O mistério por detrás dos cabelos grisalhos

Por , em 11.03.2009

Quando os cabelos brancos começam a surgir, as pessoas tendem a culpar o stress, um trabalho desgastante ou até mesmo um “filho ingrato”.

E, de acordo com novas pesquisas, o elo entre cabelos grisalhos e seu bem estar psicológico é, basicamente, cultura popular – já que há inúmeros estudos sobre o assunto e nenhum comprovou as teorias do povão. Mesmo assim, na semana passada, houve fofoca sobre as têmporas grisalhas do novo presidente dos EUA, Obama. Há quem diga que o peso do cargo já começa a afetá-lo. Afinal, sobre ele há incontáveis expectativas.

Uma explicação mais plausível, cientificamente falando, é a de que Obama está ficando com os cabelos brancos pelo mesmo motivo de outras pessoas “normais” – a idade.

Mas a idade em que cada um começa a ter os temidos cabelos brancos varia, afinal, depende de nossa carga genética. O presidente tem 47 anos. Geralmente, as pessoas com tendência a ficarem grisalhas entram no processo quanto têm em torno de 35 anos. Então, na verdade, Obama está até atrasado.

No entanto, assim como a chegada dos cabelos brancos é previsível, ainda não se sabe por que os fios envelhecem dessa forma. Descobrir esse segredo é algo que ajudaria não apenas esteticamente, mas facilitaria a compreensão do envelhecimento celular.

Cientistas até mesmo esperam que, identificando o mecanismo que mata os agentes responsáveis pela pigmentação do cabelo, seria possível desenvolver tratamentos para problemas mais graves, como câncer de pele.

Foi descoberto que os fios tornam-se brancos de dentro para fora. Entendendo melhor o funcionamento dos químicos responsáveis por isso, é possível descobrir se há algum elo entre o stress e os cabelos grisalhos.

Mas, mesmo que haja esse elo, apenas quem é geneticamente suscetível pode sofrer com as conseqüências.

Outro mistério dos cabelos brancos é que há algumas pessoas que ficam, mesmo depois de mais velhas, com uma coloração sal-e-pimenta (sim, como a raça de cachorros Schnauzer) e não com a cabeça completamente branca.

Só se sabe que alguns folículos produzem cabelo de um tipo, enquanto outros não.

Também não há sinal de que o envelhecimento dos cabelos signifique envelhecimento no resto do corpo. Um estudo foi feito com mais de 20mil pessoas e não há elo entre morte prematura e aparecimento prematuro dos cabelos brancos.

“Pessoas com envelhecimento capilar precoce não morrem antes do que as outras” disse o professor da faculdade de medicina de Yale, Leo McCooney. “Cabelo grisalho tem a ver com genética e não com envelhecimento”. [NY Times]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,67 de 5)

22 comentários

  • daniel morais:

    eu tenho 20 anos e ja tenho 50% de cabelo branco é muito ruim me sinto muito velho as pessoas fala oia um menino tam novo e cheio de cabelos brancos é um saco pense fico me achando muito velho mas é assim mesmo lei da vida ne! tem vez q penso em pintar! o que faço na verdade hem?

  • JOSÉ PEDRO:

    TENHO 51 ANOS E JÁ TIVE DOIS INFARTOS, MAS TENHO APENAS UNS 10 FIOS DE CABELOS BRANCOS..A CABEÇA É ESCURA COMO SE EU TIVESSE 20 ANOS E SOU O ÚNICO DA MINHA FAMÍLIA. OS OUTROS SÃO GRISALHOS COM 35 E 40 ANOS…

  • Dhilan:

    Eu comecei a ter cabelos brancos desde os 12 ou 13 anos de idade. Agora aos 26 anos de idade os cabelos brancos cobrem praticamente a cabeca toda desde a parte traseira, lateral e no topo. O cabelo esta muito espigado e sem brilho. Aos 18 anos devido ao aparecimento de cabelos brancos, eu decidi descolora-lo (duas vezes) mas parece que ficou pior.

    Pois em 4 anos, comecei a ter mais e mais cabelos brancos. Parece que a falta de zinco no cabelo e geneico pois o meu pai tambem comecou a ter cabelos brancos desde muito cedo.

    Porem, nao sei se existe algum tratamento para os cabelo brancos prematuros (idade 12/13 anos).

  • Robson Menezes:

    Boa noite , realmente nós , seres humanos não estamos nunca satisfeitos com o que DEUS nos deu. Eu não sei , mas acho que devo ser um dos poucos homens com esta vontade , enquanto a maioria , quando surge um fio de cabelo branco( grisalho) querem logo dar um jeito de tingir. Gostaria muito de saber uma fórmula para tingir umas mechas de GRISALHO , será que alguém poderia me orientar?
    Atenciosamente , Robson Menezes. Rio de Janeiro.

  • Du:

    Fiquei desempregado e os meus cabelos caíram e ficaram brancos.
    Muita coincidência.

  • glauco barbosa:

    eu tenho cabelo grisalhos desde os 35a,mas isso me incomoda muito,mas ás vezes pego a tesoura e começo a tirar alguns fios,isso pode provocar o nascimentos de mais cabelos brancos,ou apenas é um mito?

  • marlon porças:

    to ficando meio careca. será que vai dar tempo de ter cabelos grisalhos?

  • Sheila:

    Olá, tenho 35 anos e nenhum fio de cabelo branco, meus pais e irmão têm cabelos brancos desde os 18 anos, gostaria de saber se existe alguma explicação?
    Além disso, quando mudo a cor dos meus cabelos a coloração dura somente umas 2 semanas no máximo e sae todinha, não fica tinta nem nas pontas, fica como se nunca tivesse pintado, posso passar qualquer cor, desde a preto azulado até o vermelhos intenso, que em 15 dias ele já voltou a ser castanho médio novamente.

  • jailson:

    tenho 32 anos,já me encomodo desde os 25 com meus cabelos grisalhos,tô pensando em usar algum produto,só não sei qual

    • Marcos Giuseppe:

      Eu tenho 44 anos e quase todo o cabelo branco, mas uso o biocolor 5 minutos, é otimo, so não esqueça de proteger a pele com um creme antes de passar o produto.

  • Deniosn:

    25 anos e cabelo branco :/ nem vo pintar … tá d boa !!

  • merda:

    Tenho 17 anos e já tenho belo branco. Que merdaa !

  • Daniella:

    Eu tenho 22 anos e desde os 20 anos mais ou menos tenho alguns cabelos brancos… Eles me incomodam muito, pois meus cabelos são escuros e por isso os brancos fica bastante aparentes.Como tenho relaxamento no cabelo,não posso recorrer às tinturas, então vou ter que usar tonalizante…Realmente acho que no meu caso é hereditário pois muitos familiares meus tiveram cabelos brancos cedo…

  • MARIO SERGIO ARAUJO PASSOS:

    Bem, eu vi num site um produto(cápsulas) que ainda nem existem aqui no Brasil e quanto mais distribuidores destes medicamentos. O Brasil é sempre o último a saber de tudo, como é o caso do corno!! Tenho um depilador pessoal à laser em casa chamado Epila, pois procurei no e-bay, e tb tenho um “laser-comb” tb pessoal que comprei no e-bay que economiza sessões de laser nas “baratas clínicas” brasileiras que resolve meu problema de queda de cabelo(calvície em até 70%) combinado com a finasterida 1mg que tomo todo dia pela manhã!!!

    Bem voltando ao assunto dos grisalhos, é verdade, existe sim uma solução, sem que vc pinte sua juba todos os meses com essas tintas que são uma “maravilha” para cuidar do seu couro cabeludo podendo-o deixar até careca e até demente por conter amônia, oxigenada e metais pesados como o Chumbo!!!

    O nome do produto é MELANCOR-NH, basta tomar 2 cáps. ao dia durante uns três meses ininterruptos, e além de fazer os cabelos ficarem fortes e voltarem a crescer(é ótimo tb pra calvície), o produto faz as células do couro cabeludo voltar a produzir melanina, assim vc volta a ficar jovem de novo, e assim vc poderá dizer que não pinta mais o cabelo, pois afinal, a melanina voltou para ele como vc voltasse dos 40 anos aos 16 anos, na época em que vc nem sonhava em se preocupar com a idade!!!

    há sites que vendem esse produto que custa em média de US$ 25,00 a U$S 40,00!!

    e as concentrações do princípio ativo chegam até 1200mg por cáps.

    Bem, espero ter ajudado!!! Abraços, Mário Sérgio A. Passos

    • Marcos Giuseppe:

      Voce já chegou a tomar? indica algum site para a venda? grato, Marcos

  • Mauricio De Souza:

    Tenho 44 anos e tenho apenas 01 fio de cabelo branco minha mãe tem 70 anos e pode se contar os fios brancos que tem.Tem a ver com a genética sim.Tenho um irmão mais novo que eu 04 anos e já tem bem uns fios brancos assim como meu pai.

  • Mauricio De Souza:

    Tenho 44 anos e tenho apenas 01 fio de cabelo branco minha mãe tem 70 anos e pode se contar os fios brancos que tem.Tem a ver com a genética sim.Tenho um irmão mais novo que eu 04 anos e já tem bem uns fiois brancos assim como meu pai.

  • Mariana:

    Comecei a notar meus cabelos brancos aos 17 anos, e aos 20 já tinha que pintá-los, pois eram muito evidentes. Hoje tenho 26 anos e pinto com tanta frequencia que minhas pontas sofrem de ressecamento, e preciso usar vários outros produtos para hidratação, mesmo porque os cabelos brancos são mais ressecados que os normais, e o cabelo fica com aspecto crespo (meu cabelo é liso). No alto da cabeça há mais fios brancos e espetados. Sou uma pessoa naturalmente estressada, e sofri vários desgastes psicológios em minha vida toda. Também considero a hipótese popular de haver uma ligação entre o psicológico/emocional com o aparecimento de cabelos brancos.

  • grinoaldo santos:

    começei a ter fios de cabelo brancos aos 34anos isso que dizer que vou torna-se uma pessoa grisalho aos 45anos,na minha família existem poucas pessoas com esse problema,sinceramente não gostaria de te-lo,porque o aspecto é de uma pessoa mais velha e cansada,qual é a soluçao?

  • Andrês:

    A matéria, falou, falou e continue com as mesmas dúvidas, tenho 22 anos e meus cabelos já são grisalhos.
    Engraçado é que isso comecou quando adquiri uma responsabilidade maior no serviço.
    Acredito mais no conceito popular que os cabelos brancos tem ligação com o stress e a preocupação do que o contrário que está no texto que para falar a verdade não justificou o contrário alguém discorda de mim?

  • Michella:

    Comecei a ter cabelos brancos com 13 anos. eles surgiram aos pouquinhos, comecei a pintar aos 17 anos pq começou a ser notado, hoje tenho 27 anos e sei q boa parte dos meu cabelos que tem raiz na parte superior da cabeça são brancos. Nunca entendi muito bem o motivo, meu pai demorou muito a ter cabelos brancos e minha mae teve só na fase adulta.

  • Aureus:

    Um artigo muito interessante.

    Sempre pensei que de facto os cabelos brancos estavam ligados ao envelhecimento geral, e nem percebo, se não é assim, a “utilidade” da mudança na coloração dos cabelos.

    Deverá ter algum motivo ou algum porquê, não imagino que seja por acaso. E seria interessante descobri-lo.

Deixe seu comentário!