O que acontece na colisão dos beijos

Por , em 16.07.2012

Esse é um momento constrangedor pelo qual muitas pessoas já passaram: quando você vai beijar alguém, você vira a cabeça para um lado, e ele ou ela, para o outro. O que normalmente acontece?

Pode ser que ambos tentem trocar de lado para fazer o beijo encaixar, o que gera outra confusão. De qualquer forma, alguém tem que trocar de lado, certo?

Se você acha que o que beija para esquerda é mais propenso a virar a cabeça para a direita, acertou.

Uma nova pesquisa da Universidade Vrije, em Amsterdã, Holanda, mostrou que, quando uma pessoa que gosta de beijar virando a cabeça para a direita beija outra que gosta de virar para a esquerda, elas não são igualmente propensas a mudar a cabeça para o lado não preferido.

Até chegarem a essa conclusão, no entanto, os pesquisadores Dr. John van der Kamp e Dr. Rouwen Canal-Bruland tiveram que observar muitos beijos.

57 participantes, homens e mulheres, tentaram beijar um boneco em várias orientações, inclinado em diferentes poses.

O estudo mostrou o que experiências anteriores já haviam sugerido: que aproximadamente dois terços dos jovens adultos ocidentais tendem a “beijar para a direita”. O pesquisador Onur Güntürkün, da Universidade de Rühr, na Alemanha, tinha observado mais de 120 casais se beijando e descobriu que o número de pessoas que dobra a cabeça para a direita é duas vezes maior do que os que viram para a esquerda. Ele sugeriu que o hábito vem da tendência dos bebês de dobrar a cabeça para a direita ainda no útero de suas mães.

Os resultados da nova pesquisa confirmaram que a maioria das pessoas (71,9%) beija para o lado direito.

E aí o inédito também apareceu: se o boneco girava a cabeça para uma direção incompatível, os beijoqueiros de direita eram menos propensos a mudar a cabeça para o seu lado não preferido.

Como há, geralmente, dois indivíduos que beijam para a direita para cada um que beija para a esquerda, se os casais se formam aleatoriamente, quatro dos nove casais consistiria em beijoqueiros de direita, um casal seria de beijoqueiros de esquerda, e os quatro restantes de um de direita e outro de esquerda.

Se eles são igualmente propensos a mudar para o lado não preferido, então dois dos quatro casais mistos virará sua cabeça para a direita, resultando em seis casais beijando para a direita. Mas não é sempre assim. Isso porque, geralmente, os casais mistos acabam “beijando direito”. Você beija direito?[Science20, MOVE, BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Luciano Garcia:

    Eu pelo contrário, prefiro beijar sempre com a cabeça inclinada pra esquerda. Curiosamente eu chego até mesmo a me atrapalhar beijando pra direita.

Deixe seu comentário!