O que acontece com seu Orkut quando você morre?
Não só seu Orkut, mas toda a sua vida online: e-mail, facebook,blogs, twitter, contas em jogos online… temos muitos tipos de serviços pessoais na internet. E quando você morre, o que acontece com tudo isso?
Ainda não há um procedimento padrão adotado pelas empresas em relação às contas. Pode parecer desimportante se você só usa a internet para ver e-mails pessoais e fuçar o Orkut dos outros, mas e para pessoas que ganham dinheiro com a internet (através de anúncios em seus blogs, por exemplo)?
Atualmente, a internet está tão valorizada que até mesmo um nome específico de twitter ou um domínio de um site pode valer muito dinheiro. Até contas em jogos, como Ragnarok e outros do gênero, podem ser vendidas por um alto valor quando o jogador está avançando no jogo.
Em um jogo chamado Project Entropia, uma conta chegou a ser vendida por 330 mil dólares, por exemplo.
Mas se você for um famoso jogador, o que acontece com sua conta se você morrer? E em muitos jogos, você pode adquirir bens virtuais com dinheiro real. Será que esses bens passam para seus parentes, como posses normais?
As empresas criadoras dos jogos consideram que os personagens, por serem virtuais, não podem ser herdados dessa forma. Logo, eles não passam o login de sua conta para seus parentes (quer você ache isso bom ou ruim) e, se não for acessada, eventualmente ela irá expirar.
Mas e as páginas de redes sociais? Vemos muitas páginas de gente que já morreu por aí e que acabam virando “memoriais” daquelas pessoas, atualizadas por parentes e que, constantemente, recebem mensagens daqueles que ficaram por aqui.
O MySpace não permite que outras pessoas acessem a conta de falecidos, apenas deletam a conta por inatividade ou então por pedido da família (sem nunca fornecer o login para outras pessoas).
Já o Facebook bloqueia novos amigos que queiram adicionar o morto,
mas permitem que os velhos amigos continuem a mandar recados. No Orkut, parentes podem requisitar a senha dos falecidos e atualizar a página ou então deletá-la.
Segundo psicólogos, essa nova forma de encarar a morte de alguém, mandando recados, pode até ser saudável, já que as pessoas desabafam virtualmente. [BBC]
15 comentários
O que acontece quando mais de 90% dos usuários abandonam o Orkut??? Pois é o que acontece agora em 2013! O último que sair(do Orkut) apague a luz e não esperem me encontrar no “Feicebuqui”(Facebook) =P
deixa ele como ta, vai que le vai acessar ainda la no ceu ou no inferno, quem me diz que eles la nao tao utrapassados. kkkkk
é muito simples se o cara falecer e levar consigo a senha do perfil,peça para um hacker apagar o perfil do falecido…simples.
Mas ninguém respondeu uma pequena dúvida: como o serviço pode detectar a morte do usuário??? E como um terceiro pode manipular tal conta???
Que reportagem bem fraca…
Não tem objetivo nenhum
Claro que tem, eu mesmo já pensei muito sobre este assunto. Agora tirei minhas dúvidas, sobre o que as empresas faziam a respeito. Abçs
Para os mais otimistas”Após a sua morte o seu nome ira ficar gravado pela eternidade na internet”rsrsrsrsrsrsr
Por isso é que eu penso assim;
se alguém quiser fazer por mim…
que faça agora!
Me dê o amor em vida,o carinho e a mão amiga
para aliviar meus ais…
Depois que eu me chamar saudade,não preciso de vaidade…
QUERO PRECES E NADA MAIS !!!
Por isso é que eu penso assim;
se alguém quiser fazer por mim…
que faça agora!
Me dê o amor em vida,o carrinho e a mão amiga
para aliviar meus ais…
Depois que eu me chamar saudade,não preciso de vaidade…
QUERO PRECES E NADA MAIS !!!
Um amigo meu morreu há algum tempo, e, depois de receber mais uma vez o aviso do aniversário do cara, eu pensei em pedir ao Orkut que fizesse alguma coisa, mas para apontar que alguém morreu, você precisa apresentar, entre outras coisas, atestado de óbito. Na qualidade de amigo, eu não tenho tal documento. Ou seja, o perfil dele continua lá.
Uma do Orkut é o PGM profile ou perfil de gente morta! mostra normalmente como a pessoa morreu e o link pro perfil do cara…
=D
Depois do cemitério vertical, em breve teremos o cemitério virtual. E a primeira rede social que criar uma área específica para isso vai conseguir algum lucro, com certeza.
Já ouvi falar que o Orkut tem “comunidades” para pessoas que já morreram, inscritas nelas por parentes que administram suas contas.
Nada contra. Mesma finalidade que um cemitério real.
Já existe, amigo.
Só não lembro agora, mas tem uma comunidade virtual para falecidos. Por exemplo, uma das mais famosas é esta: http://www.fold3.com/
Se quer informações em português, acesse: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092008/15092008-29.shl
Se alguém me quiser dizer alguma coisa, diga enquanto eu viver… o morto nada sabe.
ey muito bom o assunto..tem importancia sim mesmo p quem fuça o orkut..alheio..alias..hoje a rede tornou se a maneira mais popular de IMORTALIZAR alguem..ja que no passsado..isso era mais pra as academias ou para eruditos…eu penso..que enquanto o falecido estuver.. tendo visitante as empressas que controlam esses serviços..devam respeitar e deixar, mesmo que seja virtualmetne,.. a imagem “”viva”” do falecido…abraços [email protected] delson