O vaso sanitário que só é limpo uma vez por ano

Por , em 14.01.2016

Um vaso sanitário “inteligente” que se abre quando você se aproxima e se autolimpa com cada descarga está em exibição na feira Consumer Electronics Show (CES) 2016, em Las Vegas, nos EUA. Ele também limpa o usuário com um “chuveiro aerado”, que esguicha água quente e ar quente “de uma posição sentada”, disse uma porta-voz da marca.

Apesar de custar exorbitantes US$ 9.800 (R$ 39.484), mais de 40 milhões de versões anteriores dos vasos sanitários Neorest foram vendidos. A empresa produtora, Toto, disse que o novo protótipo ainda estava em desenvolvimento.

O seu processo de autolimpeza usa uma combinação de desinfectante e esmalte – feito de zircônio e dióxido de titânio – que cobre a superfície. “Uma vez que ele dá a descarga, pulveriza o interior do assento com água eletrolítica”, explicou a porta-voz da Toto Lenora Campos à BBC Online.

Segundo ela, o “processo patenteado” essencialmente transforma a água em um alvejante fraco. “[A mistura] branqueia o interior, matando qualquer coisa no vaso”, disse.

Enquanto isso, uma luz ultravioleta na tampa carrega a superfície. Ela a torna super-hidrofílico – ou amiga da água, fazendo com que nada grude nela – e também fotocatalítica, permitindo que íons de oxigênio quebrem bactérias e vírus.

vaso sanitario que se limpa sozinho 2

“Você não tem que limpar o vaso sanitário por mais de um ano”, prometeu Campos.

Um especialista em casas inteligentes, Frank Gillett, da consultoria de tecnologia Forrester Research, disse que o dispositivo mostra que ainda há espaço para a inovação além de conectar as coisas à internet. “Ele ilustra a noção de que os avanços da tecnologia envolvem repensar coisas, não necessariamente adicionar algo novo”, apontou.

Os potenciais compradores devem notar, no entanto, que o dispositivo não é um passe para nunca mais limpar o vaso sanitário, já que suas técnicas de limpeza não se estendem ao que pode espirrar para o lado de fora do vaso. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!