essas grandes empresas comecem a rever todo o processo de criação desses movies e melhorem a qualidade para nós.

  • keila:

    o único filme em 3D q eu vi foi o zé colmeia q eu só gostei mais pq era em 3D. eu queria muito ter assistido piratas do caribe em 3D mas no cinema q eu fui ñ tava passando, mas eu teria dado mais de 30 reais pra assistir.

  • Neto:

    Mas claro que ninguém gostou, Harry Potter não é nada legal, O Piratas do Caribe 4 é patético, e Lanterna Verde é tosquissimo. Porra, aí não tem como né.

  • 3dx:

    e vcs que reclamam eu que vi HP 7 p2 e avatar, gostei, mas o único filme que vi que saia da tela foi (não ridicularizem): OS MOSCONAUTAS: A CAMINHO DA LUA hahaha

  • Leyde.:

    Filme em 3D é muito maléfico para a saude, sendo que sintomas como enjoo, dor de cabeça e vista embaraçada são sentidos logo no início.

  • DuduDigital3D:

    Acho que o problema principal hoje em dia pro 3D ainda não estar num patamar legal é a falta de criatividade, ousadia e de visão crítica dos estúdios criarem projetos em 3D ou para aderirem o método durante a pré-produção. Também acho que o público ainda não está com o olho acostumado com o formato (tanto que alguns ainda acham que 3D é só quando os objetos saem da tela), mas mesmo assim os estúdios são os maiores responsáveis pelo mau uso do 3D. Encaram como uma decisão administrativa ou invés de artística e dá nisso. Tanto que nos EUA está tendo queda nas exibições 3D.

  • Igor:

    Acho excelente a tecnologia 3D. Adoro ver filmes em 3D no cinema. O Avatar foi o divisor de águas. A despeito de existirem filmes que só usam o 3D em partes da história, acho que ainda assim vale a pena. A sensação de inserção, de realidade fica muito mais forte.

    • Juliana:

      Avatar, um divisor de águas???? oO

    • Gray:

      Sim, um divisor de águas. A tecnologia já existe faz tempo, mas antes dele ninguém nem considerava produzir filmes em 3D

  • Ricardo:

    Avatar eu não cheguei a ver.. mas vi Jogos Mortais 7,Resident Evil 4,entre muitos outros… e todos foram decepcionantes nas questões de 3D 🙁

  • Broke:

    O que mais importa em um filme é a história.

    • curioso:

      A trama, melhor dizendo

  • Alex Keher:

    Acho que a tecnologia “3D” que temos hoje ainda não está pronta para o mercado.
    É algo como se o som estéreo fosse uma alternância nas caixas de som.
    Não acho que alguns minutos de efeitos em 3D possam compensar quase duas horas com aqueles óculos.
    Foi precipitado praticamente impor aos espectadores uma tecnologia incipiente.
    Coisas de uma indústria cinematográfica desesperada para recuperar seus lucros.

  • Sheik:

    Os únicos filmes realmente feitos em 3D foram Avatar e Sanctum (Santuário), pois o James Cameron eh o único que tem as câmeras com duas lentes que filmam em 3D. Os outros filmes sao tudo filmado em 2D e depois convertido em 3D, por isso a decepção.

    • DuduDigital3D:

      Na verdade não. Até tiveram filmes em 3D que foram filmados em 3D, até com a mesma tecnologia do James Cameron, como Resident Evil 4, TRON: o legado e Zé Colméia. O problema mesmo nesses casos (os que não são convertidos) é o uso em filmes que não tem nada a ver com o 3D e o uso mal planejado do 3D, sem tentar explorar a tecnologia.

  • Alen:

    Realmente as produções citadas deixam um pouco a desejar, contudo avalio AVATAR como uma das melhores produções em 3D até o momento.
    Considerando a tecnologia utilizada atualmente em produções 3D, temos muito a evoluir, para chegarmos a uma produção 3D em que vai proporcionar ao publico um verdadeiro espetaculo.

  • Bruno Marques:

    Avatar foi magnífico e isso repercutiu em bilheteria.

    A história, o tema… em fim …tudo nele me agradou!

    A única coisa que não gostei em Avatar foi o fato de que todos os filmes em 3D que ví depois dele…foram decepcionantes!( quem experimenta filé não quer mais comer pão com mortadela!)

  • Jonatas:

    Tinha que ser o avatar a cara da reportagem, vi o cinema 3d, não me impressionei, e o conteudo do filme é nota 10 só pela beleza do cenário alenígena.
    Mas seria um sonoro zero pro conteúdo e pra estória. Acho que se preocupam tanto em efeitos modernos que esquecem que filme o que conta é o conteúdo. O filme da Mosca ainda é um dos melhores de ficção científica.

    • Josmar:

      Discordo de você pois Avatar é um filme completo que merecia ter levado o Oscar de melhor filme. Uma história perfeita, com uma idéia original na questão dos humanos serem os aliens que invadem e dominam, efeitos visuais perfeitos além de uma mensagem ecológica. Mesmo não tendo a oportunidade de ter assistido em 3D, o considero um filme revolucionário para o gênero sci-fi tal como Matrix foi no final dos anos noventa.

    • EltonPaes:

      Fica só no [c]trl +c [C]trl +v, quando da uma opinião própria ela não faz sentido!
      Quem paga de nerd não gosta de escrever errado!

    • Jonatas:

      Gosto é gosto amigo. Eu por exemplo daria tais prêmios a produções brasileiras como A Casa Das Sete Mulheres e A Muralha, sem os recursos holyhoodianos, temos cenários incríveis, estórias magníficas e atores em ótima atuação. Quanto a Avatar:
      – Apenas repete a velha estória de ocupação de terras indígenas, mas sim, interessante;
      – Fauna e flora extraterrestre belas, mas pouco exóticas, terrestres demais, ainda mais os humanoides;
      – O interesse humano, aquelas rochas flutuantes, muito fora da casinha; Prevaleceria o interesse na vida extraterrestre, não nas rochas.

  • Grazi:

    Não consigo enxergar em 3D, os 2 olhos tem que trabalhar simultaneamente, e meus olhos não conseguem isso. 🙁 shit!!!

    • Prego:

      Não tenho problema de visão e aqueles óculos ridículos não ajudam em nada… só te deixam com cara de palhaço… falta só um narizinho vermelho.

  • Tendrilion:

    Tenho apenas 12% da visão do meu olho direito, nunca vi 3D na vida. =)

    E acho que nem vou ver enquanto durar essa maneira de usar os 2 olhos para criar a imagem 3D em seu cerébro. Talvez para sempre. =\

    • Bruno Marques:

      Fica tranquilo. O 3D com óculos está com os dias contados! A tecnologia 3D sem óculos já está ai em video-games e em pouco tempo em TVS e computadores…logo no cinema!

      Ai mesmo tendo problemas de visão vc ira poder experimentar um filme em 3D!

  • Carlos:

    Concordo plenamente.

    Gosto muito de cinema, mas fico correndo dos filmes em 3D por serem muito mais caros e a imagem ser muito pior.

    Num filme de 90 minutos deve ter uns 3 minutos de cenas em 3D que o óculos ajuda, no entanto, os outros 87 os óculos só fazem atrapalhar e embaçar a visão. Atualmente só assisto filmes, mesmo em 3D (quando não tem opção), sem óculos. Mas quem precisa da legenda se dá mal porque não da pra ler nada sem eles.

    Claro que Avatar é exceção.

Deixe seu comentário!