Otimismo faz bem para saúde, mas faz com que pessoas subestimem riscos

Por , em 13.10.2011

O cérebro parece querer sempre nos deixar para cima, nos afastando de pensamentos negativos. Um novo estudo, publicado na revista Nature Neuroscience, sugere que o cérebro é muito bom no processamento de boas notícias sobre o futuro. Algumas pessoas têm uma visão tão positiva do mundo que praticamente todo o lado negativo das coisas é ignorado.

O otimismo é mais do que um estilo de vida. Segundo os pesquisadores, a visão positiva da vida traz benefícios importantes para a saúde. Um estudo que avaliou cerca de 100 mil mulheres demonstrou que as mais otimistas têm um menor risco de morte por doenças cardíacas.

Mas quando o otimismo supera o realismo, ele pode causar problemas. Por exemplo, mensagens contra o tabagismo não funcionam com pessoas que pensam que suas chances de desenvolver um câncer ou morrer por causa do cigarro são baixas.

Mesmo que a taxa de divórcio seja de 50%, os otimistas continuarão achando que seus casamentos certamente durarão para sempre, e podem se desiludir no futuro. Para essas pessoas, existe certo de preconceito quanto a informações ruins pelo cérebro.

É interessante observar que, mesmo com evidências claras, muitas vezes o cérebro surge com respostas erradas por serem conclusões excessivamente otimistas. O aspecto negativo do otimismo é subestimar os riscos. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • gloria:

    Um pouco é bom, mas de mais é burrice, melhor mesmo é sempre esperar o pior q se acontecer p\ melhor é lucro, e se for uma merda vc já está preparada p\ uma atitude de ñ deixar tudo ir por agua á baixo, antes tarde do q nunca!

  • Leyde:

    Sou retardada…só me dou conta da situação depois de um certo ponto.
    Por isso todos me acham otimista.
    É claro né gente sou loira.

  • Renan:

    O negocio é pensar que tá na merda e que não piorar por que não tem como ( Lei de Murphy SUHAhuasHU). Brincadeira. Entretanto, quem faz a sua vida é você, independentemente do seu ponto de vista sobre o mundo.

  • Sissym:

    Eu sou uma pessoa otimista, eu tenho pensamentos elevados, mas com meus pés bem no chão. A imaginação deixo-a voar, mas os pés estão no chão. Piso com firmeza.

    Bjs

  • Eduardo Amaral:

    Realmente o excesso de otimismo obscurece os parâmetros de risco que podem levar ao desastre.

  • Nik:

    “Tudo em excesso faz mal.” (Vovó pode não ser cientista mas tá certa e-e)

    Comida, bebiba (até água!), amor, sexo, coragem, inteligência, felicidade, tristeza… enfim, TUDO MESMO! ò.ó’

  • EltonPaes:

    Dani-se! Viver já é um risco!
    Então, na merd4 ou não, pensamentos positivos sempre!

Deixe seu comentário!