Misteriosa doença africana é causada por um novo vírus

Por , em 28.10.2008

Uma misteriosa doença hemorrágica que matou três pessoas na África do Sul e forçou outras a cem a serem isoladas em quarentena parece ser uma cepa nunca vista antes de um vírus conhecido como arenavírus.

Testes genéticos indicam que o vírus é um novo tipo de arenavírus – uma grande família de vírus que incluem os germes que causam a Febre de Lassa e coriomeningite linfocítica, disse o Dr. Ian Lipkin, da Universidade de Columbia, em Nova York.

O vírus causa uma doença hemorrágica: hemorragia intensa que consistem em sangramento interno e externo. A primeira vítima foi uma mulher da Zâmbia que voou até a África do Sul para tratamento. Um socorrista que a acompanhou e uma enfermeira da clínica de onde ela foi removida também não sobreviveram.

Testes genéticos das vítimas realizados nos Estados Unidos confirmaram os novos micróbios.

“Nós não sabemos porque ele é tão patogênico. É um novo vírus, diferente do Lassa”, disse o Dr. Ian em uma conferência com especialistas em infectologia.

O vírus não tem relação com outros que podem causar doença hemorrágica como o Ebola ou a dengue.

Oficiais da África do Sul informaram que estão monitorando mais de cem pessoas que podem ter entrado em contato com os pacientes.

O medicamento antiviral ribavirin parece ajudar a tratar a doença. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Jefferson:

    Adorei o site. Sobre esses vírus, porque todos surgiram, ou apareceram primeiro na África ? não seriam experiências feitas com esse tipo de organismos que naturalmente eram inofensivos e se tornaram vírus agressivos e mortais ? E será que existem pessoas racistas a tal ponto com finalidade de acabar com uma etnia, ou somente se aproveitam da subcondição humana nesses continentes para testar suas armas bacteriológicas…?!

  • Eduardo:

    Vale recordar que o vírus da Imuno Deficiencia Humana, o HIV, pertence a família Influenza, pasmem, o mesmo de uma simples gripe. Por isso é praticamente impossível obter uma cura.

    Você nunca se contamina duas vezes pelo mesmo vírus da gripe devido ao seu sistema imunológico que eficientemente possui uma “memória” de como combatê-lo. Entretanto há dois bons motivos para não se ter descoberto uma vacina contra o HIV. Primeiro devido ao seu enorme poder de mutação, por ser um retrovírus, e segundo porque ele ataca diretamente seu sistema imunológico. Ninguém nunca morreu de HIV no mundo e sim as doenças oportunistas que agravam o quadro até a morte.

    Na verdade o vírus do HIV é muito frágil, não resistindo pouco mais de 8 minutos em condições ambientais normais, entretanto seu meio de transmissão é exatamente em uma das maiores falhas da humanidade. Podem me chamar de louco, mas eu cogito que as vezes é uma grande ironia poética, divina ou não, que 9 entre 10 contágios é feito pela via sexual.

    Claro que isso num mundo onde a informação chega de uma ponta a outra do globo em milésimos de segundo, porém é no mesmo mundo em que jovens de 13, 12, 10 anos são forçados a prática sexual, quase sempre por pessoas de grande confiança na família. E um percentual muito grande das famílias sabem e simplesmente preferem se omitir ao fato.

    Ironia poética ou Justiça divina? Eis uma questão de análise de consciência.

  • rdt:

    Sem dúvida, ele realmente está mais para uma reprise do Ebola que para uma do HIV. O pior é que contra vírus não tem nenhum medicamento realmente eficiente, só uns paliativos. Isso, estamos em maus lençóis. Rezemos para que essa doença não venha para cá.

  • Virótico:

    Está mais para reprise do Ebola.

  • Miguem Gewandzsnajder:

    Muito boa a matérias. Será que seria uma reprise do HIV ?

  • Anna Karina:

    Adoro esse site! É um dos melhores sites que tenho acessado há muito tempo!
    Continuem assim! Parabéns

  • GRACE:

    AMO AS MATERIAS DE VCS! PARABÉNS!!!!!
    BJS

    GRACE

Deixe seu comentário!