O incrível pássaro que pesca usando isca

Por , em 25.06.2013

O vídeo é um tanto inacreditável, mas não é história de pescador: esse comportamento é raro, mas verdadeiro.

A ave que você acima é uma garça verde, encontrada no Japão e nos EUA. As imagens foram feitas no Japão, e mostram o pequeno animal se aproximando da água com um pedaço de pão, que ele usa como isca depositando-o na água e esperando peixes se aproximarem.

A garça repete o processo várias vezes até pegar um pequeno peixe. No entanto, ela devolve o pequeno espécime e repete mais vezes a ação até fisgar um peixe maior.

As cenas são surpreendentes, pois sugerem raciocínio lógico. A garça aparentemente considera que é melhor não se satisfazer imediatamente, mas sim esperar por uma recompensa maior. Além disso, poderia ter comido o pão, mas escolheu usá-lo para pescar algo mais saboroso. A própria ideia de usar o pão com isca parece uma ideia complexa para um pássaro, não?

Segundo ornitólogos, apesar de incomum, essa habilidade vem sendo documentada há décadas. Exemplares de pelo menos sete espécies de garças já foram vistos pescando com iscas, de gravetos a insetos ou flores.

Comportamento aprendido

A pescaria não é uma habilidade inata da garça. Segundo um estudo do pesquisador Hiroyoshi Higuchi da Universidade de Tóquio (Japão), este é um comportamento aprendido, observado apenas em exemplares de garças que vivem em locais bem distantes entre si.
Somente alguns animais mais inteligentes, como o do vídeo, que vivem próximos a alguns tipos de rios e lagos com rochas acima da linha da água (bons esconderijos) parecem ser capazes de usar iscas para pescar.

Higuchi sugere que encontros acidentais levaram o pássaro a aprender o comportamento. Por exemplo, vendo humanos jogarem migalhas na água ou observando o momento em que insetos caíam na água – assim, a garça percebeu que jogar objetos ou alimentos nos rios e lagos podia atrair peixes.

No entanto, o comportamento não é ensinado entre as aves, e como são poucos os animais que o exibem, é difícil para os cientistas estudarem melhor a habilidade.[Abril]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Andson Figueiredo:

    O abutre-do-egito(Neophron percnopterus)escolhe pedras e a pega com o bico ou a pata e atira em ovos de avestruz para poderem se alimentar,e são muito seletivos para o tomanho do ovo.

  • Caleb Yamamoto:

    Eu estava vendo um documentário também japonês sobre os corvos, que colocavam comida dentro de uma caixa. Nenhum corvo que estava presente conseguiu abrir-la e pegar a comida. Depois um tempo um funcionário abriu a caixa e tirou a comida colocando-a novamente dentro da caixa.Na mesma hora que o funcionário saiu um corvo veio e abriu a caixa pegando a comida. Depois fizeram mais algumas experiências e em todas, um ou mais corvo aprendia vendo alguém fazendo o execício.

  • Danilo:

    Muito interessante,existem também corvos que utilizam folhas como ferramentas para derrubar nozes e depois esperam um carro vir e passar em cima das nozes para quebrar as cascas e depois os corvos vêm para pegá-las. Bem espertos!!!

Deixe seu comentário!