O Twitter pode te deixar mais esperto?

Por , em 17.11.2010

O Twitter adotou o lema “a maneira mais fácil de ficar ligado no que está acontecendo pelo mundo”. Ok, ele até pode te deixar mais informado. Mas será que te deixa mais inteligente? Ou então ajuda a aumentar suas notas na escola?

Um estudo, que analisou dois grupos de alunos (o primeiro grupo usava o twitter, o segundo não) por um semestre inteiro, descobriu que os estudantes que usavam a rede social com propósitos educacionais conseguiu ter uma média de meio ponto a mais do que o grupo que não usava o twitter.

No total, 125 alunos foram contabilizados – 70 disseram usar o twitter para ajudar a fazer trabalhos e os outros 55 não usavam a rede, mas sim pesquisas no Google e outras fontes de informação. Os alunos que usaram a rede social como fonte, tiraram, em média, notas melhores do que aqueles que fizeram pesquisas “tradicionais”.

Alguns professores estão até adotando o twitter em aula. Já que alguns alunos ficam twittando durante o período de aula em seus laptops ou smartphones, eles pediram para que os estudantes dividissem suas impressões sobre o conteúdo através da rede em tempo real, obtendo resultados positivos.

E você, leitor? Acha que o twitter possa cumprir com objetivos educativos? [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • lucas thomaz:

    mostrem isso pro bruno mazzeo, que disse q não há vida inteligente no twitter

  • leonardo:

    As redes sociais foram criadas para deixar o ser humano mais burro, eles sempre anunciam que aquilo irá facilitar sua vida, mas você não te noção do mal que isso te faz. Como as coisas ficam mais praticas o ser humano é levado a não raciocinar mais para fazer certa tarefa.

  • Luiz Fernando:

    Coisa de gente que gosta de saber da vida dos outros esse twitter nada a ver.

  • ..:

    Uso o twitter tem quase um ano e o considero um bom local para ficar informado sobre o que acontece no mundo. Há pessoas com tweets muito interessantes. Porém, têm gente que passa o dia inteiro ali só reclamando da vida, falando sobre sua depressão e lendo outras pessoas deprimentes. Outras só usam o twitter para obter RTs e ficar “famoso”, alguns até plageiam. Mas, essa rede social ajuda bastante quem sabe usá-la.

  • luciana:

    Acho que tem pessoas com potencial para apender com a internet. Mesmo assim vai precisar de orientação para saber o que presta ou não na internet. A prova disso são cursos não presenciais na universidade.

  • said:

    Eu aprendo mais em 30m no twitter que 4h na escola.
    Até quando essa droga vai ser um monopólio obrigatório de sociedade!

  • OlhaMeuNome:

    Bom, a pesquisa foi feita somente com pessoas que usam o twitter para pesquisar, mas o problema é que a maioria não faz isso.

  • ANILSON MARTINS:

    Twitter este nome ja me chega aos ouvidos com um som não muito agradável! Agora quanto ao deixar alguém mais esperto, eu digo que a internet em todas as suas formas disponíveis, tanto pode nos deixar espertos quanto uns idiotas. Tudo depende de cada um de nos, tem gente que entra na internet para fazer só bobagens ! Muitos se acham os donos da verdade e por se encontrarem de certa forma no anonimato se acham os tais e fazem um montão de porcarias ! Acredito que alguns sites de relacionamento deveriam ser cobrados e so assim teríamos menos gente fazendo palhaçada em um meio de comunicação tão importante ! Não sou chegado no twitter não !!!

  • vinicius:

    Toda ferramenta pode ser boa se souber usa-la… não é o caso do Orkut.

  • Davis:

    O problema são alguns tuiteiros q tuitam mesmo sem ter nada a dizer…

    Mas o Twitter assim como a internet de um mode geral tem coisas boas e ruins….uteis e inuteis…

    O q faz a diferença é justamente quem lê as postagens…podemos nos nutrir com informações uteis ou informações sobre fofocas de qq sub-celebridade

  • Rodrigo Hideki:

    Eu penso que o Twitter é uma ferramenta e também que não se pode dizer que uma ferramenta vai fazer alguma coisa por você, assim como não se pode dizer que a internet te deixa mais burro.
    Pois, o que ela vai contribuir para a sua vida, seja boa ou ruim, depende de como você a usa. Por isso acho que esse título está generalizando muito como se mesmo aqueles que usam ela só para encontrar futilidades, vão ficar mais espertos ao ter contato com ela.

    Repondendo a pergunta do final do artigo, creio que tem potencial para auxiliar os interessados, eu por exemplo uso para seguir tanto os amigos quanto as fontes de informação e isso tem me ajudado bastante.

Deixe seu comentário!