Olheiras: o que causa as terríveis manchas pretas nos olhos?

Por , em 3.06.2014

Sou uma vítima de círculos escuros ao redor dos olhos desde criança. Frequentemente alega-se que olheiras são causadas por cansaço, muito trabalho ou mesmo por ficar acordado até tarde.

Embora isso soe razoável, a verdade é que os genes também desempenham um papel enorme neste caso – o que sempre foi muito claro para mim, já que não era exatamente uma workaholic aos 7 anos de idade. Então, o que exatamente está acontecendo quando temos estas marcas sob ou ao redor dos nossos olhos?

Olheiras são uma questão de pele

Simplificando, olheiras são culpa da camada fina de pele que fica abaixo de seus olhos, que mostra os vasos sanguíneos e o sangue neles contido mais claramente do que em qualquer outro lugar do corpo. Para referência, esta pele em torno de suas pálpebras, chamada pele periorbital, tem, em média, cerca de 0,5 mm de espessura. No resto do corpo, a média é de aproximadamente 2 mm de espessura.

Como você pode ou não saber, a razão das nossas veias muitas vezes parecerem azuis – as do antebraço normalmente são um exemplo claro disso – não é porque o sangue dentro delas é azul; e sim porque sua pele/tecido subcutâneo só permite que passem os comprimentos de onda de luz entre azul e violeta. Como resultado, apenas a luz azul é refletida de volta e as veias parecem azuladas. Isto média varia em diferentes cores de pele, claro. Em pessoas com a pele mais clara ou mais escura, as veias tendem a aparecer verdes ou marrons. Por outro lado, pessoas com pele extremamente clara, como albinos, normalmente têm veias que parecem púrpura ou vermelho escuras, assemelhando-se mais à cor real do sangue correndo pelas veias.

O conceito é o mesmo com a pele abaixo de seus olhos. Esses círculos azulados escuros são (normalmente) apenas o resultado da luz sendo refletida nos vasos sanguíneos logo abaixo da camada incrivelmente fina de pele. Isto também explica porque contusões faciais são mais proeminentes abaixo ou em torno dos olhos; a pele fina apenas mostra um pouco mais claramente o sangue dos vasos sanguíneos rompidos.

Em resumo, como eu sou bem branquinha, consigo ver as minhas veias em lugares do corpo que não tem a pele tão fina, como nas pernas e nos braços. Como consequência, isso se dá com mais intensidade no caso das olheiras, que aparecem ainda mais e me fazem uma eterna escrava das maquiagens corretivas se eu não quiser parecer exausta diante do meu chefe, por exemplo.

Além disso, à medida que envelhecemos, nossa pele perde elasticidade e capacidade de se regenerar e, como resultado, se torna mais fina. É por isso que na maioria das vezes, idosos têm olheiras bastante proeminentes, independentemente de quanto dormem. Tal como acontece com aqueles que são geneticamente predispostos a ter a pele mais fina abaixo dos olhos – é apenas uma questão de biologia.

Outra coisa que pode causar olheiras sob os olhos é algo conhecido como hiperpigmentação periorbital, que é basicamente uma doença que resulta em uma maior produção de melanina pela pele abaixo dos olhos, fazendo com que ela tenha uma cor mais escura. Esta condição afeta mais (ou, pelo menos, é mais perceptível em) pessoas de pele mais escura. De acordo com pesquisadores indianos, esta é uma das queixas mais comuns com as quais dermatologistas têm de lidar. Infelizmente, é muito difícil tratar esta doença em pacientes de pele mais escura, o que levou a um boom no mercado de maquiagem de cobertura para pessoas com pele mais escura.

Além da genética

Porém, mesmo que você não seja geneticamente predisposto, há uma série de fatores que podem fazer olheiras parecem piores. Um dos mais graves é a oxidação do sangue vazando dos vasos sanguíneos periorbitais – o que é apenas uma maneira bonita de dizer que, às vezes, os vasos sanguíneos ao redor dos olhos podem ser danificados, o sangue vaza e você fica com círculos inchados e escuros sob seus olhos. É um problema relativamente inofensivo e até mesmo os que sofrem com isso de forma crônica não precisam se preocupar muito. Com o tratamento certo, este quadro também é reversível, ainda que mudanças no estilo de vida sejam frequentemente recomendadas antes de considerar optar por cirurgia.

Outro problema que caminha lado a lado com as olheiras é o inchaço periorbital, mais conhecido como bolsas abaixo de seus olhos. Em jovens, isto é quase sempre causado pelo acúmulo de líquido abaixo dos olhos, devido a doenças, alergias ou simplesmente consumo excessivo de sal, que fazem com que o corpo retenha mais líquido do que o habitual. Isto aumenta a pressão sobre a pele e os vasos sanguíneos ao redor dos olhos, o que pode deixar os vasos sanguíneos mais perto da superfície da pele, tornando as olheiras mais proeminentes. O inchaço dos olhos também pode ser simplesmente o resultado da idade avançada.

Mesmo com este monte de informações, a principal pergunta ainda não foi respondida: as olheiras podem ser causadas pela fadiga e, em caso afirmativo, por quê? Bem, a resposta para a primeira questão é: às vezes. Então, por quê? Não é como a se falta de sono deixasse a sua pele mais fina, certo?

Acredita-se que a resposta esteja na forma como o corpo age quando está com pouca energia. Quando o corpo está cansado, a produção de cortisol é dramaticamente aumentada para ajudar a lhe dar a energia que você precisa para se manter acordado. Entre muitas outras coisas, este composto aumenta o volume de sangue em seu corpo, o que faz com que os vasos sanguíneos (incluindo os abaixo de seus olhos) aumentem para acomodar este fluxo.

Como já mencionado, as olheiras são apenas o resultado de nós vermos os vasos sanguíneos e o sangue através de nossa pele, por isso é lógico que, quando estes vasos sanguíneos estão maiores, ficam mais fáceis de ver. E este caso se aplica mesmo a pessoas que possam ter sido abençoadas com uma pele mais espessa abaixo de seus olhos – o que não é de forma alguma o meu caso.

Curiosidades

  • Outras coisas que podem contribuir para o surgimento das olheiras incluem: medicamentos que façam com que os vasos sanguíneos se dilatem; coçar ou esfregar os olhos excessivamente, como durante crises de alergias; dormir de bruços com frequência; e por doenças do fígado e diabetes.
  • Um processo semelhante de difusão da luz acontece quando vemos pessoas que estão sufocando e ficam com os lábios e as pontas dos dedos roxas. Neste caso, o sangue está tão privado de oxigênio que atinge um tom extremamente escuro de vermelho. Então, quando a luz se difunde através da pele dos lábios ou através de suas unhas, muitas vezes acaba parecendo azul escura ou roxa.
  • Bolsas sob os olhos podem fazer com que as olheiras pareçam mais escuras, simplesmente por causa das sombras que elas fazem, dependendo da iluminação. [Gizmodo, Gazeta Online, Real Simple]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,00 de 5)

2 comentários

  • Galore Wilson:

    As olheiras estão relacionadas com a função renal e órgãos digestivos, principalmente quando se come laticínios. É o meu caso.

  • TheLSales:

    Eu tenho olheiras por que minha renite é extremamente forte. Muito forte mesmo, nunca encontrei alguém com uma renite pior que a minha. Se duvidar, a minha é pior que a do meu pai (que foi de quem herdei), mas ainda estou numa situação melhor que ele pois não nasci com asma. 😀

Deixe seu comentário!