O festival das pipas gigantes da Guatemala
No dia primeiro de novembro, dia de todos os santos na Guatemala, as pessoas da cidade de Santiago Sacatepéquez soltam enormes pipas muito coloridas, em homenagem aos mortos.
Elas são conhecidas como barilletas gigantes, elas são verdadeiras obras de arte. As pessoas que confeccionam as pipas demoram vários dias para concluí-las. As pipas gigantes são feitas de tecido colorido e bambu e, normalmente, seu tema é religioso ou folclórico. Nos anos recentes, no entanto, algumas retratam a corrupção do governo guatemalteca.
As pipas são hasteadas no cemitério Sacatepéquez – os guatemaltecos acreditam que assim eles podem se comunicar com os mortos. Usam roupas coloridas, limpam os túmulos dos entes queridos, cobrem os túmulos com pétalas coloridas e fazem um piquenique bem no cemitério.
As pipas são lançadas ao céu no anoitecer, quando as pessoas terminaram de limpar os túmulos e já fizeram seu lanche. As maiores têm diâmetros de até 30 metros. Os ventos fortes do período logo rasgam as pipas, mas sua beleza faz todo o trabalho valer a pena.
Apesar de serem feitas para honrar os mortos, as pipas de Santapéquez recebem prêmios de melhor design.
7 comentários
eu gosto de pipas mais aquelas pipas da guatemala a muito mais bonita do que as do brasil temben o povo do brasil nao sabe souta pipas fica cortando os pescosos dos motoqueiros eu mesmo ja quase matau um motoqueiro ainda bem que nao tava usando serol so souto pipas com meu pai e niguem mais sozinho so se nao tive serol e se for de linha de custura muito obrigado.
nossa que inveja….maravilhosas,sem comentários…e eu que nem consigo fazer uma capuxeta ksksksksksk
nem sei se é assim que fala “aquela pipa feita com uma folha dobrada dos lados”..
Baráiu!!!E ainda avua??
Olá a todos !
E eu que pensava que fazia pipas grandes quando era moleque !
Estas dão de 10 a 0 nas minhas 🙂
Abraços
Taí uma alternativa para os baloeiros do Brasil. São lindas, voam e chamam atenção, dando um belo espetáculo no céu como os balões, mas não causam incêndios.
É uma idéia a considerar…
Esse povo é mais alegre do que os brasileiros.
Muito lindo, 1000 vezes melhor do que as pipas do Brasil que só servem pra gerar brigas e cortar o pescoço dos motoqueiros e desavisados ,deveriam proibir essas porcarias do mesmo jeito que fizeram com balões!