Otimize seu twitter

Por , em 10.04.2011

Para ser uma pessoa influente no twitter, não basta ter milhares de usuários, diz pesquisa da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial, dos EUA. É preciso que seus seguidores movimentem sua conta, que retweetem e comentem seus posts, para ganhar visibilidade. O estudo foi grande, o time internacional de pesquisadores analisou quase 55 milhões de contas desde agosto de 2009. Todos estes usuários estavam conectados entre si por 1,9 bilhões de links sociais. Mais de 1,7 bilhões de tweets foram analisados.

Os pesquisadores consideraram três parâmetros de influência: número de seguidores, retweets e menções de outros usuários (não as retwitadas diretas, mas as citações casuais). O resultado não surpreendeu muito: as contas mais seguidas eram as de celebridades e de marcas. As mais mencionadas eram as das celebridades. As mais retweetadas, contudo, são aquelas que postam conteúdos como novos sites ou que pertencem a pessoas do mundo dos negócios como Guy Kawasaki (por site).

O estudo dos 100 usuários que mais influenciaram em cada categoria gerou uma lista de 233 “mais influentes”. O número é menor que 300 porque alguns apareciam no topo de mais de um parâmetro. Duas pessoas apareceram mais de uma vez entre os 20 primeiros colocados nas três listas: o ator Ashton Kutcher e o produtor e rapper Puff Daddy.

Mas, se você não é a Lady Gaga (9,2 milhões de seguidores) ou o Justin Bieber (8,6 milhões de seguidores), como ganhar influência no Twitter?

Para começar, a pesquisa sugere que você concentre suas postagens em apenas um assunto. Este foco pode incluir a função de espalhar conteúdos, retweetando outros usuários que postaram sobre seu tema principal. Fique de olho nas hashtags, aquelas palavras-chave que começam com um #, para facilitar a busca de conteúdo.

Mesmo se dedicando a um assunto em especial, quando algum acontecimento muito grande invade os jornais, como, por exemplo, o atentado a escola pública do Rio de Janeiro na semana passada, ou se é um fato sobre o qual você tem bastante conhecimento, vale a pena se dedicar a postar sobre tal assunto. E postar muito! Se você manter um fluxo constante de informação em intervalos curtos de tempo, as pessoas podem começar a acessar sua página para se manterem atualizadas. Claro, isto vai exigir uma dedicação enorme da sua parte.[CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

Deixe seu comentário!