Ondas internas de gravidade: fenômeno raro de ver é capturado na atmosfera da Terra

Por , em 29.10.2019

Graças a satélites climáticos, um fenômeno difícil de ser observado foi capturado na atmosfera da Terra acima da Austrália: ondas internas de gravidade.

O que são ondas internas?

Ondas internas são ondas de gravidade que oscilam dentro de um meio fluido, como a nossa atmosfera.

Como esta está sempre em movimento, o fenômeno acontece o tempo todo. Vê-lo, no entanto, são outros quinhentos.

Na atmosfera terrestre, essas ondas são geralmente criadas por obstruções ao fluxo de ar ou colisões entre massas de ar de diferentes temperaturas – o caso das ondas vistas sobre a Austrália Ocidental.

“Houve uma grande tempestade no noroeste da Austrália Ocidental e a perturbação foi o ar frio da tempestade entrando no ar mais quente perto da superfície. A diferença de densidade causa o distúrbio e, em seguida, a onda de gravidade pode viajar à medida que o ar frio se espalha. O distúrbio existirá até que tudo se reequilibre, por isso [as ondas] podem percorrer um longo caminho”, explicou o meteorologista Adam Morgan, do Australian Bureau of Meteorology, ao portal ABC.

Vídeo

O satélite japonês Himawari-8 capturou as ondas em vídeo no último dia 21 de outubro, através de nuvens que viajavam do noroeste da Austrália Ocidental até o Oceano Índico.

Só conseguimos enxergar as ondas por causa das nuvens; a menos que tenham um meio visível pelo qual se propagar, não podemos vê-las. E é por esse motivo que sua observação é rara. Confira: [ScienceAlert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (14 votos, média: 4,50 de 5)

Deixe seu comentário!