Obesidade pode ser causada por bactéria

Por , em 20.12.2012

Contrariando o senso comum, existem casos de obesidade em que dietas pouco calóricas e rotinas de exercícios físicos aparentemente não fazem qualquer diferença. Segundo estudo feito por pesquisadores da China, o segredo para perder peso (nesses casos) seria combater uma bactéria específica, chamada enterobacter.

Ao longo de 23 semanas, um voluntário com obesidade mórbida (175 kg) se submeteu a uma dieta de grãos integrais, substâncias probióticas e carboidratos não digestivos, feita justamente para inibir a proliferação da enterobacter em seu organismo. Seguindo essa dieta e sem fazer exercícios físicos, o homem perdeu 51 kg, mais do que normalmente se perde após uma cirurgia de redução de estômago (49 kg). Antes do processo, a enterobacter correspondia a 35% da flora intestinal e, depois, chegou a níveis “indetectáveis”.

Outra parte do estudo foi conduzida com ratos criados para não ganhar peso com facilidade. Mesmo sem se exercitar e sendo submetidos a dietas ricas em carboidratos, eles não ganhavam peso. Contudo, aqueles que receberam uma injeção de enterobacter engordaram em pouco tempo.

Embora outros estudos já tenham mostrado um vínculo entre bactérias e obesidade, o pesquisador Liping Zhao descreve os resultados desta pesquisa como “a última peça de evidência que faltava de que bactérias causam obesidade”. O própio Zhao perdeu mais de 20 kg em dois anos após uma dieta que regulava sua flora intestinal.

Em futuras pesquisas, a equipe espera poder “identificar mais bactérias que induzem obesidade em várias populações humanas”.[New Scientist] [Daily Mail UK] [Nature]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!