Outra baleia entupida de plástico é encontrada sem vida

Por , em 4.04.2019

Outra carcaça de baleia cheia de plástico na barriga foi encontrada. Desta vez, a baleia estava prenhe e seu corpo acabou preso em uma praia de Porto Cervo, uma popular atração turística de Sardenha (Itália). Uma autópsia da fêmea subnutrida revelou o feto e mais 22 kg de plástico em seu estômago.

O estômago do mamífero continha sacos plástico, redes, linhas e outros objetos que estavam tão decompostos que não puderam ser identificados. O filhote, por sua vez, morreu muito antes do que a mãe. “Ela estava grávida e quase com certeza já tinha sofrido aborto antes de encalhar. O feto estava em avançado estado de decomposição”, disse Luca Bittau, presidente da ONG SEAME Sardinia de proteção de baleias no mediterrâneo, em entrevista à CNN.

Baleia é encontrada com 40 kg no estômago nas Filipinas

A jovem fêmea tinha 8 m de comprimento e o feto tinha 2 m. As baleias cachalote (Physeter microcephalus) são a maior espécie entre as baleias com dentes. Uma fêmea madura costuma ter 11 m e os machos adultos têm até 18 m de comprimento.

A causa da morte da baleia ainda está sendo investigada, mas já tem causado discussões sobre a geração, consumo e destino corretos de plásticos. “Ainda existem pessoas que dizem que esses não são problemas importantes? Para mim eles são, e são prioridade”, afirmou o ministro do meio ambiente da Itália, Sergio Costa, em um post do Facebook.

Baleia com comportamento estranho tinha 30 sacos plásticos no estômago