O Brasil é um dos países que mais pede a remoção de conteúdo online

Por , em 22.04.2010

Segundo a Google o Brasil é o país que mais pede que a empresa remova conteúdo de sua ferramenta de buscas – no entanto, vale lembrar que as estatísticas na China são secretas.

A companhia disse que recebeu vários pedidos para mostrar o quanto “censurava” o conteúdo da Web. Tudo isso porque os pedidos do governo chinês e a gigante tiveram um atrito, que agitou o interesse das pessoas sobre censura online.

Os dados foram mostrados nessa última semana e, de acordo com a Google, só o Brasil teve 3,663 pedidos de alteração de dados e291 pedidos de remoção de conteúdo. Os pedidos eram relativos a difamação e roubo de identidade.

A Alemanha é o país que vem logo em seguida na lista, com pedidos de remoção de conteúdo nazista. O terceiro país é a Índia, com pedidos relativos ao Orkut. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • luciana:

    O Brasil é campeão em pedofilia na net, golpes comerciais, falsos depoimentos para venda de produtos , acho que isso justifica a interferencia jurídica.

  • criancinha:

    “Os pedidos eram relativos a difamação e roubo de identidade”

    Será que é algum resquício de autoritarismo em nosso País?

    Ou talvez apenas um certo desenvolvimento do nosso sistema legislativo/Institucional na manutenção dos Direitos e Garantias do individuo no famigerado “mundo virual fora-da-lei”.

  • Elizabeth:

    É o governo controlando a informação. Povo desinformado é povo fiel.

  • Aderson:

    Tudo bem quanto a retirada ou entrada de muitas coisas para o Google. O Brasil sempre (e será) uma das melhores coisas de uma liberdade. Já tivemos vários, no governo, q tentaram tirar. Adiantou o q? Com o pior q foi uma ditadura militar, nós ainda sonhávamos e faziamos como se não tivessse uma muita pior. Mas, vc disse (Eduardo, em 23/04/10) q tinhamos uma “ditadura comunista, q seria pior?”, olhe, q Cuba era lascada pelos Americanos do Norte e um dia houve uma “Sierra Maestra” q nos colocou em melhores (Claro, Fidel ficou muito ruim, bastava ter 10 anos) para o pais se libertar do pior q teve: o capitalismo dos EUA. Nem deixava nos ter, tipo capitalismo à brasileira.

  • Marcos:

    Concordo inteiramente com o Eduardo.
    Realmente, falar que vivemos num estado democrático de direito no Brasil é brincadeira ! Num país onde o governo proíbe que a mídia divulgue reportagens sobre falcatruas, onde exige a demissão de comentaristas políticos e onde quem denuncia sofre algum tipo de punição, realmente NÃO é uma democracia !
    Aliás, o desejo de certos políticos é que caminhemos para uma ditabranda, como bem disse o Estadão …
    Abraços

  • Marcos Vinicius:

    Google a serviço da Impunidade.

  • Giliarde Berges:

    José Henrique, se prestar atenção, o texto se refere a Alemanha como segundo e a Índia como terceiro em relação aos PEDIDOS DE REMOÇÃO DE CONTEÚDO, e não aos pedidos de alterações de dados, como mostra o ranking da imagem.

    Datas Requests = Pedidos de alterações de dados;
    Removal Requests = Pedidos de remoção de conteúdo.

    🙂

  • Jose Henrique:

    A nao ser que a foto seja ilustrativa, em seguida vem os EUA e a India esta em 4º… Mas enfim…

Deixe seu comentário!