O mestre jedi do fundo do mar

Por , em 8.10.2012

Cientistas descobriram recentemente um novo tipo de verme Enteropneusta (uma classe de animais hemicordados), que foi nomeado “Yoda roxo”.

Vermes dessa classe que vivem em águas rasas geralmente passam o tempo todo em tocas e raramente são vistos. As espécies de profundidade vivem no fundo do oceano, deixando vestígios espirais de fezes que lembram aqueles famosos círculos em plantações.

Essas espirais tinham sido encontradas em forma de fósseis e, até recentemente, ninguém sabia o que as produzia.

O “Yoda roxo” foi encontrado durante o programa de pesquisa ECOMAR, que usa um submarino operado remotamente para procurar novos animais no fundo do mar atlântico entre a Islândia e os Açores. Seu nome científico completo é Yoda purpurata.

Os cientistas estão particularmente interessados nas espécies de profundidade porque elas estão próximas do elo evolucionário entre vertebrados e invertebrados; ou seja, são bons exemplos para estudar a evolução das espécies.

O Yoda purpurata possui cor avermelhada-roxa e vive cerca de 2,5 quilômetros abaixo da superfície do Oceano Atlântico. Sua aparência lembra o mestre Yoda, personagem fictício da série Star Wars (Guerra nas Estrelas), embora essas protuberâncias na lateral de sua cabeça não sejam orelhas (como em Yoda), mas lábios.

Durante a expedição ECOMAR, os pesquisadores da Universidade de Aberdeen (Escócia) também encontraram duas outras novas espécies de vermes Enteropneusta, descritas na edição de setembro da revista Biology.

Essa não é a primeira vez que um animal é nomeado em homenagem a Yoda. Também existe um morcego Yoda. Além disso, não é incomum que espécies sejam nomeadas a partir de personagens famosos, fictícios ou não, como Bob Marley, Beyoncé e George Bush. Conheça algumas delas aqui.[OurAmazingPlanet]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

2 comentários

Deixe seu comentário!