O que é o equinócio da primavera?

Por , em 23.09.2014

De forma bem objetiva, podemos dizer que o equinócio é um ponto médio. Ele marca o começo de um período em que o dia e a noite ficam divididos em tempos iguais. É também no equinócio que o sol faz o que nós pensamos que ele sempre faz – sobe para o leste e se põe oeste. E também é no equinócio que a trajetória do sol fica a meio caminho entre os extremos de verão e inverno, como marcado pelos solstícios.

Equinócio da primavera: um momento no tempo

O equinócio é um momento específico no tempo, que este ano acontece às 12:29 no dia de hoje (terça-feira, dia 23). Para entender exatamente o que isso significa, devemos ter uma visão diferente da Terra e do sol, em que a Terra ocupa o centro do palco.

Para entender o que isso significa, imagine por um momento que a Terra está no centro de uma esfera chamada de “esfera celeste”. Nessa esfera, o pólo norte celeste está diretamente acima do pólo norte da Terra e o pólo sul celeste está diretamente abaixo do pólo sul da Terra. O equador celeste é a projeção do equador da Terra para fora na esfera celeste. Ele divide a esfera celeste em uma metade norte e uma metade sul.

Neste quadro de referência, onde a Terra é fixa, o sol parece orbitar em torno da Terra. Ele segue um caminho conhecido como “eclíptica”, que acompanha seu movimento em relação às estrelas de fundo. É importante ressaltar que a eclíptica está inclinada em relação ao equador celeste. Isto porque a Terra gira sobre um eixo inclinado 23,5° em relação ao plano orbital.

Tendo definido isso tudo, agora é possível entender o momento exato do equinócio: é o momento em que o sol cruza o equador celeste.

No equinócio da primavera, o sol está indo para o sul do equador celeste. No equinócio de outono, o sol está indo para o norte.

É tudo devido à inclinação

Temos essas mudanças maravilhosas de estação no mundo porque a Terra gira sobre um eixo inclinado. Quando o pólo sul está inclinado em direção ao sol, o caminho do sol está alto no céu e é verão. Seis meses depois, quando o pólo sul está inclinado para longe do sol, o caminho do sol é baixo e é inverno.

No equinócio da primavera, nem o pólo norte nem o pólo sul estão inclinados em direção ao sol. Lembre-se: o equinócio é o ponto médio.

Isso significa que a linha que separa o dia da noite vai do pólo norte ao pólo sul. E esse é o único momento em que essa linha se sobrepõe ao eixo de rotação da Terra.

O que faz do equinócio uma “noite igual”?

O termo equinócio é derivado do latim e significa “noite igual”. Mas, surpreendentemente, o dia do equinócio na verdade não é o dia em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.

Em vez disso, no dia do equinócio, é o centro do sol que fica acima do horizonte durante 12 horas.

Em toda a Austrália, temos cerca de 12 horas e 8 minutos de luz do dia no equinócio. Parte desse tempo extra é devido ao fato de nosso dia começar ao nascer do sol, quando o sol atravessa primeiro o horizonte, e terminar ao pôr do sol, quando o sol desaparece completamente no horizonte.

O que é surpreendente é que isso só aumenta o nosso dia em alguns minutos. A maior parte da luz do dia extra é devido a um efeito conhecido como refração atmosférica.

As curvas da atmosfera da Terra “dobram” a luz do sol, de forma que somos capazes de vê-la antes que ela ultrapasse fisicamente o horizonte. O inverso ocorre ao pôr do sol. Nós continuamos a ver a borda do sol por alguns minutos, mesmo que ele já tenha se enterrado no horizonte ocidental.

O grau de refração atmosférica varia conforme a temperatura e pressão atmosférica. Mas os cálculos do nascer e do pôr do sol diários levam em conta as condições normais. Então, se não no equinócio, quando o dia e a noite duram o mesmo tempo? Depende da latitude da sua localização. No norte da Austrália, isso ocorreu há quase uma semana. No sul de Hobart, ocorreu apenas alguns dias atrás, em 20 de setembro.

No equador, isso não acontece nunca. Lá, o comprimento de um dia não varia muito ao longo do ano. Mas, devido à maneira como experimentamos o nascer e o pôr do sol, um dia no equador é sempre cerca de 14 minutos a mais do que a noite. [Phys]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!