Ponto para a Igreja Católica: Papa Francisco declara que teorias da Evolução e do Big Bang são reais

Por , em 30.10.2014

As teorias da Evolução e do Big Bang são reais e Deus não é “um mágico com uma varinha”, declarou o Papa Francisco, o 266º Papa da Igreja Católica e atual chefe de estado do Vaticano.

Falando na Pontifícia Academia de Ciências no início dessa semana, ele fez comentários que, de acordo com especialistas, puseram fim às “pseudoteorias” do criacionismo e do design inteligente, que alguns argumentam que foram incentivadas por seu antecessor, o controverso Papa Bento XVI.

Para o Papa Francisco, ambas as teorias científicas não são incompatíveis com a existência de um criador. O argumento dele é que elas “o exigem”.

“Quando lemos a respeito da criação em Gênesis, corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico, com uma varinha capaz de fazer tudo. Mas não é assim”, disse o atual Papa. Ele acrescentou que Deus criou os seres humanos e os deixou livres para se desenvolver de acordo com as leis internas que deu a cada um.

Sobre a Teoria do Big Bang, que é a mais aceita para explicar a origem do mundo, ele diz que ela também não contradiz a intervenção do criador divino. Aliás, segundo ele, ela também o exige. “A evolução na natureza não é incompatível com a noção de criação, pois a evolução exige a criação de seres que evoluem”, argumenta.

ciência e religião papa francisco

A Igreja Católica e a ciência

A Igreja Católica tem tido por muito tempo uma reputação de ser anticientífica, conquistada por episódios como o que talvez seja o mais famoso da história, em que Galileu Galilei enfrentou a inquisição e foi forçado a retirar sua teoria considerada “herege” de que a Terra girava em torno do sol.

Mas, para a nossa alegria, os comentários do Papa Francisco estão mais de acordo com o trabalho progressivo do Papa Pio XII, que abriu as portas para a ideia da evolução e aceitou de braços bem abertos a teoria do Big Bang. Em 1996, o Papa João Paulo II deu mais um passo para longe dessa reputação anticiência, quando sugeriu que a evolução era “mais do que uma hipótese” e sim um “fato efetivamente comprovado”.

No entanto, mais recentemente, o Papa Bento XVI, antecessor imediato do atual Papa Francisco, e os seus conselheiros mais próximos aparentemente aprovavam a ideia de que o design inteligente estaria por trás da evolução, e que a seleção natural por si só seria insuficiente para explicar a complexidade do mundo. Em 2005, seu colaborador próximo, o Cardeal Schoenborn, escreveu um artigo dizendo que “a evolução no sentido da ancestralidade comum pode ser verdade, mas a evolução no sentido neo-darwinista, um processo não planejado e desordenado, não é”.

Papa Francisco acredita na Evolução

Para Giovanni Bignami, professor e presidente do Instituto Nacional de Astrofísica da Itália, a declaração do Papa é bastante significativa por reconhecer e aceitar a ciência no processo de formação da vida. O Papa reconhece que “nós somos os descendentes diretos do Big Bang que criou o universo. E a Evolução veio de criação”, completa.

Papa Francisco Vs. Papa Bento XVI

Apesar do enorme abismo na postura teológica entre o seu mandato e o de seu antecessor, o Papa Francisco, como um bom diplomata que é, homenageou Bento XVI ao revelar uma escultura de seu busto de bronze que agora faz parte da sede da academia nos jardins do Vaticano.

O “conhecimento, sabedoria e a oração ampliam seu coração e seu espírito. Vamos agradecer a Deus pelo dom que ele deu à Igreja e ao mundo com a existência e o pontificado do Papa Bento XVI”.

Sempre soubemos que os católicos não são fundamentalistas, nem literalistas bíblicos que negam a teoria da evolução. Mas com uma declaração de peso como essa, talvez se torne uma tendência entre as demais religiões assumir a legitimidade de conhecimentos científicos. Afinal, como bem disse o Papa Francisco, uma coisa não exclui a outra. [Independent]

Parece que seus desejos estão finalmente sendo atendidos, Einstein.

Parece que seus desejos estão finalmente sendo atendidos, Einstein.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,67 de 5)

30 comentários

  • Fernando Torelly:

    Georges Lemaître, o cara que propôs a teoria do Big Bang era padre. Achei curioso a autora ignorar completamente esse fato.

    • Marcelo Ribeiro:

      Sim, é impressionante que, com a mente abarrotada de dogma e mito ainda conseguia raciocinar genialmente. Parabéns para ele!

  • Fernando Torelly:

    Qual a surpresa? A Igreja Católica sempre foi uma promotora das ciências . a lista de cientistas que também eram religiosos é imensa.

    • Marcelo Ribeiro:

      E também perseguiu, queimou vários na fogueira. Colocou Galileu, o pai da ciência moderna, em prisão domiciliar até morrer. Atrasou a humanidade séculos.

  • Pedro Afonso:

    Interessante! Fiquei surpreso, pois sempre compartilhei desse pensamento. Nada mal para quem criou as universidades, a Igreja Católica!

  • Washington Leite:

    A evolução não tem prova da ligação do homem com esses ancestrais, são só animais pré históricos, o resto é suposição.

    • Marcelo Ribeiro:

      TEM! Há mais de um século de evidência disso. LEia, estude, procure e pare de ouvir gente ignorante que não sabe nada de evolução como seu pastor.

    • Cesar Grossmann:

      Os fósseis, sua idade, aspecto e o local em que foram encontrados são exatamente o que se espera de ancestrais humanos. Isto não é prova?

  • Edson Aguiar:

    A teoria do big bang foi elogiada pelo Papa Pio XII há mais de 60 anos http://ocatequista.com.br/archives/14255

    • Cesar Grossmann:

      Sabe quando grupos super-conservadores como o Montfort vão aceitar a Evolução? Nem em 666 anos…

  • Marcelo Ribeiro:

    Só levou CENTO E CINQUENTA anos para admitirem.

  • Além Aparências:

    Só falta assumir de vez que não estamos só neste universo. Deus seria muito pequeno ao pensar em criar vida só na Terra.

    • Marcelo Ribeiro:

      Disso não há provas, infelizmente. Mas a evolução tem 150 anos de acúmulo de evidências.

  • Paulo Affonso:

    Um grande homem é o Papa Francisco que está levando a igreja e o mundo a uma verdadeira revolução moral e intelectual.

    • Cesar Grossmann:

      Acho que a posição dele em relação a métodos contraceptivos e aborto continua sendo retrógrada, ou estou enganado?

    • Gabriela Alonso:

      Grande revolução ! O papa é apenas um profeta de coisas acontecidas, um adivinho do dia seguinte ou um engenheiro de obra pronta.

  • LUIZ SOUZA:

    Se um átomo explodiu ele já existia antes da explosão,como apareceu esse átomo ?

  • Tiago Cheregati:

    Quanto menos católicos eles se tornam, mais elogios eles ganham. Vai entender.

  • Lal Morales:

    Só agora que a Igreja Católica reconhece isso?
    Francamente!!

  • tijolin:

    O que é uma “pseudoteoria”? nunca fui muito bom em gramática, mas não consigo imaginar por que existiriam “teorias falsas”.

    • Cesar Grossmann:

      Teorias que se parecem ou querem parecer científicas mas não são. Como o criacionismo e o design inteligente.

  • Antonio Aurélio Crestani:

    Coube ao Papa Francisco dar o primeiro (grande) passo para tirar a Igreja Católica do obscurantismo.

  • Camila Godoy:

    Não vejo o porquê dessa briga entre igreja e ciência. Eu acredito que as duas podem andar em concordância!

    • Marcelo Ribeiro:

      É o mesmo que querer conciliar maçã com armário. Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

  • PAULO BOUHID:

    Não sabia que argentino tb gosta de contar piada…

  • Osmani Silva:

    Assim fica subentendido que Deus não criou o homem como ele É, mas uma criatura que no homem se transformou pela evolução.

  • Galmont Da Catalunya:

    Se Deus existisse, mandava um raio bem no meio da testa desse Papa, que de bobo não tem nada!

  • Wolfgang Max:

    Posso estar errado, mas creio que se formos seguindo por este caminho, a religião deixaria de existir como a conhecemos.

    • Cesar Grossmann:

      Existem igrejas evangélicas criacionistas que identificam a ICAR com a prostituta de Apocalipse 17.

Deixe seu comentário!