Oceanos: os ventos estão mais fortes e as ondas mais altas

Por , em 1.05.2011

Recentemente, pesquisadores obtiveram uma imagem muito mais clara do que está acontecendo nos oceanos do mundo: no primeiro estudo do tipo, cientistas descobriram que os ventos sobre os oceanos estão soprando mais forte, e as ondas do oceano têm alcançado alturas mais elevadas ao longo das últimas décadas.

Os pesquisadores analisaram dados de satélite de 1985 a 2008 para observar como o vento e as ondas dos oceanos mudaram. Os ventos oceânicos mais rápidos estão ainda mais rápidos: eles aumentaram em 10% na maior parte do globo nos últimos 20 anos.

As ondas mais altas do mundo também estão agora mais altas, aumentando em uma média de 7% nos últimos 20 anos.

Os resultados poderiam ajudar comunidades costeiras e navios a se prepararem para águas com muito vento, o que torna as ondas mais altas. As descobertas poderiam ajudar a orientar a concepção de edifícios costeiros, por exemplo.

As comunidades costeiras com condições extremas estão passando por um aumento real. Na costa sul da Austrália, as ondas mais altas (1% delas) aumentaram de aproximadamente 5 metros de altura para cerca de 6 metros durante este tempo. Locais com condições mais médias estão vendo um aumento também.

Os pesquisadores alertam que a velocidade do vento e o aumento da altura das ondas também podem afetar a transferência de calor entre o mar e a atmosfera, o que por sua vez pode afetar a mudança climática. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • matheus:

    eu estou com a daniela,as profecias estao se cumprindo e a unica coisa a se fazer e esperar.

  • Genivaldo:

    Isto é o começo do fim para quase todos, esta humanidade procura a sua própria destruição.

  • Dan:

    “Somos” uma praga sobre a terra.

    Só temos um planeta, mas isso parace não significar nada.

  • daniela:

    São os sinais…Tudo muda muito rápido e se profecias confirmarem. todo litoral será devastado. Como os chineses, já construíram uma cidade Ordos, esperando pelos cataclismas, e nós aqui , não podemos fazer nada a não ser esperar, prá ver ….

  • Glauco:

    É bom prá quem surfa!

    • Fábio Rodrigo Cavalcanti:

      hahahahahahahahaha

Deixe seu comentário!