O cérebro desliga na frente de um líder religioso

Por , em 3.05.2010

Quando estamos na frente de uma figura que consideramos carismática, as áreas do cérebro responsáveis pela vigilância e pelo ceticismo são desligadas. Essa é a conclusão de um estudo que analisou o cérebro de pessoas quando estão na presença de alguém que afirma ter poderes divinos.

Pesquisadores da Universidade Aarhus, na Dinamarca, estudaram cristãos petencostais, que acreditam que algumas pessoas possuem poderes proféticos, de cura e de sabedoria.

Usando um aparelho de ressonância magnética os cientistas analisaram os cérebros de 20 petencostais e 20 céticos enquanto eles assistiam cultos. Apenas os devotos tiveram mudanças nas atividades cerebrais em resposta às orações.

Partes do córtex pré-frontal, que têm papel fundamental de vigilância e que conferem importância para a informação que outras pessoas nos dão, eram completamente desativadas. Quando quem estava falando não era o pastor ou outro líder religioso, a atividade cerebral dos voluntários diminuía menos.

Para os especialistas isso explica porque algumas pessoas parecem ter mais influência sobre as outras. Não está claro se isso funciona apenas para líderes religiosos, mas os cientistas acreditam que o mesmo aconteça com pessoas com ótima oratória – políticos, advogados, médicos e, até mesmo, nossos pais. [New Scientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,40 de 5)

111 comentários

  • João Carlos Puglisi:

    Este é o problema da humanidade. Deixar-se levar sem usar a “razão”. Quantos são presas fáceis em todas as áreas, ramos, sentidos comunidades, associações, seitas, religiões, e afins…

  • Luciano Pereira:

    Sinceramente se alguém vai a uma igreja acreditando que aquele ser humano de carne e osso vai te fazer algo esta enganando a si mesmo, a fé verdadeira está em Deus não no homem. Respeito também a ciência porque é a busca do ser humano por conhecimento pra melhorar a nossa vida. Respeito Cada um que fez a sua escolha não por comodismo mas porque estudou procurou e escolheu o que julga melhor pra si

  • Ualifer Abreu:

    Não precisa ser um especialista para notar que este estudo parece tendencioso. Escolheram céticos para ficarem na frente dos tais religiosos. Céticos e alguns pentecostais são os dois extremos. Queria ver um cristão reformado ali rsrs.

  • Patricia Ruiz:

    A Fé da manada (acrítica, ingênua, filial, salvacionista) talvez produza esse desligamento, ou a busca de uma alternativa possível para um estado de desespero motivado por problemas imediatos. Possivelmente as sensações químicas que se produzem nos cérebros, ou como alguém afirmou sobre a religião ser o ópio do povo…
    Sempre é bom examinarmos todas as coisas que chegam até nós, antes de assimilá-las.Porém, parece ser involuntário esse desligamento…

  • pmahrs:

    Infelizmente falta ao povo conhecimento matemático e dados internacionais para comparação, pois as mídias só mostram o que interessa a seus financiadores. O que políticos fazem nada mais é que o mesmo que religiões. Em fé tudo bem, promete milagres ou recompensas mas só possíveis se houver uma “suposta intervenção” divina para esta vida ou numa outra vida além desta. Porém políticos e mal intencionados já prometem coisas impossíveis feitas por eles mesmos bastando apenas que sejam eleitos. Mas qualquer universitário do primeiro ano de economia que sabe matemática básica e o quanto saúde, educação, segurança e boa infraestrutura custa por habitante onde há para todos sabem que com aqui é impossível no mesmo nível, pois a maioria nem ganha estes valores, muito menos sustentar estes impostos per capita. Solução somente em longo prazo. Pois a democracia precisa de tempo pois não pode sair prendendo, torturando, exilando e matando sumariamente opositores e desafetos que querem atrapalhar.

    • pmahrs:

      O engraçado que muitos reclamam da sugestionabilidade de religiosos mas se deixam levar facilmente por bordões, frases de efeito, força de expressão e outros floridos linguísticos de discursos inflamados de políticos que desaviam a matemática e lógica desta dimensão.

    • pmahrs:

      “Desafiam”…….. Perdoem a dislexia.

  • Henrique Andrade:

    Isso é fato. Qualquer pessoa frente à uma imagem que lhes dê segurança, é facilmente sugestionável, o que as torna facilmente maleáveis

  • pmahrs:

    Tanto quanto jovens que se dizem consciente e politizados diante de líderes políticos. A fé percorre rede neurais diferente da lógica matemática da realidade. Políticos usam muito isto prometendo se acreditarem nele, com bordões, frases de efeito e força de expressão. um “futuro” com recompensa e demagogias que sabe impossíveis na atual conjuntura do país.(Ex:Prometem resolver problemas e ainda diminuir impostos, mas boa saúde e educação de qualidade para todos, quer seja privada, pública ou mista; só existe em países onde cada habitante paga mais valor de dinheiro em impostos, do que a maioria aqui tem de renda familiar, pois os custos por habitantes são muito altos)Então muitos criticam religiosos, mas se deixam levar por politiqueiros.

    • Sócrates Fernando Dos Santos:

      ótimo comentário e ponto de vista, seus dois comentários foram muito bem colocados.
      Abraços

  • Jonatas Almeida da Silva:

    Pode ver pelo Silas Malafaia, ele fala um monte, perde o controle, manipula e articula, não deixa os outros falarem, muito menos refutá-lo.

  • Rubens Souss:

    Hahaha… Isso já foi desmascarado… Segue a resposta a essa pesquisa: http://goo.gl/C1Qbzr.

    • Natario Dos Santos:

      Dissonância cognitiva, mais um foi vítima.

  • jodeja:

    Quando o Homem estiver bem evoluído não precisará mais do cérebro, pois terá ferramentas bem superiores.
    Por enquanto, não entendemos isso.

  • Nx_Valdemar:

    O ser humano é influenciado por palavras é ótima a matéria

  • Ana Suzuki:

    Tenho certeza disso. Um pastor metodista, que eu admirava muito,
    por duas vezes me curou instantaneamente, de modo miraculoso. Então ele foi embora e veio um chato no lugar dele. Nunca mais fui digna de um milagre, por pequeno que fosse.

  • Rodrigo Geovane:

    ta explicado!

  • Amanda Corrêa:

    Explica também o apoio popular aos líderes fascistas.

  • Leyde.:

    Um bom locutor deve ser bom interlocutor.

  • Strauss:

    Isso explica perfeitamente a situação dos seguidores de Aldo Bertoni da seita Apostólica!

  • Hpr Cod:

    Nenhuma novidade para a maior parte dos ateus e não-religiosos.

    • Guilherme de Souza:

      Como se não questionar lideranças carismáticas fosse exclusividade de religiosos

  • Rodrigo Paim:

    Qual a novidade ? kkkkkkkkkkkk

  • joao Paulo:

    _Cegueira espiritual é uma coisa, enxergar espiritualmente é entender, para que a pessoa não seja levado pelo engodo e pelo vão ensino isso é clareza significa luz que quem buscar irá encontrar, Jesus tinha pena daquele povo no passado a ponto de dizer que eles viviam esfolados empurrados de um canto para outro, isso foi um levantamento justo para aquela situação deplorável em que se encontravam o povo judeu.

  • Mats:

    Deve ser por isso que os ateus adoram as palavras de Richard Dawkins e da sua tribo. Eles desligam o cérebro cada vez que cada um dos líderes ateus abre a boca.

  • fcfabiana:

    muito interessante essa pesquisa por isso Hittler tinha tamanho dominio sobre os alemães. Religião por isso vários lideres religiosos levam multidões a segui-los não a Jesus o q seria o intuito de propagar amor pelas almas muitos se colocam como semi-deuses q seja pentecostal espirita catolica os lideres perderam o foco parece interessante e deve dar sensação de poder pessoas seguindo. Sei lá só sei q foi provado.

  • Arlon:

    Nada disso João Paulo!!
    A ciência não limitada assim, teorias são algo não concretizado não testado com resultados verdadeiros ou conclusivos perante a mente humana, teorias devem vir antes de Certezas antes de afirmações! Teorias tambem existem na fé! Como a da Existências de deus; Zeus; Alah; Oxalá….simplismente seus adeptos não preferem chama-la assim mas preferem dizer FÉ (cabível para cituações como a do título deste artigo).

    outra coisa…João Paulo Diz: “o universo contém segredos que o homem jamais podera acançar com tudo que ele se dispuser, tudo que ele comseguirá acumular será apenas teorias, teorias e mais teorias”
    Como vc diz isto, se automaticamente está criando teorias para a complexidade ainda não descoberta do universo e escreve que jamais poderemos alcançar tal conhecimento!
    Leia um pouco, e verás que muitas “teorias” foram evidenciadas por fatos, como a do Heliocentrismo, ou que a terra é chata como uma mesa e seus mares desaguam nun horizonte de queda infinita.

    Just It 😉

    FÉ= ESPERAR
    CIÊNCIA= ESPERAR +TENTAR+OBSERVAR= OBTER

  • Iucleste Joaquim dos Santos:

    Concordo em algumas coisa e em outras discordo, enfim acho que cada ser humano tem o livre arbítrio de seguir ou não a religião que bem entender, e nós devemos respeitar pois é um direito de cada um. Se ele está certo ou errado o problema é dele.
    Quanto a existência do bem e do mal, realmente eles existem e eles não estão la fora não e nem dentro das igrejas ou templos.
    Eles estão dentro de cada um de nós mesmo. Quanto a Deus, cada um vê o seu Deus do seu jeito ou forma, o importante é ter fé naquilo que acredita. Se você vai a um médico mas não confia ou não acredita nele, o remédio que ele passar não te adiantará de nada. Mas se cofiares no médico, ele te dará um copo de água com açucar te fazendo crer que vais ficar bom, com certeza te fará bem. Se Deus existe realmente, ele deve ser amor. Amor ao próximo, amor as coisas boas da natureza, amor a vida. Comecem amando a sí próprio pois se tiverem amor por tí, com certeza terás para darem a outras pessoas. Uma palavra amiga, um sorriso para o teu semelhante, faz a diferença.
    Um caloroso abraço a todos que participaram deste comentário e que cada um respeite o modo de pensar do outro e tirem proveitos do que for de bom, e o que acharem que não foi bom, deletem de suas vidas. E viva a vida!

  • Aldo:

    Esse pastor Romualdo não é aquele que foi flagrado (em vídeo divulgado) ensinando como pedir dinheiro aos coitadinhos dos seus crentes????

  • Neemias:

    Concordo com o Guilherme!

    A Bíblia diz que nesses dias apareceriam homens blasfemos como se vê!
    A ciência sempre procurou “fazer a cabeça de todo mundo” e distorcer a verdade, fazendo uma “lavagem cerebral, com a ajuda do Maligno”!
    Mas nós cristãos enxergamos estas astúcias! Como a Palavra do Senhor de Toda a Terra disse que o Diabo cegaria o entendimento de muitos!
    A Palavra de Deus se cumpre a cada dia e nunca mudou! Podem ler o que está escrito em Mateus 24.7: fome, peste, terremotos, etc. aconteceriam no começo do fim, e não é isso que estamos presenciando?
    A ciência nunca se firma no que afirma, está sempre em oscilamento!Passam- se os Céus e a Terra (….e teorias científicas..) Mas a Bíblia ( A palavra de DEUS) permanecem para sempre!!!

  • Marcelo Bruno Bernardo:

    Lucas 23:34 E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

    Mateus 11:25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.

  • Fausto de Jesus Almeida Neto:

    Saudações:
    Todas as religiões tem uma doutrina e uma Organização que a conduz(divulga). Recomendo aos de boa vontade que zelem da doutrina e tenham cautela com os divulgadores. Os fundadores das religiões foram pessoas que se sacrificaram na busca do conhecimento. Muito Obrigado!

  • Joao Paulo:

    _Na realidade o que acontece é um estimulo acentuado da convicsão por meio de oratória ou argumentos repetidos intensos, com intuíto de fazer crer, aproveitando-se de pouco entendimento alheio reforçado pelo abscurecimento da realidade cristã, ou seja o fato da fé cegar não é novidade nem no antigo Israel pois o homem enviado por Deus para ser aceito por eles, o condenaram a morte,mesmo contendo relatos evangélicos de que Deus enviaria um salvador ou Messias, e que ele nasceria em meio aquele povo, ainda assim ele foi repudiado, sendo que deveriam aceitá-lo e protege-lo com a própria vida,de tudo isso estará liberto todo aquele de adquiri conhecimento exato da palavra de Deus. Abraços!!!

  • Pedro:

    Parece que existe um consenso que a religião é o mau da humanidade.
    Concordo, que parte de todos os conflitos ocorram por causa dela.
    Porém, vocês estão esquecendo de citar que cada um tem a sua forma de expressar sua fé, e como vivemos numa sociedade, existe a necessidade de organização, motivo de existir religiões, ou seja, é uma forma de exitir juridicamente, apenas isso.

    Não se esqueçam também, que a base de toda sociedade forte, são famílias, e famílias só são fortes com preceitos, muitos dos quais ensinados pela religiões.

  • Alice:

    Ha eles comentaram,nada que preste mesmo .__.

  • Everton:

    ‘pintou’ uma dúvida Pr.Romualdo. Você está se referindo a Mitra, Shiva ou Odin ? Todos eles ‘criaram’ o universo de acordo com escrituras sagradas.
    Rei dos reis que você fala é Dionísio (500 a.C) ?

  • Pr. Romualdo:

    Essa pesquisa é falsa. Quem segue verdadeiramente ao Criador,sabe o quanto a presença de um Homem de Deus cria um poder transformador na vida do Fiel. Irmãos. Arrependam-se e sirvão ao Rei dos Reis. O fim está próximo. Irão chover lamentos depois.

  • Tiago:

    Concerteza há um Deus, concerteza há uma só verdade, um só caminho que os humanos tentam distorcer como os convém. A Fé não é algo ignorante baseado no que falam estes pastores Hipócritas de hoje, que só arrancam dinheiro das massas. Nenhuma igreja tem poder sobre a bíblia, nem os evangélicos, nem adventistas, nem a Católica muito menos o Papa deles!!!! A bíblia, ela serve para fundamentar com fatos, e provas históricas a sua Fé. Você não precisa de um Silas Malafaia um R. R. Soares, nem um Padre. Eles tem a mesma capacidade mental que você, por isso, pare de ouvir o que o mundo te fala, o que esses hipócritas falam, o que essas Igrejas, instituições e religiões falam, abra a biblia e comece a estudar, em menos de seis meses você vai estar sabendo mais que um Padre, mais que o Silas ou qualquer outro Pastor, e vai entender as bobagens que eles falam. Agora aos Ateus de plantão, se eu negasse Deus, eu mesmo me auto denominaria ignorante, não posso negar os fatos a minha volta, como a própria criação, e os relatos biblicos com testemunhas oculares ocorridos a 2000 a 4000 anos atrás. Abra a biblia ela é a fonte, se sua fé não se basear na razão, certamente ela é falsa e uma fuga dos teus problemas como todas as religiões de hoje em dia.

  • MARCO POLO:

    OLÁ PESSOAL VIU O QUE EU DISSE, O BEM É A FÉ.
    E O MAL É A RELIGIÃO.
    BASTA VER COMO MUITOS AQUI JÁ PERCEBEM QUE EXISTE ESSA GRANDE DIFERENÇA, E ATÉ POR ISSO SURGEM NOVAS DOUTRINAS, QUE FALAM DE SERES DE OUTRAS DIMENSÕES E MESMO POR ESSE NOVO CAMINHO TEREMOS GENTE SE APROVEITANDO DA SITUAÇÃO.

    EU MESMO VEJO DEUS TODOS OS SEGUNDOS , MINUTOS, HORAS, DIAS E MESES E ANOS.

    SOU FEITO DELE A MINHA SEMELHANÇA, E SEM ELE EU OU VOCÊ, NÃO EXISTIRIA, NÃO PODERIA EVOLUIR E DESENVOLVER NOSSA CAPACIDADE DE PENSAR, DIALOGAR, E AINDA FAZER MUITAS COISAS ERRADAS.

    O UNIVERSO É NOSSO DEUS MAIOR E ESPECIFICAMENTE NOSSO SISTEMA SOLAR É O NOSSO DEUS DIRETO, ELE É A LUZ DA VIDA E DO BEM QUE REGE O DESTINO DO TODOS OS SERES VIVOS.

    E AINDA TEMOS O PRIVILÉGIO DE ESTARMOS AQUI DEBATENDO A NOSSA ESPIRITUALIDADE E EVOLUÇÃO DE NOSSOS PENSAMENTOS E COMO PODEMOS MELHORAR AINDA MAIS SEM O CAOS RELIGIOSO O DOMÍNIO POLÍTICO E FINANCEIRO.

  • Wanderson:

    @Gracy

    “Adoraria que essa pesquisa tivesse sido feito com os macumbeiros, porque aí sim, a gente veria o quão ignorantes são os cérebros deles, porque matar galinha, porco, touro, boi, dar cachaça pra espíritos… entre outras coisas, fala sério, isso que é não ter o cérebro em perfeito estado!”

    Santo Deus mulher!Veja a asneira que vc acabou de escrever,foi um tiro no próprio pé.E ainda reclaman que existam céticos e ateus…tsc,tsc,tsc…Isso comprova que certas religiões induzem algumas pessoas a só olharem para um lado,o lado que mais lhe convém,no seu caso,o do preconceito e intolerância.

  • Everton:

    Eu nego o Sasquatch, o papai-noel e o coelho da pascoa. Antes devo aceitar a existencia deles?
    P.S.: Teclado sem acentuacao

  • Alexandre S. Silva:

    Um dos grandes erros dos seres humanos é o seguinte: Os “religiosos” seja lá de qual crença for, tentando catequisar os ateus, e os ateus tentando plantar o ceticismo nos “religiosos”, sou Cristão, não tento catequisar ninguém, respeito a diversidade e liberdade de opinião, tanto quanto não aceito os comentariozinhos dizendo que tenho que provar quais bases sólidas eu tenho nas minhas crenças, minhas crenças são baseadas em experiências de vida, na minha vontade, liberdade e direito no que acreditar tenho a minha fé e não preciso vende-la aos outros, nem condenar quem não partilhe da mesma opinião, cada um que seja completo com sua realidade e respeite os limites alheios.

  • Marco Túlio:

    Para negar a Deus é necessário antes aceitar sua existência.

  • Daniel:

    igreja e o lugar mais cafona e fora de moda do mundo, so pobre vai la, pq todo rico que entra fica pobre…. tenho horror a esse lugar…

  • Gracy:

    A quem me perguntou se existe “meia verdade”, não! Ela é uma só! Ela é Jesus!

  • Manuel Bravo:

    Por isso é que é fácil manipular a consciência de certas pessoas
    como os “Bombistas suicidas”. Tornam-se “zombis” e só fazem o que o “supremo” mandou fazer.

  • Preletor:

    Esses que agem da forma como está especificada na pesquisa, são os mesmos que procuram pelas verdades fáceis e só ouvem aquilo que é de seu interesse. Aliás, muitos desses aparecem nos comentários acima.

  • Fala serio:

    Tai a prova da pesquisa: Lazaros (comentario 35)

    Como não foi o pastor que falou ele não acredita

  • douglas:

    acho que nossos políticos, descobriram isso a muitos anos pois fazem o que fazem e o povo continua omisso a sua força de mudança, pois todo poder emana do povo, e o povo por suia vez não o usa.!!!!

  • douglas:

    acho que nossos políticos, descobriram isso a muitos anos pois fazem o que fazem e o ovo continua omisso a sua força de mudança, pois todo poder emana do povo, e o povo por suia vez não o usa.!!!!

  • JÌCIO SARAIVA:

    É engraçado perceber UM MONTE DE PESSOAS DESPREPARADAS CIENTIFICAMENTE, que perdem tempo digitando OPNIÕES TOLAS e que externam sua PEQUENES DE CONHECIMENTO.
    O pior é que ALGUNS ainda USAM UMA APARÊNCIA DE QUEM CONHECE ALGUMA COISA! mas, não sabem que EXISTE UMA GRAAAAAAANDE DIFERENÇA ENTRE O RESULTADO PRELIMINAR DE UMA PESQUISA E O SEU FINAL.
    NÃO SABEM QUEM ISSO É APENAS UMA SIMPLES PESQUISA E NÃO UMA TEORIA, APÓTEMA, AXOMA nem muito menos UMA LEI!!!!! ISSO TUDO É MOTIVO DE RIR e CHORAR!!!! POIS É TRISTE VER O COMO A MAIORIA DESSAS PESSOAS, PRINCIPALMENTE JOVENS INTERNAUTAS, SÃO MAL ESTRUTUTADOS E CONFUSOS, QUERENDO APENAS UMA “NOTICIAZINHA”(sic) para FOMENTAREM seus respectivos MUNDOS ALIENADOS.

    SE HOJE SAIR UMA NOTÍCIA DE QUÊ COMER FEZES FAZ BEM PARA SAÚDE, PROVAVELMENTE ALGUÉM VAI ACREDITAR NISSO E AINDA PODE ATÉ AFIRMAR QUE DEU CERTO!!!!! SÓ LÁSTIMAS.
    Jício Saraiva – Físico, Engº. de Materiais e Advogado.

  • Everton:

    Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora. (Henri Poincaré, 1854-1912)

  • Marcos:

    Muito bons comentários pessoal !
    Concordo com uns, discordo de outros mas respeito todos.
    Abraços
    Ah sim, minha opinião: basta alguém ter o dom da oratória para atrair a atenção da platéia e, neste processo, deve ocorrer o tal “desligamento” de áreas importantes do cérebro, que fica voltado para interpretar o que é dito. O pessoal de marketing (incluindo os das igrejas) sabem muito bem disso e o exploram à exaustão.

  • Fernando Sávio:

    Porque as pessoas escrevem um texto todo em caixa alta???

    SERÁ QUE PENSAM QUE ESTAO GRITANDO OU NÃO TEM NOÇÃO??

    Ahahahaha… Carência de atenção eu acho!!

  • benq:

    @Douglas Cardoso

    pq a maioria aqui é brasileiro logo sofreram influencias da cultura cristã
    é bom mesmo pq ao menos deixamos quietos os outros deuses
    heheh
    até pq de acordo com os cristãos apenas o deus deles é o verdadeiro o resto é falacia ou distorção
    heheh

  • Lucas Maia:

    O dono do hypescience vai concordar comigo. Religião pode até não ser legal pra maior parte das pessoas, mas para um blog rende bastante visitação…

    [se não aprovar entra em contato comigo por email…]

  • Douglas Cardoso:

    interessante que para alguns, crentes e não crentes, quando se fala em “Deus”, para estes é o deus cristão que está em discussão… será influência cultural????

  • Marcelo Pedrotti:

    Um grande sábio me disse: ” Cuide de ti mesmo, olhe para si própio, a vida das pessoas não te interessa.

  • Wanderson:

    Um dos leitors desse artigo respondeu sensatamente o seguinte:A FÉ É O BEM.
    A RELIGIÃO É O MAL.

    Não poderia estar mais correto.Na verdade há dois tipos de “religião”;

    A Religião com erre maiúsculo,aquele sentimento pelo qual “todo” homem tem em si que é a busca pelo entendimento das coisas que o cercam,a busca “do que sou,de onde vim e para onde vou”,a Fé em uma causa inteligente no sentido puro,nesse sentido,esse entendimento varia de indivíduo para indivíduo de acordo com sua maturidade,como dizia Gandhi,”na verdade,existem tantas Religiões como existem homens.”

    A religião,com erre menúsculo,é um fenômeno coletivo e social, com sistemas mais ou menos complexos,criados pelo homem no afã de se entender a divindade ou apenas em desenvolver conceitos e valores morais no tocante a coletividade e é nesse sentido,como todo sistema social,que acontece o desejo de dominação das massas.

  • Lazaros:

    Diante de todos os céticos intelectuais, me pergunto: Quem questionou a fonte da pesquisa? Quem garante que foi feita com seriedade (se é que foi feita!)? Muito mais facil apedrejar quem se mostra (a religião) de quem se esconde…

  • MARTINS PESSÔA REGIS JÚNIOR:

    NÃO CONSIGO DEFINIR O QUE É PIOR: CRER QUE HÁ UM DEUS CRIADOR DE TODAS AS COISAS OU CRER QUE TUDO VEIO DO ACASO E QUE ESTE “ACASO” TROUXE À VIDA TODAS AS COISAS, INCLUSIVE UM “PRIMATA” QUE DEU “ORIGEM” AO HOMEM? SINCERAMENTE, ACHO MUITO MENOS INTELIGENTE CRER CEGAMENTE QUE O HOMEM VEIO DE UM PRIMATA, EM VEZ DE TER VINDO DE UM SER MAIS INTELIGENTE, MAIS CRIATIVO, MAIS BELO DO QUE PODEMOS SEQUER IMAGINAR.
    RACIONALMENTE, CREIO QUE VIEMOS DE UM CRIADOR, CUJA CRIATIVIDADE É DEMONSTRADA NA NATUREZA, NOS ASTROS, NAS ESTAÇÕES DO ANO, NO PRÓPRIO SER HUMANO, BELO, CRIATIVO, PORÉM INGRATO AO SEU CRIADOR.
    QUANTO À INTELIGÊNCIA DAS PESSOAS QUE SEGUEM UM OU OUTRO GRUPO RELIGIOSO, SÓ TENHO A DIZER QUE NÃO SIGO UMA RELIGIÃO ESPECÍFICA, POIS A RELIGIÃO É UMA TENTATIVA DO HOMEM ENCONTRAR A DEUS, SEJA QUE “CARA” OU NOME QUE ELE TENHA. EU CREIO NO DEUS QUE ME ENCONTROU, TRANSFORMOU A MINHA VIDA E FAZ COM QUE EU TENHA UMA NOVA VIDA A CADA DIA. NÃO SIGO O QUE “A”, “B” OU “C” DIZ, POIS TENHO A BÍBLIA COMO MINHA BÚSSOLA. E ISSO É A GRANDE, ENORME DIFERENÇA ENTRE OS QUE SÃO ENGANADOS E OS QUE SE LIVRAM DO ENGANO. O ENGANO É ENCONTRADO EM TODOS OS LUGARES E DE DIVERSAS FORMAS.

  • benq:

    a diferença que diante de um lider religioso o cerebro se desliga completamente e diante ao resto apenas parcialmente

    hehhehe

  • Eliakim Ferreira Oliveira:

    Mas que estranho. Parece até uma espécie de lavagem cerebral.

  • bruno:

    a religião só gerou pelo menos 2000 mil anos (pra não falar 10 mil) de completa lavagem cerebral.
    Há pouco mais de 100 anos, as pessoas eram mortas por não acreditarem.
    Então, vai continuar existindo comentários idiotas religiosos.

    Porque acreditar em deus? pq sim uai, os pais, avós disseram. Deus não se vê mas é preciso ter fé pq BLAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHH.

  • Edeildo P. de oliveira:

    É impressionante ver como tantas pessoas, tem uma verdadeira antipatia a religião, na verdade isto, direciona-se apenas a Deus, pois em todas as esferas da vida existe o bem e o mal, só que alguns que fizeram comentários acima, acham-se acima do bem e do mal, criticam posturas de toda sorte de pessoas que exerçam cargo eclésiastico, falam dos dízimos, que principalmente os cristãos, são pessoas ignorantes, sem nenhuma sabedoria, se os tais não creiem nas forças da pesquisas cientificas, por que devo dá atenção a tais comentários destes ? Nasci em um lar cristão e digo que isto produz uma paz e uma segurança plena em minhas convicções, penso que os tais que assim escreveram se achem os hedonistas, senhores de si, amantes dos prezeres efêmeros, criticam porque se dá o dízimo, contudo, muitos gastam quantias altas com as festas raves, regrada a toda sorte de bebidas alcoolicas, toda sorte de vicios, destruindo seus corpos com toda sorte de festins licenciosos, são desobedientes aos pais, se são ateus, não sei, se creem em Deus, saiba que queiramos ou não Ele é Senhor sobre todos e sobre tudo, e simplesmente muitos não querem viver sobre os padrões estabelecidos, então infelizmente direi: sofram as consequencias de seu MODUS VIVENDI. entre nesta matéria poderá dá um melhor esclarecimento. http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/05/fe-pode-ajudar-na-prevencao-de-doencas-cardiovasculares.html

  • M. Santos:

    A falsa ciência cria os ateus, a verdadeira, faz o homem prostrar-se diante da divindade.
    Voltaire

  • ThiagoSperandio:

    Como o Wanderson disse, a pesquisa está tendenciosa e nos comentários só vejo pessoas convictas de suas “fés”.

    Acorda, pessoal. Todos estão falando que religião isso (é boa) ou religião aquilo (é ruim). A verdade é que, científicamente, nada é verdade… não se conseguiu provar nada!

    O pior é que essa é mais uma matéria do Hype em que o Título não tem muito a ver com o conteúdo, e só por isso não se pode chegar a uma conclusão.

    Creio no Deus de Abraão, estudo muito mais do que a maioria dos metidos a cientistas acima, e até agora a Ciência não pode provar nada contra ou a favor (infelizmente). Logo, ninguém pode se manifestar contra a racionalidade de minha fé.

    Sim, ela é racional. Pra uma grande quantidade de cientistas a fé deles também é racional. Pra outros, obviamente, não existe razão nisso. Ainda é questão de opinião, baseando-se em argumentos aos quais cada um se “abraça”.

    Entretanto, com toda a certeza, sou totalmente contra os atos praticados por líderes religiosos e pelos seus seguidores. Todos os povos (principalmente do passado) fizeram besteiras em nome de seus deuses.

    A questão é que o ser humano – que diz que “deus” pediu isso ou aquilo – muitas vezes não tem realmente fé. Por isso, leva seus seguidores pro mesmo caminho: o mal. Visam o lucro, ou o poder.

    Mas humilhar-se como Jesus se humilhou, sendo que Ele era o único exemplo concreto, nenhum desses fazem.

    Agora, temos inúmeros exemplos de “religiões” (igrejas) onde os líderes só querem saber (ainda) de tirar vantagem.

    Nós humanos só vemos o que podemos, e ainda não vemos muito.

    Finalizo por fim, dizendo: eu creio em Deus. Se você não crê, então é porque sua fé é por outra coisa. No caso, pode ser na ciência dos homens. Mas porque acha que pode dizer que estou errado? Com base em que mesmo? Não há base pra você também, e ponto. Só há argumentos-base para hipóteses.

    Um abraço!

  • Beto:

    Maior prova disso é o povão na frente da besta barbuda e da mãe do Chuck (boneco assassino)……….Passar bem………

  • edu:

    concordo que a religiao retarda a humanidade.
    e está comprovado que distúrbios mentais levam as pessoas a acreditar em deus/deuses

    já agora podem ver religulous, é um filme/documentário sobre religião muito bom

  • Gabriel:

    O estudo apresentado não pesquisou ateus num “culto de Richard Dawkins”, e podemos fazer comparações significativas entre as sugestões de questionamento de mundo de Dawkins, e as verdades absolutas que (sob pena de castigos) não podem ser contestadas, de Hitler ou Religião….. o mesmo se compara com Napoleão, e afins.

  • Jose Carlos:

    A humanidade não necessita de religião, mas sim de consciência.

  • Jorge de Melo:

    Ou seja, do mesmo modo que tem gente que desliga o córtex pré-frontal diante de Edir Macedo, tem gente que desliga o córtex pré-frontal diante de Richard Dawkins. Do mesmo jeito que havia gente que desligava o córtex pré-frontal diante de Lenin, de Marx, de Hitler, de Churchill, de Napoleão, de Washington, de Cromwell, de Joana D’Arc, de Tiradentes… Basta ter uma boa oratória ou ser investido de autoridade.

  • franbogado:

    Wanderson está de parabens pela simplicidade e objetividade com as quais destrinchou a materia.

    Realmente não é somente a religião que tem esse “poder” de paralisar (ainda que parcialmente) as massas.
    Aqui mesmo nesse site vi estudos sobre os “homens ficam ‘idiotas’ na presença de uma mulher bonita”, por terem afetadas as areas do cebebro responsavel pelo raciocinio logico (que nos leva a questionar) em presença de um exemplar do sexo feminino.

    Então essa estoria de “cerebro de religiosos paralisados” tambem vale para qualquer área humana.

    Quem não lembra das fanáticas pelos Beattles arrancando e comendo a grama por onde seus ídolos pisavam?

    Eu ja vi essas cenas pela TV e, vale acrescentar, fiquei horrorizado com tamanha idolatria de um fã.

  • peter pan:

    Ola, por que as pessoas se importam tanto com as escolhas das outras??!!

    respeito a opiniao de cada um, dizendo q a religiao eh uma merda ou dizendo que é ótima.

    Creio que a religiao é de importancia fundamental para o desenvolvimento da sociedade, se nao fosse por elas creio q nos desenvolveriamos como bichos maaais irracionais rs rs rs!

    Se a galera que comentou tem o minimo grau de estudo ja debatem sobre a opiniao de cada um, imagine se nao tivessem nenhum tipo de educacao, e qdo digo educacao tratem como uma forma de seguir religiosamente o ensinamento dos pais e de todas as pessoas q influenciaram na personalidade.

    portanto, acho que a pesquisa é interessante para mostrar o quanto somos sucetiveis a algo q nao entendemos e q apenas sentimos!

    OBS: EU SOU CATÓLICO, E EU ACREDITO NO QUE EU QUISEH ACREDITA E SOU MTO FELIZ COM ISSO!

  • adras:

    A intensidade de minhas necessidades e minha propensão a ter ajuda externa nas circunstancias de dificuldades, determinam minhas ações. A religião sempre foi um campo aberto para o desaguar das aflições. Quando um individuo, em sua maior angustia, encontra um lider religioso convicto de que poderá socorre-lo de suas angustias, com promessas de curas, de salvação e de milagres, é muito provavel que ele desligue seu cerebro diante das expectativas. Essa é uma questão humana que poderá ser aplicada em qualquer circunstancia da vida humana, para qualquer individuo, dependendo de algumas caracteristicas individuais.
    A religião é uma das formas de submissão inventadas pelo ser humano, há muito tempo, que deu resultados, tantó é que existem bilhões de seres perfilados aos seus ditames.
    Somente a ciencia, gradativamente, poderá alterar esse quadro, mostrando-nos, de forma irrefutavel, a realidade de nossas vidas em nosso planeta, cujo significado maior – pelo ciclo da vida – é estabelecer relações proficuas dee entendimentos.

  • Everton:

    Assim como as crianças tremem e têm medo de tudo na escuridão cega, também nós, à claridade da luz, às vezes tememos o que não deveria inspirar mais temor do que as coisas que aterrorizam as crianças no escuro…. (Lucrécio, Sobre a natureza das coisas, cerca de 60 a. C)

    Sobre a distinção entre visões verdadeiras e falsas
    A mente crédula […] experimenta um grande prazer em acreditar em coisas estranhas, e quanto mais estranhas forem, mais facilmente serão aceitas; mas nunca leva em consideração as coisas simples e plausíveis, pois todo mundo pode acreditar nelas. (Samuel Butler, Characters, 1667-9)

    Não devemos acreditar nos muitos que dizem que só as pessoas livres devem ser educadas, deveríamos antes acreditar nos filósofos que dizem que apenas as pessoas educadas são livres. (Epitético, filósofo romano e ex-escravo, Discursos)

    Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora. (Henri Poincaré, 1854-1912)

  • Wanderson:

    Hummm…Me parece que essa discussão está sendo um pouco tendenciosa pois a pesquisa foi clara em afirmar que “Quando estamos na frente de uma figura que consideramos carismática, as áreas do cérebro responsáveis pela vigilância e pelo ceticismo são desligadas.”

    Pelo que entendi,esse fenômeno não está ligado somente a religião em si mais sim em um sentido mais geral pois há pessoas carismáticas em todos os lugares,na ciência,filosofia,nas artes,na religião,nos esportes…Não sejamos pedantes,por favor.

    Uma pessoa pode ter sua área do cérebro desligada ao ver seu astro de Rock ou Pop preferido,seu jogador de futebou predileto ao fazer aquele gol nos minutos finais de uma partida decisiva e salvar o seu time,ter um extase emocional ao ver a conclusão de uma peça dramática executada por seu grande ator ou atriz…

    A conclução é que a indução das massas é um fato,há pessoas que são induzidas e pessoas que induzem outras por meio de alguma forma que as façam entrar em um clima de superexcitação e qualquer um pode cair nesse estado psicológico.

    Logo,isso não quer dizer que os céticos são melhores do que os outros.Isso é puro pernosticismo.

  • Lirium:

    “Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção.” 2Pedro 12. é bíblico, não influenciado por nenhum líder religioso, basta ler e entender…

  • Douglas Fernandes:

    Everton.. chamo de “deus” porque nao sei que nome dar ao “criador” de tudo ou do inicio.
    O inicio… molecula, atomo, materia, energia…
    (Adão&Eva x BigBang)… antes do BigBang.. porque houve explosao o que a disparou, porquê? cientistas buscam a resposta.
    Só quero respostas. hehehehe
    Tipo.
    Deus existe para que? Para que acreditemos nele?
    O que faz com que não acreditemos nele? Alguns precisam “ver” ele. e porque ele não paarece. Se ele aperece pra mim agora de uma maneira clara. Uo não mudaria meu estilo de vida. Mas acreditaria nele.
    As religioes lutam para que acreditemos em Deus e o sigamos.
    Apareca pra mim…e eu serei um compartilhador desse conhecimento.
    Sou um cara que segue regras, as minhas, e me considero como uma “pessoa de Deus”, ou seja, sigo regras parecidas cmo as do Deus cristão. Só não dissemino uma religião.

  • Everton:

    Não viaja Douglas Fernandes. A resposta está DENTRO de você.
    Sua afirmação que ‘sim, existe um deus’ é baseada em que?

  • Robson:

    Povo maluco mesmo, não podem ler uma notícia que faz uma referência mínima a religião que já partem para essas discussões sem fim!

  • Everton:

    Não tenho problemas com deus.
    Esse negócio de amigo imaginário nem quando criança eu tinha…

  • Bruno:

    religiao sempre foi, desde o inicio dos tempos, uma idiotice. E o pior é que o povo burra com incapacidade de raciocinar acreditou em tudo e deu poder pra Igreja, assim ela pode fazer tudo o que queria… Se as pessoas nao fossem tao ignorantes quando ouvem que o que é provado não é o que acreditam, o mundo seria melhor

  • Deep:

    Pois há aqui um católico que comenta: EU.

    E oq mais chama atenção com relação ao fato científico é que o uso do cérebro, tanto para a fé, quanto pra qualquer outra coisa, depenbde de nada mais além de treino!

    Portanto, entrar num estado mental de aceitação é coisa demorada q requer assiduidade nas atividades da igreja que acabam por treinar o cérebro para aquilo que se chama fé.

    Quanto aos céticos, sem nunca terem crido, não poderiam deixar de ter dúvidas e incertezas de tal modo que sua atenção recai sobre as palavras e suas próprias representações daquilo que lhes é apresentado.

    Como tudo, é bom e é ruim. A fé – masi essa modulação do uso cerebral – tem sua importância e papel.

  • Douglas Fernandes:

    Deus deve existir porque devemos manter o controle no mundo. Devemos temer alguem superior, seguir suas ordens.
    As ordem genericas de Deus são muito boas, como os 10 mandamentos. Se todo o mundo os seguisse todos seriamos “felizes”. Essa deveria ser a religião, uma única religião.
    Deus existe para que tenhamos medo, e este medo nos mantem no caminho. Seres poderosos criaram diversas religioes porque tinham sede de poder e de controlar as outras pessoas.
    Eu apesar de não acreditar em Deus acho que ele deve existir para que haja um controle sobre nossas atitudes, para que tenhamos leis superiores.
    É muito simples dizer que “viemos de Deus e para Deus retornaremos”. Isso é genéricos demais. Existe sim um “deus” que criou tudo ou apenas o unício. “Ele” deu a partida em tudo.
    Mas não foi o Deus cristão, nem Deus muçulmano, ou Deus Grego.
    A espiritualidade existe e tem sua criação num “deus” diferente desses todos que conhecemos.
    A resposta está fora daqui.

  • Arlon:

    ==
    -Eu sempre achei interessante os “pentecostais” tentarem diminuir a capacidade da inteligência dos “Macumbeiros”…
    -Como é engraçado quando vc descobre com absoluta certeza que sua verdade é a única e absoluta sobre outras. (historinhas do mesmo livro)
    -Veja bem minha cara Gracy, ao estudar só um pouco a história da sua religião verá que tambem eram sacrificados, só que PESSOAS! Creio que se esqueceu das cruzadas, inquisição, perseguições…”Sacrifícios pelo deus todo poderoso” (Zeus, aláh, Orixa, Oxalá, bla bla bla).
    – Sou Ciêntista e INFELIZMENTE algums de meus colegas se deixam levar pelo setimento confortante do preenchimento da lacuna existencial na mente humana.
    -Gracy: “mas não engulo tudo que me dizem” Agora eu te pergunto! Existe meia verdade!? Se um ser humano (imperfeito e limitado) tem a capacidade de mentir ou distorcer a verdade (que seja) por que permanecer nesse círculo em que essa mesma pessoa o conduz!?(ja que, sabendo da verdade, a mentira ja ñ lhe faz mais sentido)
    Gracy: “tenho cérebro em perfeito estado”

    ==

    “CARÁTER INDEPENDE DE DIVINDADES”

  • job:

    A ciência é a religião do mundo hoje. É preciso ter fé em algumas teoras, escuta-se a pregação de alguns cientistas com relação a determinada teoria e “queima-se na fogueira” que não está de acordo. O tempo passa e o que se mudou foi os lados do tabuleiros.
    Na verdade a ciência erra, a religião erra, nós humanos qu erramos.
    Se seguirmos os princípios básicos de respeito aos outros e a vida, a religião e a ciência pode andar de mão dadas. Quem sabe?

  • Alaor:

    Na verdade houve um grande engano nos testes. Se tivessem testado antes da participação no grupo religioso, já teriam visto que uma parte do cérebro não funcionava direito mesmo.

  • Yoshi:

    Adoro essa frase: “Não acredite em tudo que lhe dizem. Não desacredite em tudo que afirmam ser mentira.”

  • Gracy:

    Eu sempre achei interessante os “cientistas” tentarem diminuir a capacidade da inteligência dos cristão genuínos…

    Ainda bem que nem todos os cientistas tem a mesma opinião, mas certamente isso não diminui o poder de Deus e nem me torna ignorante ou burra diante do meu pastor.

    Sempre fui pentecostal, mas não engulo tudo que me dizem, eu tenho um cérebro em perfeito estado, e eu sempre procuro analisar o que me é dito.

    Adoraria que essa pesquisa tivesse sido feito com os macumbeiros, porque aí sim, a gente veria o quão ignorantes são os cérebros deles, porque matar galinha, porco, touro, boi, dar cachaça pra espíritos… entre outras coisas, fala sério, isso que é não ter o cérebro em perfeito estado!

  • C. D.:

    Sou ateu, mas tenho que defender o Guilherme. É certo que a religião já foi justificativa pra guerras e outros atos insanos, mas nós, sem religião, não damos um exemplo melhor ao atacarmos os religiosos, ainda mais numa matéria como esta, onde os líderes religiosos são citados apenas como um dos exemplos entre as “pessoas carismáticas”.

    Desse jeito fica parecendo que nós, sem religião, aproveitamos qualquer chance para atacar os religiosos. É claro que tem alguns assim, mas isso é ridículo.

    Liberdade de expressão é diferente de falar qualquer coisa que venha à cabeça.

  • Marcos Paulo:

    Kuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    EU JÁ SABIA !!!!

  • Abner:

    é verdade que a religiao é um atraso pra humanidade, porque foi invenção do diabo, Deus jamais quis instituir uma religiao, quis na verdade trazer uma nova ligação do ser humano com Ele, só possuímos igrejas pra aprender o que em casa e na escola não nos ensinaram pra vida. Nas igrejas temos que manter vigilância pra saber que tipos de líderes são verdadeiros no que pregam e os que são hipócritas e ladrões. E tem sim pessoas que desligam o cérebro e nao buscam saber do que estão sendo ensinadas, tem uma visão limitada de Deus apenas para aquilo que ouviram ffalar sobre Ele, o negócio é experimentar mesmo o sobrenatural dEle, buscar ele além do que se ouve falar, pois aí Ele se mostra em várias áreas da nossa vida, assim como fez na minha. E ser cristão não quer dizer ter uma vida mais fácil do que as das outras pessoas, porque se ver bem, é justamente o contrário, mas a recompensa disso é a longo prazo.

  • reginaldo:

    Infelizmente, é com Z.

  • reginaldo:

    As pessoas que não estudam a história e assim descohecem como as coisas foram inventadas, tendem a acreditar em religião, que diga-se de passagem só servem para arrancar dinheiro e favores dos incautos, bem como atrofiar a mente dessa, digamos assim infelismente ‘ESSA MASSA DE ESCRAVOS”. em outras palavras, “POBRES DIABOS”.

  • Kayo:

    Guilherme

    Porque você é tão anti-humano?

    Será que todo esse povo ganha tanto quanto o líder religioso deles, com esse “papelão” de gado? Todos possuem ótimas casas, carros importados e andam com ternos decentes?

    Religião é uma forma de algumas pessoas terem mais privilégios e benefícios sobre outras, em nome de suspostos poderes e entidades sobrenaturais.

    No início há milhões de anos atrás em algum lugar das matas africanas sim, era uma forma absolutamente humilde de se ligar a uma suposta entidade, mas atualmente é uma corporação praticamente fascista se beneficiando do capitalismo.

    O bom de viver em tempos democráticos, é que todos devem ser respeitados, inclusive nossa opinião sobre qualquer coisa em pauta.
    Antigamente pessoas eram queimadas, torturadas… Mas atualmente você precisa aprender a conviver com todos as opiniões contrárias as suas. Vá em frente com as demais ovelhas, mas respeite nosso direito de livre expressão.

  • FLÁVIO:

    GRANDE BESTEIRA, RELIGIÃO SÓ GERA GUERRA, DISCÓRDIAS…

    ACREDITE NO DEUS DE VOCÊS OU NÃO, VEJA O QUANTO O MUNDO JA SOFREU POR ISSO.

    BÉÉÉÉR, LA VAI OS CORDEIRINHOS INFLUENCIADOS….

  • Brenio Hallison:

    Prezada Luciana Galastri.

    Qualquer um que esteja com as áreas do cérebro responsáveis pela vigilância e pelo ceticismo ligadas no momento em que lêem este artigo, percebe já na leitura de seu título que se trata de uma abordagem tendenciosa do assunto, do tipo que não colabora para um verdadeiro esclarecimento, para os leitores, do tema subjacente.

    Não precisamos ser cientistas para perceber que desligamos nossos mecanismos de vigilância cética quando estamos diante de uma figura da qual reconhecemos sua autoridade, seja essa uma figura médica, religiosa, científica, ou o que for. O oposto ocorre quando estamos diante de figuras das quais não reconhecemos sua autoridade.

    Seria muito mais colaborativo tratar aqui sobre o funcionamento inconsciente da iconoclastia (o verdadeiro tema subjacente aqui), sem necessariamente instigar antagonismo religioso.

    Atenciosamente,
    Brenio Hallison.

  • Guilherme:

    Porque vocês são tão anti-cristãos?
    O que vocês ganham com isso além de fazer esse papelão?
    Religião é uma forma de algumas pessoas se ligarem com Deus.
    Religião vem de religare, o homem tem o desejo de se religar a Deus, que é de onde viemos e para onde vamos.
    Respeitem a liberdade das pessoas, para que as pessoas também respeitem a de vocês.

  • augusto:

    Realmente as religiões são um grande mal. Entretanto, não pode mos nos esquecer que, independente das grandes aberrações cometidas pelos homens, em nome da fé, há um Deus criador, a quem haveremos de prestar contas e não poderemos usar esse caos religioso como desculpa, pois, Ele se revela àquele que o busca de todo o coração, porque o Seu amor pela vida do homem não está condicionado a nenhum líder eloquente ou religião.

  • Elyson:

    concordo com Marco Polo, para crer em Deus não precisamos de religião, foi dela que surgiram e ainda surgirão os maiores conflitos e guerras da história humana.

  • Douglas Fernandes:

    A religião fio criada para explicar o que não se tinha explicação e para desviar a verdade.

  • AC/DC:

    Religião é o ópio dos povos e agora com comprovação científica!

  • Douglas Miranda:

    O Senhor é meu Pastor… bééérrrr… rsrs

  • Gray:

    Que pessoas durante o culto são irracionais, não é novidade nenhuma ^^

  • MARCO POLO:

    AS RELIGIÕES SÃO O ATRASO DA HUMANIDADE, FEITA PELOS HOMENS PARA CONTROLAR O POVÃO.
    COM TEMPO SE TORNOU UM DOS MAIORES COMÉRCIOS EM TODO O MUNDO, COMEÇANDO PELAS GUERRAS EM NOME DE DEUS OU DOS DEUSES.
    CLARO QUE NO CASO DA PESQUISA , USARAM A RELIGIÃO, POIS É A MAIOR MANOBRA DE MASSA QUE EXISTIU E EXISTE ATÉ HOJE.
    MAS NÃO SE ENGANEM, EXISTE O BEM E O MAL.
    A FÉ É O BEM.
    A RELIGIÃO É O MAL.

  • Clement:

    Ceticismo e racionalismo são nossas grandes ferramentas, mas atrapalham a expansão consciencial que necessita se deslocar deste estado nosso “normal” de consciência.
    Entregar-se a este momento ñ significa passar a ser tolo, pode evoluir em certos casos a uma fé cega, mas reverssível com a retomada de consciência…

  • Torrone:

    os pastores crentes são ninjas em hipnotizar os “fiéis”
    haha

  • Andrew:

    Hmm… mais um argumento pra mim usar contra a faxineira aqui de casa, que sempre que vem limpar a casa tenta me converter ao cristianismo. Pra zuar com ela, eu digo que o meu senhor, o mestre Lucifer, não deixa eu ir pra igreja. Hahaha ela fica puta.

    Deus nom ecxiste. 😉

  • Denommus:

    É preciso manter o ceticismo frente a tudo.

    Mesmo sendo cristão, me vejo no dever de manter o meu.

  • Alice:

    Que surpresa o bando de católicos que lê esse site não comentar nada,né ¬¬

Deixe seu comentário!