Óculos com lentes líquidas para melhorar a visão dos pobres

Por , em 26.12.2008

O inventor britânico Joshua Silver, professor de física da Universidade de Oxford, criou um óculos especial que permite ajustar suas lentes instantaneamente.

Os novos óculos possuem uma bolsa no interior das suas lentes plásticas; adicione fluido (inflando-as) para elas ficarem mais fortes e retire o líquido para ficarem mais fracas.

As lentes que não precisam de oftalmologista, pois se baseiam no simples princípio de quanto mais grossa é a lente, mais forte ela é, portanto ao inserir ou remover o fluído interno os óculos podem ser instantaneamente ajustados para o grau correto. Elas são tão simples de ajustar que qualquer pessoa poderá fazê-lo com pequenas seringas que são conectadas em cada lado do óculos. Quando as lentes estão ajustadas da melhor maneira as seringas são removidas e a membrana é selada ao girar um pequeno parafuso.

Josh afirma que sua invenção foi uma “tremenda visão do óbvio” por ser tão simples e tão necessária. Em certas regiões do mundo a proporção de oftalmologistas por habitante é de um para um milhão.

Em um dos testes feitos em Gana, e financiados pelo governo britânico, Josh afirma que um velho alfaiate (foto) que foi obrigado a se aposentar aos 35 anos, pois não podia mais colocar linha na sua agulha. “Ele poderia ter trabalhado por mais 20 anos”, disse Josh. Ao receber os óculos sorriu e colocou linha na sua agulha. Em seguida correu para sua máquina de costura.

Segundo pesquisas do próprio Josh mais da metade da população mundial precisa de correção para a visão. Em alguns anos ele quer distribuir 100 milhões de óculos anualmente.

Já foram distribuídas 30 mil óculos em 15 países diferentes, mas Josh está planejando um teste clínico na Índia e irá distribuir um milhão de óculos, que ele espera poder colocar no rosto de um bilhão das pessoas mais pobres do mundo até 2020 e não pensa em parar por aí. [Guardian]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

15 comentários

  • Rafael Santanna:

    Nossa, com uma coisa tão simples o cara vai literalmente mudar o mundo. Isso é incrível, esse merece o Nobel!

  • Amadeus E:

    Pessoas assim demostram que ainda há salvação para a humanidade.

  • Emanoel Castro:

    Nossa, isso é realmente fantástico e muito simples. Por isso que eu adoro ciência.

  • Rodrigo Paim:

    De fato uma atitude louvável. Seria bom que o nosso governo, e os outros, financiassem esse projeto.

    Mas bem que poderia colocar a venda também, quer dizer, óculos de grau é caro, ia dar uma aliviada no bolso da classe média, principalmente a brasileira, que é obrigada a pagar as coisas mais de o dobro do seu valor, graças aos impostos.

  • reib:

    ola ja tinha lido sobre isto o que este homem fes e mais do que devolver uma boa visão as pessoas carentes e devolver a auto estima a qualidade de vida e amor propio

  • Italo:

    Brilhante e simples. Nossa como ninguem tinha pensado nisso antes? Esse cara merece muitos prêmios e reconhecimento!
    Parabens Dr.

  • Carlos N Mendes:

    Infelizmente, não tem prêmio Nobel para esse tipo de atitude. Mas seu nome deve entrar para a história, até por justiça.

  • Daniel:

    Depois de ler esta matéria fiquei muito feliz. Graças a Deus que ainda existem pessoas que pensam em fazer o bem. Serve de exemplo para todos nós.

  • Michel:

    É triste pensar que só depois do tamanho do avanço tecnologio e biologico da ciência só agora um Homem como Joshua pôde criar algo que como ele mesmo descreve, simples, mas assim como Marcos comenta ser uma invenção maravilhosa; depois de séculos de sua criação…….
    …… é um exemplo que deve ser seguido. Assim como eu.

  • bier:

    so mesmo quem não encherga bem para saber o valor dessa invenção

  • lucy pires:

    Estou muito feliz em ter conhecido esta magnífica invenção.Só Deus para ter inspirado o Dr.Joshua,a ajudar pessoas limitadas pela baixa acuidade visual.

  • Eduardo Amaral:

    Realmente uma invenção da maior importância, que poderá minimizar os efeitos da perda de visão dos menos afortunados. Mas estamos também esperando ávidos por óculos que melhorem a visão dos eleitores brasileiros, de forma que parem de votar nesses lixos que vemos por aí, a começar pelo apedeuta.

  • emiliano:

    ESSE CARA SIM DEVERIA GANHAR UM NOBEL .AINDA EXISTEM PESSOAS ASSIM GRAÇAS ADEUS

  • taisa soares:

    Meu Deus ainda existe gente como esse homem.Amém.

  • Marcos:

    Além de tudo o cara ainda é humilde. Chama de “visão do óbvio” uma invenção maravilhosa como essa. Merece um prêmio!

Deixe seu comentário!