Usuários mais leem tweets do que tuítam

Por , em 11.04.2011

Enquanto uma minoria escreve os tweets que são reproduzidos e proliferados na “twittosfera”, a maioria dos seus 175 milhões de usuários registrados no site do microblog apenas absorve passivamente as mensagem de quem segue, como se estivesse a lendo notícias de outra página da web qualquer.

O portal estadunidense Business Insider tem uma fonte que alega não passar de 21 milhões o número de usuários ativos do micro blog (o que representaria apenas 12% do total de contas). Para ser considerada ativa pelo próprio Twitter, o usuário deve seguir ao menos outras 30 contas e um terço das pessoas que ele segue também devem segui-lo.

Em aparente confirmação do fato, o Twitter mudou sua página inicial para incentivar uma colaboração mais ativa de seus participantes, proclamando em grandes letras e em negrito: “Siga seus interesses”, com o slogan: “Atualizações instantâneas de seus amigos, especialistas da indústria, celebridades favoritas e o que está acontecendo ao redor do mundo”.

O Business Insider afirma que esse movimento mostra que o Twitter tem sido visto como “uma plataforma de mídia, assim como a TV e os jornais, e está começando a se comportar como um, com foco em publicidade e marketing de marca, além da nova página”.

Um estudo do Centro de Pesquisas Pew, dos Estados Unidos, revelou que 75% dos entrevistados que leem notícias online as recebem via e-mail ou via mensagens em mídias sociais, como Facebook ou Twitter. Mais da metade deles (52%) passam notícias aos familiares e amigos usando esses mesmo caminhos. A mais recente pesquisa do mesmo grupo, divulgada em meados de março, mostrou que, pela primeira vez, a leitura de notícias online ultrapassou a de jornais.

O novo modelo de página inicial do Twitter ainda não está disponível a todas as contas, então ainda pode demorar um pouco para que a alteração seja percebida por todos. Mas o Business Insider conseguiu dar uma espiadinha.

O blog oficial do Twitter faz questão de destacar maneiras mais fáceis de “pesquisar como um profissional”.

Quando você procura por um tema, agora você pode descobrir contas que sejam relevantes para esse assunto específico. Anteriormente, você teria visto as contas que possuem o termo específico em seu nome ou nome de usuário. Basta clicar sobre a seção “pessoas” da página de resultados da pesquisa ou procurar na página “Quem seguir”.

Essa nova abordagem deve ajudar os usuários a encontrarem novos “amigos” do Twitter, que podem auxiliá-lo a acompanhar melhor os seus interesses.

[MSNTechnolog]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!