O pior cenário da gripe suína

Por , em 3.05.2009

Cientistas desenvolveram uma nova técnica de simulação computacional para prever a forma com que a gripe suína se espalha.

Para que doenças, como a Gripe Suína, que correm o risco de serem consideradas pandemias, sejam compreendidas, é necessário, primeiramente, entender a maneira com que humanos se relacionam e viajam pelo mundo.

São considerados, no modelo, fatores como tráfico aéreo e terrestre, que espalham o vírus de maneira global.

No entanto, eles não tinham dados confiáveis para comparar com os outros resultados obtidos, quando se trata de pequenos contatos humanos – foi ai que entrou o sistema de rastreamento, que monitora notas de um dólar, através de um carimbo, enquanto elas passam de mão em mão. Quem recebe a nota pode entrar em um site e informar em que local do planeta a nota chegou.

Os pesquisadores compararam a mobilidade destas notas com a mobilidade humana, e conseguiram “mapear” os Estados Unidos e o México com conexões, nas quais poderia acontecer a transmissão de gripe suína.

Com esse sistema, eles foram capazes de prever o pior cenário possível no caso da Gripe Suína se nenhuma medida contra a doença fosse tomada – uma situação muito diferente da atual. Segundo a simulação, em um mês haveriam 14 a 17 mil infectados nos EUA. Mas como em realidade medidas de prevenção e contenção estão sendo tomadas contra a pandemia a simulação terá que ser alimentada com novas informações constantemente para prever o desenvolvimento da contaminação.

Para que possam obter essas informações, os pesquisadores necessitam alimentar o programa com novas informações o tempo todo – eles rastreiam a gripe suína, dessa forma, 24 horas por dia. [Live Science, Northwestern]

• Deovingi:

lol?

A “fusão” de vírus não é um fato antinatural muito menos manipulação genética. Os vírus possuem seu DNA ou RNA (nunca ambos) normais em um único conglomerado e outras pequenas partículas de material genético em seu líquido citoplasmático. Essas partículas não são específicas de cada espécie de vírus e podem ser transmitidas de uma espécie para outra.

O vírus da gripe do frango (H5N1) não era capaz de ser transmitido entre humanos (apenas de aves para humanos); ao entrar em contato com alguém, a pessoa não necessariamente fica doente, o vírus pode permanecer escondido por anos antes de se manifestar, isto é, o vírus em si não necessariamente “passeia” pelo corpo da pessoa, mas ao entrar em contato com ela pode entrar em uma célula e se dissolver, apenas seu DNA/RNA continua intacto e permanece dentro da célula como se fosse código genético da célula, quando a célula se divide ela passa esse código infectado para várias outras células.

Neste processo o código genético de um vírus pode entrar em contato com o de outro e formarem uma espécie nova de vírus que pode não ser controlada pelos meios atuais. No caso do vírus da gripe, o que aconteceu foi que o vírus da gripe aviária foi transmitido de um homem (ou mesmo de uma ave) para um porco, e lá ele adquiriu (incorporando pedaços de DNA de vírus que já tinham essa capacidade, como a gripe normal, por exemplo) a capacidade de infectar mamíferos a partir de outros mamiferos.

Tudo isso aliado ao fato da alta velocidade de reprodução dos vírus (permite que exemplares com características favoráveis apareçam em um período de tempo incrivelmente pequeno) permite um altissimo grau de mutabilidade aos mesmos.

• thiago:

É minha gente, tem mais uma doença que está se mostrando suas manguinhas ao mundo só agora… essa tal gripe do porco, já se tem relatos de sua existência e contaminação de humanos desde 1970, então, ela não é tão recente assim…. o unico problema dela, é que ela sofre e irá sofrer mutações, e quando um virus sofre mutações em determinado organismo, claro que suas formas de ataque e de retaliação ao hospedeiro, quando ele é malígno, serão bem diferentes e maiores…

Essa gripe até agora, não foi a unica responsável por mortes, as mortes ocorridas até agora foram por conseguências de outras doenças, fato esse que nos deixa um pouco mais tranguilo, mesmo não estando em zona de risco ainda, até pq no Brasil existem somente suspeitas de casos.

É interessante que já tenham mapeado a atuação dela caso ela faça o estrago grandioso que não queremos. Isso ajuda a uma possivel fuga da população para regiões que não mostrem riscos, até a possivel cura… Nossa, isso parece até um filme de ficção científica, mas é a ficção de hoje é a realidade de amanhã…

• Beron Burgos:

Será que já não passou pela mente de algum terráqueo que estes vírus
    como exemplo; AIDS, PESTE AVIÁRIA, GRIPE SUÍNA seria uma forma de controle de natalidade para reduzir um pouco o crescimento devastador
    do ser humano, com relação a flora e a fauna??? Ou, ainda, uma forma ambiciosa de algum hiper laboratório em vender seus produtos farmacêuticos, como o fazem vendendo agrotóxico para os países de vaquinhas de presépio???? HÃÃÃÃ??. Desculpem-me, é que eu sou ainda um pouco orogotango por isso não acredito em muito disque, disque.

Só Deus sabe, agora. O terráqueo comum, somente saberá quando as galinhas começarem a falar e as luas (satélites) dos planetas começarem a ser explorados

• Paulo César:

Eu sei que o assunto que vou abordar agora não é totalmente concernente à matéria acima, mas acho que vale a pena. Se não vejamos:
    Primeiro, o virus da gripe suína é uma mistura dos virús da gripe humana da gripe aviária e da gripe suína.
    Segundo, não se conseguiu descobrir até agora como essa fusão viral pode ter acontecido na natureza, é um fato totalmente ante natural.
    Terceiro, só existe um antebiótico eficaz pra esse virus, e é fabricado somente por um laboratório que coincidentemente tinha dois milhões de kit’s prontos e mais três milhões em fase de acabamento.
    Esses dados acima são da OMS.
    Acho que a conclusão é uma questão de manipulção de virus no intuito de $$$$$$$$$$$$$$$$$.