O que aconteceria se você levasse um soco do Super-Homem?

Por , em 24.06.2013


Se desejar, ative a legenda do vídeo (em inglês) e clique em “Traduzir”.

O que aconteceria se o Super-Homem, o personagem fictício que pode levantar 200 quintilhões de toneladas com uma mão, lhe socasse na vida real?

Os poderes do Homem de Aço da DC Comics dependem apenas dos roteiristas e do que eles querem que o herói seja capaz de fazer.
Mesmo assim, quem nunca imaginou o que aconteceria se uma criatura ilimitadamente poderosa dessas existisse de verdade no planeta?

A resposta é: se a versão extremamente forte de Clark Kent realmente vivesse aqui, e resolvesse dar um soco em um ser humano normal, a pessoa seria liquefeita, conforme explicam os autores do canal do YouTube Vsauce3.

A física do soco

O mais recente jogo de luta envolvendo o Super-Homem chama-se “Injustice: Gods Among Us”. Nesta versão do Homem de Aço, ele consegue socar um inimigo até a estratosfera. Este é o modelo que usaremos para explicar o que aconteceria se ele socasse um reles ser humano real.

Mesmo tendo poderes completamente impossíveis no mundo em que vivemos, o Super-Homem ainda não poderia quebrar uma lei universal da física: nada que tenha massa pode viajar mais rápido que a luz.

Sendo assim, vamos calcular que o Super-Homem é 1% mais lento que a velocidade de 299.792.458 m/s da luz. Ou seja, ele viaja a 296.794.533 m/s.

Se o punho do super-herói tem uma massa média de 300 gramas e se move a 99% da velocidade da luz, então tem uma energia total de cerca de 190.000.000.000.000.000 joules, o que equivalente a 45 megatoneladas de TNT ou cerca de 2.800 vezes mais poder do que o liberado pela bomba nuclear que atingiu Hiroshima.

Um único soco com esse poder queimaria 45.400.000.000.000 calorias, ou 82 milhões de Big Macs. E seria muito quente. Muito mesmo, já que a energia sendo liberada teria 80.000.000.000.000 Kelvin, ou seria cinco milhões de vezes mais quente que o núcleo do sol.

É preciso um centisegundo (um centésimo de segundo) para a luz que atinge sua retina ser processada pelo cérebro. Como o soco viaja quase a velocidade da luz, levaria apenas 3,4 nanossegundos para o punho do Super-Homem te acertar – e você literalmente não veria o que está acontecendo.

Da perspectiva do punho do Super-Homem, no entanto, já que ele se move 296 milhões de metros por segundo, o tempo estaria praticamente congelado. As partículas que estão no ar, como oxigênio e nitrogênio, estariam apenas suspensas no tempo. A mão do herói estaria as acertando com tanta energia que criaria fusão nuclear. Raios gama explodiriam a cada colisão, criando uma superexplosão que o universo nunca viu. Uma bola de fogo gigante cercaria a região, e uma onda despedaçaria janelas, estruturas e qualquer outra coisa no seu caminho.

O Super-Homem não apenas lhe lançaria para longe – ele literalmente despedaçaria os átomos que lhe compõe. Com tal energia, o soco do herói é mais poderoso que o acelerador de partículas Jefferson Labs Particle Accelerator (Virginia, EUA). Seus átomos seriam completamente desintegrados. Ou seja, você iria se liquefazer em um nível atômico.

Você se transformaria em partículas fundamentais como plasma quark-glúon, que foi criado logo após o Big Bang. E, com tanta energia, novas partículas e antipartículas iriam se formar. Essa é a única boa notícia de ser socado pelo Super-Homem: da sua destruição, algo novo, talvez algo completamente novo para a ciência, poderia ser criado.

Por fim, para que você visualize o estrago que tal soco faria, vale mencionar que, ao menor contato com o punho do Homem do Aço, a explosão seria grande o suficiente para deixar uma cratera de um quilômetro de raio, com 221 metros de profundidade.

É, caros amigos, é melhor não irritar o Super-Homem.[Vsauce3]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

23 comentários

  • Haruki Vermillion:

    Achei muito boa essa matéria. Mas existem sim muitas versões do Superman que ultrapassam a velocidade da luz. A física muitas vezes acaba por ser quebrada nos quadrinhos. E, inclusive, existem versões do Superman que são capazes de destruir todo o universo. Essa versão do Superman que está sendo analisada no post, é uma versão mediana/fraca do herói. E ainda sim conseguiria fazer um estrago colossal desses. Imagine suas versões mais poderosas…

  • John jones:

    esse e o superman

  • Andrenson Santos:

    Estou a bocejar aqui… Super-Homem é um herói lixão e ultrapassado… não possui nada dessa força não, ele é um simples cidadão de kripton. Vi certa vez uma comparação no youtube dele contra o Goku, pasmem, ele vencia no final, que absurdo!
    Os roteiristas da DC sempre vem com esse blá blá blá de que o Super-Lixão sabe dosar sua força e nunca há um advesário real contra seus poderes (bocejo), balela isso! Ele enfrentou o Apocalipse até os 2 caírem utilizando o máximo de suas energias e as ondas de impacto eram tão simples que o máximo que ocorria eram a queda de estilhaços em frente ao Clárin Diário kkk 😛
    No segundo round o Super-Podre apelou até para armas tecnológicas pois não tinha forças para enfrentar de igual para igual a fera de destruição chamada Apocalipse e mesmo assim não venceu a criatura apenas a jogou num portal planar q levava ao fim dos tempos do universo rsrsrsrs!

    • John jones:

      nao critica o superman pois se voce estudar a historia dos herois vera que o superman foi o primeiro super heroi moderno a ser criado ou seja sem superman nao haveria nem dc nem marvel

    • Tiago Amaral:

      Super man é muito mais que vai ler quadrinho vc é mais um fanático por Goku que não admite auguem mais forte que Goku que mal aguenta 40 tonelada muito fraco se comparado aos Herois das HQs alem Goku depende de sementinha, das energia dos outros principalmente Vegeta, esta sempre com fome ater Seiya é muito mais que Goku. acredito em Goku mais não sou fanatico.

    • Robson Junior:

      Nossa véi, fala isso não, no Dragon Ball um cara fraco demais feito o Raditz destrói um planeta com um dedo…o que são 3000 bombas atômicas comparadas a isso? Nada.

    • Miguel Porto:

      O que você está dizendo é baboseira rapaz, eu sou fã do Goku SIM, mas o Super Homem é infinitamente poderoso, pesquise um pouco sobre o Superman Prime e você vai entender

    • Paulo Felix:

      O Super é o herói mais forte do mundo! Ele já foi na minha escola e levantou a cadeira com uma mão só!
      O apocapilize é um bobo! Ele é feio e devia ter ficado lá no planeta dele! Ele machucou o super e eu chorei muito! Mas no fim, o super venceu!
      Vou falar com meu pai pra ele pedir ao super pra voltar na minha escola, porque tem um garoto lá que é igual ao apopalizipe. O super vai dar um sermão nele e vai botar ele de castigo!
      Se você falar mal do super novamente, vou falar pra ele te procurar.
      Pode deixar que o super não vai te bater, porque se ele bater, você vai ficar igual a um tomate no chão.

  • Júlio Cesar Tobias:

    Agora imagina que tédio fazer tudo na velocidade da luz e ver o mundo em tempo normal “congelado”…

    • Anderson Razgriz:

      É por isso que o Dr. Manhattam é tão triste, ele vive com isto constantemente.

  • Cícero Farias:

    Fantástico !! Parabéns ao pessoal da HypeScience.

  • Jonatas:

    Certa vez Chuck Norris e Superman fizeram uma queda de braço. A aposta era que quem perdesse usaria a cueca por fora da calça para sempre. 😀

    • Tiago Soares:

      Esta foi a melhor, já melhoraste o meu dia, fico agradecido.

  • Juarez Alencar:

    Tem um quadrinho em que o Hulk rebate uma supernova. Assim o punho do Superman se encontrando com o do Hulk recriaria o Universo. A diferença é que o Superman não fica irritado, ele só age quando necessário. A exclamação certa seria “Não irrite o Hulk”.

  • RenysKenys:

    Se o super homem é assim, imagina o Goku.

  • Carlos Augusto Malheiros:

    Como vocês mesmos disseram, depende de o que os roteiristas desejarem que aconteça… afina, o Homem de Aço pode muito bem dosar a potência de seu soco, como qualquer outra pessoa. Jogar alguém espaço afora não conseguiria, claro, a menos que fosse outro super-homem.

  • Alisson Luiz:

    curioso!

  • Paulo Vinicius Ferreira:

    Então, vamos imaginar o seguinte.
    O flash por causa da energia amarela, pode até superar a velocidade da luz, o que aconteceria no caso hipotético dessa situação?

    • Cesar Grossmann:

      Se o Flash chegasse perto da velocidade da luz, ele ficaria com mais massa inercial. Quanto mais rápido, mais massa. E quanto mais massa, mais energia ele precisaria para acelerar. No fim, ele precisaria de energia infinita para aumentar a velocidade de uma fração ínfima, e teria também massa infinita. Qual o resultado disso? Um buraco negro que engoliria todo o Universo? É uma boa pergunta…

    • Rodrigo Luís Botecchia Galera:

      É justamente por isso que na DC, a explicação para os poderes do Flash é a “speed force”, ou força de aceleração: é uma outra dimensão de onde o Flash usa a energia para se locomover e também para “conter” possíveis estragos por correr perto da velocidade da luz.

    • Rodrigo Luís Botecchia Galera:

      Lembrando que ele já usou o famoso “soco de massa infinita” para vencer um inimigo poderoso. Claro, tudo “explicado” com o uso da speed force…

  • Eric Souza:

    Hype, que reportagem fantástica!

  • Eusébio Sabino:

    interessante…

Deixe seu comentário!