O estádio olímpico que tem 2.500 anos de idade

Por , em 5.05.2013

A foto acima mostra o Estádio Panatenaico, construído no século IV aC, sede dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, e usado até hoje por moradores locais em aulas de educação física.

Bastante surpreendente, não? O estádio, com capacidade de 50.000, foi erguido em 566 aC, com assentos de madeira. Foi reconstruído em mármore 237 anos mais tarde, em 329 aC. 468 anos depois, foi ampliado, em 140 dC. Por fim, foi remodelado 1.756 anos mais tarde, em 1896, em tempo para a retomada dos Jogos Olímpicos.

O estádio claramente ainda está em uso. Na imagem, é possível ver pessoas andando (correndo nas escadas, talvez?) no canto inferior esquerdo, bem como crianças no centro da fotografia, supostamente participando de uma épica aula de ginástica.

O fato dessa estrutura ainda estar de pé traz um orgulho nostálgico. Quando os seres humanos fazem obras como esta, é sempre com o entendimento tácito de que, um dia, não importa o quão significativo seja o monumento, a estrutura vai ceder.

Sabemos que o Estádio Panatenaico terá tal cruel destino, mas por enquanto tem desfrutado de um mandato mais longo do que a maioria das estruturas de sua idade – e não porque foi isolado, mas sim porque tem sido cuidado, remodelado e admirado.

A título de comparação, veja abaixo um exemplo de estádio grego, da cidade de Afrodisias, não renovado.

original

O Panatenaico nos faz imaginar se algumas de nossas estruturas atuais ainda estarão por aqui 2.000 anos mais tarde – não apenas de pé, mas ainda servindo ao propósito para o qual foram construídas.[io9, Abril]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

10 comentários

  • Dinho01:

    Essa matéria me fez lembrar da série “Os Campeões de Olímpia” que é exibida pela TV Escola e mostra atletas da atualidade treinando e vivendo como os atletas da Grécia antiga.Tudo isso na cidade de Olympia,sede dos jogos olímpicos originais.

  • Padilla Padilla:

    O fato dessa estrutura ainda estar de pé e se útil faz refletir: Os seres humanos podem fazer obras duradouras, como esta. Ou podem fazer obras superfaturadas e que se desmancham, como no Pan 2007 do RJ… Na presença da corrupção, é tácito que, um dia, não importa o quão significativo seja, a estrutura cederá.

  • VaniaQueiroz36:

    Gostei da matéria, mas faltou situar o local, fica em Atenas na Grécia?

    • Dinho01:

      Exatamente.

  • Genioso Irreligioso:

    “O Panatenaico nos faz imaginar se algumas de nossas estruturas atuais ainda estarão por aqui 2.000 anos mais tarde – não apenas de pé, mas ainda servindo ao propósito para o qual foram construídas.”

    +++

    http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=artigos-detalhe&id=84

    A NBR 6118 – nos leva a avaliar que a vida útil de uma edificação projetada adotando-se os parâmetros de resistência do concreto Mpa 20, cobrimento variável de 2,5cm até 5,5cm, é de 50 anos.
    Qual a vida útil para concreto 13,5Mpa e cobrimento de 1,5cm adotados até 2003? 30, 40 anos – idade das obras construídas a partir dos anos 70.

    http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=artigos-detalhe&id=84

  • Asdrubal:

    Muito bem, este tem sido restaurado desde o século XIX, muitos outros como o que mostraram em cima têm o destino de abandono, ou o roubo das pedras nos tempos antigos.

    Uma coisa que gostava de ver restaurada era o coliseu de roma, apesar de este ser recentemente restaurado, creio que é somente as fissuras. Entre muitas obras da antiguidade. Antigamente construía-se em poucos anos, hoje em dia pra restaurar o quer que seja, para mover uma pedra de um lado para outro, para tirar um pouco de sujidade, são logo milhões de custo.

  • Matheus Marques Raya Amato:

    Só fazendo uma correção, o estadio não foi construído para sede dos primeiros jogos olímpicos da idade moderna, foi construído bem antes como vocês mesmo colocaram no início da reportagem. Tirando este erro estão de parabéns, site muito bom !!!

  • Samuel Rodrigues:

    Enquanto isso, reconstruímos o Maracanã para a Copa do Mundo e iremos reformá-lo para as Olimpíadas…

  • grasisuperstar:

    Pensa bem quantas disputas houve aí em 2500 anos….quantos vencedores quantos derrotados….muito legal preservar esses monumentos…

    • Asdrubal:

      Creio que desde a queda do império romano até ao séc XIX não tenha acontecido nada… talvez algum pasto de animais. 😉

Deixe seu comentário!