Segundo o Papa, Deus está por trás do Big Bang

Por , em 6.01.2011

Tentando amenizar a imagem de retrógrada da Igreja Católica, o Papa Bento XVI reconheceu o Big Bang como um evento legítimo – mas, segundo o pontífice, Deus teria causado o evento.

De acordo com o Papa, a criação do Universo não foi um acontecimento aleatório, que aconteceu por coincidência. Deus, teria planejado o Big Bang.

A imagem de retrógrada da Igreja vem dos tempos em que Galileu foi condenado por pregar a teoria heliocentrista, que dizia que a Terra girava ao redor do Sol, e não o contrário. Mas agora ela está se aproximando mais da ciência, a medida que se afasta de seguir ensinamentos literais da Bíblia, buscando interpretá-los.

No ano passado, por exemplo, o prefeito da cidade do Vaticano, o Cardeal Giovanni Lajolo e mais uma comitiva de religiosos visitou o CERN, laboratório onde fica o Grande Colisor de Hádrons. De acordo com ele, a ciência irá ajudar a fé dos católicos a se purificar.

A declaração do Papa faz com que os criacionistas fiquem com pé atrás – a Igreja, afinal, não divulgaria mais que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,20 de 5)

110 comentários

  • Newton Joaquim:

    Eu acho que o conceito de Deus e religião deveria ser visto de uma forma mais filosófica e não institucional.

  • José Ferreira Santiago:

    CIENTISTA SANTIAGO AUTOR DE GRANDEZA FÍSICA NUCLEAR DEUS Origem e modelo do universo formado por quatro forças de energias subatômicas nucleares constante. Deus existe, é à força de energia de conservação constante de aceleração e interações fundamentais da natureza, Deus não é espírito. Jesus cristo nunca existiu, é um dogma romano criado em 325 EC. Pelo imperador Constantino I no concilio de Niceia. A bíblia sagrada não é inspirada por deus, não existe mais o original de sua escrita feita pelo o homem e contem muitos erros. Toda religião é falsa e mentirosa apregoam o misticismo dogmático e mitológico de filosofia e teologia humana.

    • Alexandre Carlos Cavalcante Gomes:

      Meu caro, o historiador Flávio Josefo escreveu sobre o Cristianismo mais de dois séculos antes do nascimento de Constantino. Acorda!

    • Cesar Grossmann:

      Alexandre, você DEVERIA ler o que o Flavio Josefo REALMENTE escreveu sobre Jesus Cristo.

  • Tibulace:

    Existem DUAS maneiras, de se TENTAR explicar a existência do Universo, nós incluídos:A maneira da CIÊNCIA, incompleta, fragmentária, sujeita a frequentes revisões, marchas e contramarchas.Pela teoria do Big Bang,temos uma descrição lógica,da evolução da energia/matéria, ao longo dos bilhões de anos.Algumas vezes, ela beira o ABSURDO.Pela visão RELIGIOSA,tudo seria explicado, por uma atividade constante de um ser TODO PODEROSO,ETERNO, INCRIADO, portanto, que criou TUDO e que DIVERTE-SE, escondendo-se de nossos instrumentos, de maneira mais MILAGROSA e ESPETACULOSA pelo seu ÊXITO, à medida que os SÉCULOS escoam e nossos meios de observação do Cosmo ficam mais acurados.Existe em Ciência, o conceito da ” Navalha de Occam”, que postula, que, entre duas explicações diferentes sobre o funcionamento do Universo, a MAIS SIMPLES, tem MAIORES chances de ser VERDADEIRA.Sou partidário, da visão científica.Na outra explicação acredita, QUEM CONSEGUE!

    • Jalzerio Figueira:

      Deus é um ser de 12ª dimensão e nós dominamos 3 e a quarta escorrega em taxa constante pelos nossos dedos. De Deus não há nada que detectar ! Um ser que vive em uma dimensão não pode detectar um ser de 2 dimensões a não ser que a entidade de 2 dimensões se projete nesta única onde vive o ser monodimensional .

      Ciência erra vez por outra, não é mesmo ? Quanto a constrovérsia entre comprovada ciência e Religião devemos nos lembrar que ignorar a profundidade dos pensamentos e conhecimento deste ser da 12ª dimensão e assumir a solução e interpretação de alguém como sendo nossa, nos levará certamente a asneiras de tamanho paquidérmicas. Isto é o que tem acontecido.

      Um pensamento comum tido como interpretação correta é defendido e assumido como confissão de fé e verdade absoluta por quase toda humanidade crente, leva a ignorâncias colossais tais como dizer que a terra é plana, que é o centro do universo, que não evoluimos até chegar o que somos e onde estamos, que Deus criou um passaro direto e um leão e um tigre e o homem de um boneco de barro, que estamos sozinhos que somos os seres mais importantes coroa da criação de Deus e portanto não há no universo seres mais inteligentes ou mais bonitos que nós… Isto sim é heresia. Quem falou ? Quem disse que é verdade ? A religião? Que religião ? Vc esteve face a face com Deus e Ele te disse isto ? Não ? Então não defenda pensamentos de terceiros como sendo seu e assuma como verdade de Deus porque estará sendo herético tanto como os que defendem doutrinas frotalmente contrárias à palavra de Deus.

      Nosso universo é em si um buraco negro e sempre o será.

      Basta saber quantos deles O Senhor , o todo poderoso toma conta em seus jardins…

      e por fim parabéns ao J.R. (papa) por ter coragem de tentar levar a humanidade dar um passo além da hermética heresia a qual estamos mergulhados…

      Deus nos abençoe e nos leve a verdade, porque eu, vc, seu pai, sua mãe, os presidentes, militares, professores, alunos, homens e mulheres de Deus, uns mais outros menos, mas emfim todos somos maus e mentirosos. vivemos a cada dia nossa hipocrisia e escuridão de nossas ambições e vaidades.

    • Gustavo Moraes:

      Bem melhor a visão científica, sem dúvida, mas o que você chama de absurdo, eu prefiro chamar de desconfortável, como foi a ideia de que evoluímos de um ancestral comum aos macacos, no século 19.

  • Brenda Roseno:

    Afinal, todo pokémon evolui.

  • Thiago Soares:

    1º A imagem da igreja católica não é retrógrada.
    2º O big bang teve de ser criado, ele não passou a existir de um momento pra outro sem um momento antes dele, algo teve de criar o Big Bang, se não outro big bang, então Deus, e se foi outro big bang, onde começou isso tudo ? De qualquer maneira a ciência perde o sentido nessa pergunta, quem criou o big bang ? Deus pelo menos sempre existiu e não precisa dessa pergunta.
    3º Deus teve de criar o universo de alguma maneira, se nós existimos é por que fomos criados, independente de como, então por que não dizer que o modo como Deus criou tudo foi com o big bang ?

    • Jonathan Cerbaro:

      Neste caso, Deus veio de onde, o que havia antes dele?

      Nesse ponto, tanto ciência quanto religião ficam sem resposta. É no ponto do “o que havia antes” que ficamos sem saída, e começamos a acreditar naquilo que mais nos satisfaz. É o ponto em que fica sem sentido discutir qual das teorias está certa…

    • Thiago Soares:

      Resumiu exatamente o que eu penso, kk, na parte do “quem criou o que havia primeiro” simplesmente não existe resposta alguma, é ai que entra a fé.

    • Gustavo Moraes:

      Ou a fé ou a humildade de dizer “eu não sei”, de qualquer forma, vale mais pensar no futuro do que no passado, pois o passado não muda, apenas nos ensina.

    • Thiago Possan:

      Porquê, Thiago Soares, se formos pensar assim, a própria bíblia que acredita-se ser escrita pelas mãos dos apóstolos “guiadas por Deus”, seria mentira, certo?

  • Campos:

    Marcelo.
    Voce tem toda razão de falar assim. Esta proposta de energia espaço e tempo, se não é perfeita, mas pelo menos é muito melhor do que big bang ou Deus. Estas propostas dexam muitas dúvidas e muito sérias. Veja o que diz a teoria do big bang: Foi um conteúdo que se expandiu, criando tambem o tempo e o espaço. Isto é um absurdo. O conteúdo ocupa um espaço, que por menor que seja é um espaço. Então é necessário um espaço para que o espaço seja criado. No caso de Deus é pior ainda. Seria um “Ser” inteligente, capaz de criar tudo, como foi criado e de tomar conta por um tempo infinito, sem se alimentar. Ser invisivel etc. Isto é energia. Se o epaço já existia, como sugere o big bang, o tempo seria a única incógnita que falta explicar. Quanto ao tempo existe muitas explicações com: “O tempo não existe” e “O tempo pode acabar” etc. Eu só sei que o tempo não pode retroceder. Isto é: Não pode andar ao contrário, como no caso de um big crunch. O espaço tambem não. Minha proposta é bem melhor (acredito).
    Como a energia se transformou em matéria? Sabemos que energia eletromagnéticaem um vácuo, sálta centelha mais facilmente que em altas pressões. Num vácuo extremo como nos primórdios tempos esta centelha seria muito evidente de acontecer. Como aconteceu. Provavelmente devido a uma mutação de um carga elétrica (-) que se transformou numa carga oposta(+). Existe na natureza os eletros e os positrons. Esta oposição provocaria a centelha que daria uma super explosão eletromagnética (o verdadeiro big bang). Por isto foi proposta um tempo infinito, pois não se sabe como ele surgiu. Isto é sempre existiu. O espaço tambem porque nada pode existir sem espaço. O única coisa mais incompreenssíveil é a energia. A fisica diz que ela não pode ser criada nem destruída. Não estou inventado nada. Não sei se fui claro, mas isto é uma discussão sem fim.

  • Campos:

    Não gosto de tratar deste assunto, principalmente em publico. Isto gera uma discussão sem fim. É pior do que se falar de política. Mas vou dar minha opinião. Na verdade tanto o big bang quanto a religião tem o mesmo aspecto mágico. Por este motivo sou contra os dois. Como diz o Marden, “A religião não fornece respostas. Apenas impede perguntas.” Isto é um fato. Eu pergunto: se Deus criou o universo, quem criou Deus? O pai e ou a mãe de Deus, foram criados por quem? Se tudo isto teve um inicio, como tudo começou? É claro que tudo tem um início e que começa lá de baixo,do pó. Acreditar em Deus ou no big bang, são a mesma coisa. Ambos começam da matéria e deveriam começar da energia. A energia seria o Deus da ciencia. Criador de todas as coisas. Não necessita de crença nem de sacrificios de ninguem. Seriam tres condições para a existencia de tudo: Energia espaço e tempo. Com energia infinita, colocada num espaço tambem infinito, por um tempo infinito, a energia acaba se transformando em matéria. Energia, aminoácios e água é a vida e vida evolução e tempo é igual a inteligencia. Para não me extender demais, sugiro ler o blog: “Olhando o Universo”. Lá voce encontra um explicação de que como tudo começou, sem o big bang e sem Deus.
    A matéria, num espaço mais em um tempo infinito
    a energia acaba se transformando em matéria.

    • Marcelo II:

      Querido Campos,

      Confesso que fiquei um pouco confuso com algumas colocações que fizeste. Mas tentando entender gostaria de fazer algumas análises, perdoe-me, portanto, se partir de pressupostos equivocados. Vamos ver os pressupostos que consegui identificar:
      1- Tudo tem um início; 2- Tudo começa do pó; 3- crer em Deus = crer no Big Bang; 4- Deus começou da matéria (?) / Big Bang começou da matéria; 6- Deus / Big Bang deveriam emanar da energia; 7- Energia = Deus da ciência; 8- Energia é o criador; 9- Três condições para existência de tudo: energia-espaço-tempo infinitos.

      É fácil perceber que o pressuposto “9” é incompatível com “1” e “2”. Portanto temos que analisar ao menos duas possibilidades.

      Primeiro teríamos:
      Conforme seu próprio argumento: “se energia-espaço-tempo são necessários para existência de tudo, se energia-espaço-tempo criaram a matéria, quem os criou? O pai e ou a mãe destas três condições foram criados por quem? se isso tudo teve início, como tudo começou?” Afinal, energia-espaço-tempo tem um início (1-) e começaram do pó (2-). Portanto Deus = Big Bang = energia-espaço-tempo (3-).

      Por outro lado…
      Você disse que tudo teve início, mas menciona três condições preexistentes a “tudo”, portanto estariam fora do âmbito da criação, sendo criadores em si mesmo, e a única maneira de entendermos isto seria admiti-los eternos, pois sendo responsáveis pela “existência de tudo”, nunca poderiam ter sido trazidos à existência (não foram criados). Agora imaginemos o seguinte: Contando a partir de agora, quanto tempo seria necessário para que a energia acabasse se transformando em matéria? Vamos admitir um número igual a X anos, assim, daqui a X anos teremos matéria da energia. Ok, pois temos um ponto de partida. Mas agora com energia eterna e infinita (para o passado) jamais teremos um ponto de partida, pois energia infinita (sendo fonte originária de tudo) não tem começo. Então a pergunta é: quando ela teria se transformado em matéria a partir de um “começo-inexistente” no infinito/eternidade? Qual o resultado da soma do tempo “infinito” (em direção ao passado ou ao futuro) + “X anos”? Considerando que a energia é desprovida de vontade própria e que, portanto, não pode determinar um ponto de partida para o início do processo de sua própria transformação em matéria durante o tempo passado infinito, a única conclusão que poderíamos chegar é que se no infinito/eternidade passado a energia se transformou em matéria, essa matéria também só poderia ser infinita e eterna, portanto um quarto deus para a trindade energia-espaço-tempo.

      Para solucionar o problema da partícula inicial que teria dado origem ao Big Bang, foi desenvolvida a teoria na qual acredita-se que, após o período de expansão do universo, ele começaria a se contrair e colapsaria em um Big Crunch até ficar superconcentrado novamente na diminuta partícula a tal ponto que explodiria novamente, em um processo de “respiração” que ocorreria infinitamente.

      Assim, analisando sob o prisma mais lógico possível os três segmentos concorrentes, (Deus eterno, Big Bang + Big Crunch eternos e energia-espaço-tempo infinitos) veremos que apenas Um deles pode determinar no decorrer da eternidade, por vontade própria, o início da formação da matéria e, fundamentalmente, apenas Um deles pode demonstrar propósito em fazê-lo.

      Caro amigo, se estamos aqui por uma sucessão de acidentes (pois não haveria propósito) no meio do caos, do Big Bang ou da energia-espaço-tempo, este texto é meramente outro acidente decorrente de todos os anteriores desde a formação das coisas, portanto, peço desculpas por ter tomado seu tempo.
      Senão achas isso, um abraço e fique com Deus.

      Marcelo II

    • Ernane Ferreira:

      tenha resposta ,para todas suas duvidas leia O LIVRO “PROJETO GENESIS”

  • Marcelo II:

    Reposta a Tallick – Cético

    Querido,
    O ponto culminante em que pode chegar um cético é o de duvidar e questionar o próprio ceticismo. Neste momento ele começa a descobrir verdades até então veladas por uma reação psicológica chamada dissonância cognitiva. Gostaria de experimentar respondê-lo e, se permitir, o farei aos poucos. Mas antes, tenho uma (pelo menos a primeira) pergunta sobre o Big Bang. Considerando que ele, se verídico, foi responsável pelo surgimento do espaço-tempo-matéria e, conseqüentemente, das leis da física, como ele teria ocorrido obedecendo estas leis da física antes mesmo delas existirem? Não resisti e segue outra pergunta: que matéria inicial foi usada na explosão, já que também não existia matéria? E o que é o “nada” onde está matéria poderia se encontrar, já que não havia espaço? Falando em “nada”, adiantando um pouco algumas colocações que pretendo trazer, vou começar por esta:
    “Ele estende o norte sobre o vazio; e faz pairar a Terra sobre o nada” (Jó 26:7). O livro de Jó é tido como o mais antigo da Bíblia, escrito por Moisés há cerca de 3.500 anos atrás (é isso mesmo, 1.520 A.C.!) e que, além de antecipar que a Terra esta pairando sobre o vácuo espacial, revela mais acerca do Criador “Quando regulou o peso do vento e fixou a medida das águas”(Jó 28:25). O barômetro que pôde determinar a pressão atmosférica e atestar que o ar tem peso só foi inventado em 1643. Ressalta-se que no Egito, local onde Moisés foi criado e educado, acreditava-se, na época que a Terra era plana e sustentada por 5 colunas ou que fora chocada de um enorme ovo com asas. Ainda assim, Moisés revelou a verdade. Como? Vou terminar a questão com a declaração bíblica constante no livro de Isaías 40:22: “Ele é o que está assentado sobre a redondeza da Terra” (escrito por volta do ano 681 A.C.)
    Mas é bom Lembrar que:
    “A Bíblia não está escrita na ‘linguagem da ciência’. Ela está escrita de tal modo que possa ser entendida por todas as pessoas de todas as épocas. Seu objetivo principal não é nos fornecer informações científicas sobre a ação criadora de Deus(…) ela quer antes nos mostrar a ação de Deus para com os homens, e por isso descreve as coisas de acordo com a sua importância para eles.” (Alexander vom Stein)
    Se você é tão cético assim, irá duvidar do Big Bang, ao menos na forma em que ele é explicado atualmente.
    Há outros aspectos desta teoria que devem ser analisados antes de aceitá-la como verdade absoluta, que poderemos explorar posteriormente. Deixo aqui a dica do livro A História da Vida, de Michelson Borges (Casa Publicadora Brasileira) que utilizei para algumas colocações, caso queira conhecer alternativas à ciência metafísica (e não empírica) aceita pelos meios de comunicação “formadores de opinião”, que as divulgam como verdades incontestáveis.
    A teoria do Big Bang é isso: Uma poeira menor que a ponta de uma agulha suspensa no nada teria dado origem a tudo (também requer uma boa dose de fé). Um diminuto passo além e podemos dizer que o universo surgiu do nada.
    “Disse Deus: Haja luz (BOOOM!- Quase da para ouvir!); e houve luz” (Gn 1:3)
    A versão bíblica utilizada foi a Almeida Revista e Atualizada.
    E o papa? Ele apenas cumpre seu papel histórico, como já o fez João Paulo II e Pio XII, como pode ser confirmado no site da revista TIME: (http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,985444,00.html)
    Um Abraço,
    Fique com Deus.

  • Marden:

    Então o Santo Padre fala com Deus? Puxa vida…
    É estranho a Igreja Católica ter o privilégio da exclusividade da informação sobre a origem da origem do Universo. Alguns lobos em pele de cordeiro, ou vice-versa (para quem gosta de gente dissimulada) não são descomprometidos, mas fizeram cursos de ciências para em suas teses e artigos, defenderem os dogmas de suas respectivas religiões, às custas de “argumentação científica”. A surrada injustiça contra Galileu não se compara às matanças das Cruzadas, tudo em nome de Deus. Há muitas idéias, não só relativas ao catolicismo, que contrariam a lógica e o senso de justiça e que teimam em permanecer como obstáculo à solução de problemas mais imediatos que o Big Bang. Neste ponto fico com os ateus: “A religião não fornece respostas. Apenas impede perguntas.”

  • didi:

    é bom quando fundamentamos uma crítica saber o porque das coisas para podermos tecer determinadas observações sinceramente que saber procure se embasar mais sobre

  • Luan carlos (estudante 2°):

    sim tambem estou de acordo com o papa que Deus esta por traz do big bang,na biblia fala que Deus criou o mundo em 6 dias e descançou no 7.mas há pessoas que dizem,mas como criar o mundo em 6 dias sendo que o big bang ocorreu a bilhões de anos?em outras passagens da biblia esta escrito que para Deus 1 dia e igual a mil anos e mil anos e igual a 1 dia..para deus naõ tem tempo por isso niguem o criou.
    assim como os cientistas conseguem comprovar suas teorias do big bang eu tam bem não tenho,mas dessa forma como surgiria outras coisas se não atravez de Deus?atravez de que?por que ?

    isso que eu digitei são minhas teorias que eu penso, eu sou apenas um estudante de 16 anos que gosta da ciencia,mas com minhas teorias e minhas logicas ,não a dos outros que não tem cabimentos….

  • marcelo:

    Uma coisa é certa que a ciência não pode me libertar de uma vida escrava das drogas e outras coisas como egocentrismo, individualismo etc… Tem dez anos que eu sigo os conselhos que nela contém, e nunca acertei tanto na vida como dentro desses dez anos. Embora muitos discordem da veracidade de suas palavras, até hoje ninguém por mais que buscou conseguiu provar o contrário.Eu acredito na ciência até o ponto em que ela não discorde da Soberania de Deus, ou seja acredito na ciência que cooperou para descobertas que trouxeram experanças para pessoas com o vírus da AIDS, mas nunca deixei de acreditar no Deus que pode curar instantaneamente dessa doença tão temida, depois que tive um encontro com ele através de Cristo e sua palavra.

    • Prego Mestre:

      vc conhece alguem curado de HIV/AIDS? ele precisa ser estudado pra que conheçamos o processo de cura da AIDS. Essa pessoa vai virar “SUPERSTAR”. Deus pode curar qualquer enfermidade, fazer qualquer coisa, MAS ELE NUNCA QUER FAZER NADA, o Legal reside aí: Poder Fazer, mas Nâo Querer de fazer.

    • Jorginho:

      A bíblia responde pq Ele deixa acontecer e milagres existem, apesar de raros!
      Se estudar a bíblia, entenderá que depois da transgressão; o homem estava sujeito a espinhos…
      Contudo, um resgate estava previsto em dá o homem a imortalidade. Aquilo que a ciência busca desde a alquimia!

    • Fernando:

      Deus não cura a aids por causa da imundice do pecado que os homens comentem.
      A aids existe por causa da imoralidade sexual que é contra a vontade divina.

    • Gustavo Moraes:

      A ciência é legal enquanto é fundamental para sua vida, mas você a despreza quando ela ameaça seu comodismo e te pede pra pensar um pouco ao invés de crer.Legal.

  • TrueLogic:

    O que o papa conheçe de Física, Astronomia, Química, atomos, energia, matéria/antimatéria, em geral… ciência?

    Pra ele acreditar que deus existe ele não deve conhecer de nada mesmo…
    Perdeu a vida toda estudando a bíblia e seus fundamentos ilusórios, enquanto poderia ter feito alguma coisa de útil nessa vida.

  • JUCABALA:

    Igreja retrógrada é pleonasmo.

  • samuel:

    daqui a pouco a religião vai tá a FAVOR DA CIENCIA!

  • Roberto Sanches:

    Deus é o amor, Deus é tudo de bom.

    Se eu escrevo isso ai, todo mundo pega e da Jóinha.

    Agora se eu falo que Deus não crio nada disso, todo mundo da Negativo.

    Como diz o ditado, Pau que nasce torto nunca se endireita, se a pessoa desde pequena foi colocado na cabeça dela que Deus crio tudo, e bla bla bla, ela não vai mudar de opinião.

    O negócio é que, quem acredita em Deus é muito mais desinformado do que parece.

    Agora já pode dar seus negativos.. vocês que provavelmente acredita em deus.

  • Rafaela:

    Agora , alguém mais tem dúvidas sobre o Big Bang?
    E quem sabe sobre Adão e Eva?
    Será que o Papa falará sobre a evolução ? Ou dirá, bem …
    aconteceu o Big Bang , e tal… aí os humanos já foram criados num “PLAFT” … assim como todos os animais e tudo o que há !

    • Luan carlos (estudante 2°):

      Filha se vc for ficar acreditando na teoria dos outros sobre evolução e tal vc nunca chegara a uma conclusão.Assim como eu Nao posso afirmar a existencia de DEUS vc Não pode comprovar a Merda da Evolução.Por que isso é uma teoria e Não uma Verdade Comprovada.

    • Gustavo Moraes:

      Tipo a teoria do heliocentrismo ou a teoria da gravidade né Luan? Toda a ciência atual baseada na evolução, milhares de novas evidências surgindo todos os anos e você despreza esse fato por que ele afeta sua crença infantil? Quando sua vida estiver dependendo de um antibiótico eficaz e os médicos buscarem um ao qual a bactéria não seja resistente, não pense que isso é consequência da evolução natural(como os médicos que vão te salvar), acredite que é deus tirando uma com a sua cara, deve ser mais cômodo…

  • colt:

    Deus é a materia, é a energia primordial que torna possivel a manifestação dos atomos.
    Deus é a lei, a lei que todas as coisas no universo seguem, algo as criou, a lei da gravidade, do magnetismo, da propagação da luz, da oscilação do vacuo quantico, enfim o universo é a prova da existencia de Deus, porem Deus criador é diferente do Deus religioso, o Deus religioso que está na biblia é cheio de defeitos, falhas de personalidade humana são observadas em Deus e isto ocorre porque foram humanos que quiseram escrever e compreender Deus, o verdadeiro problema não é a existencia de Deus e sim nossa compreensão do que pode ser Deus, porem algo eu sei com certeza, Deus não nos fez á imagem e semlhança dele. o que Deus fez foram as leis e as variantes possiveis de evolução em trilhões de estrelas em trilhões de planetas. todas as leis fisicas e quimicas e quanticas foram feitas por algo, e acredito que o que comanda esta manifestação é Deus, o verdadeiro e genuino, não o religiosos cheio de mitologias e parafernalias mitologicas e fantasiosas dos seres humanos.
    mesmo que jesus não seja real, existe algo importante, sem amor o homem não conquistará o eino dos ceus, cientificamente falando, sem amor o homem civilizado e materialista não conseguirá impedir as guerras por motivos mesquinhos como dinheiro ou desavenças culturais, assim nestas guerras nos manteremos estaticos no estado evolutivo terrestre, e nunca evoluiremos a tempo de conservarmos nossa bioesfera e avanaçar rumo ao espaço que é o reino deos céus, de uma forma cientifica é claro, teorias temos muitas, porem sem união real, com materialismo, religiosidade ou militarismo não teremos tempo de avançar a era espacial

  • Breno Luiz:

    Sinceramente.Esse papa tá falando besteira.

  • criancinha:

    “Sei que atribuir a divindades acontecimentos inexplicaveis simplismente por não entende-los é ignorância, agora dizer que esta força maior chamadada de Deus não existe é uma ignorância maior ainda”

    “Sei que atribuir a divindades acontecimentos inexplicaveis simplismente por não entende-los é ignorância, agora dizer que esta força maior chamadada de TUPÃ não existe é uma ignorância maior ainda”

    “Sei que atribuir a divindades acontecimentos inexplicaveis simplismente por não entende-los é ignorância, agora dizer que esta força maior chamadada de ALÁ não existe é uma ignorância maior ainda”

    “Sei que atribuir a divindades acontecimentos inexplicaveis simplismente por não entende-los é ignorância, agora dizer que esta força maior chamadada de ZEUS não existe é uma ignorância maior ainda”

    ETC, ETC, ETC…

  • Oseias:

    Todos questionam a existencia de Deus, como se “por não poder comprovar” que Ele é real, tal divindade não existisse. O ser humano gosta da materialiedade, do consistente, do real, do tocavel do palpavel.
    Mais alguém já conseguiu entender a si msm? Entender a complexidade do ser humano. Alguém já parou para analizar a complexidade do pensamento humano, na complexidade dos seus atos…raciocinar, dicernir, sentir etc. Sei que atribuir a divindades acontecimentos inexplicaveis simplismente por não entende-los é ignorância, agora dizer que esta força maior chamadada de Deus não existe é uma ignorância maior ainda. A Leitura da biblia é interpretativa, mais existem príncipios para esta interpretação. O livro de Gênises é sem duvida o Livro mais complexo já escrito, e como nosso amigo Murilo msm disse o tempo de Deus não é o nosso, o exemplo dado de que 1 dia são como 1000 anos e 1000 anos como um dia é apenas a fator demostrativo, 1 dia de Deus descrito na Biblia podem aquivaler para nós como centenas de milhares de anos.
    Quer um expemplo? No Cap.1 e vs 1 de Genêsis diz: No príncipio criou Deus os céus e a terra.( e em seguida diz ) vs 2: E a terra era sem forma e vazia.
    Por que só no segundo versiculo é que o escritor diz que a terra era sem forma e fazia? Mistério !?! Se analizarmos bem veremos que do 1º para o 2º verso existe um intervalo de tempo, possivelmente milhares de anos. A Biblía, apesar de ser considerada apenas um livro velho cheio de histórias tolas por algumas pessoas, descreve coisas e acontecimento que a ciência veio apenas comprovar na atualidade. Por mais inteligente que seja um ser humano e mais avançada sua tecnologia ainda existirão coisas no Universo sem explicação plausivel. O big bang é uma TEORIA que até ser comprovada levara o homem a um caminho de conhecimentos e descobertas que pode leva-lo para mais perto ou ainda mais loge da verdade do Universo.

  • Julian:

    Rodrigo vc consegue provar que foi uma coincidenci? Como atomos se chocaram se a vida, tempo e espaco nao existia? Cada um com suas ideias enfim…

  • Rodrigo Paim:

    Afirmar é fácil, qualquer um afirma qualquer coisa.

    Quero agora que o Papa PROVE que Deus estava por trás do Big Bang ….

    Não dá, ele não consegue nem provar de forma racional que deus existe…

  • Roberto:

    Nós temos mania de dar nome a tudo e pôr cara em todos. Deus é o tudo e o nada ao mesmo tempo. Alguns tem a ideia de Deus como um velhinho em algum lugar esperando que algo de interessante aconteça como resultado de uma obra. O conceito de “Deus” pode ser uma espécie de força(porque não?) que atua unindo partículas elementares dos átomos até formas complexas como galáxia e a própria matéria consciente. Não existe, na filosofia e nem na ciência, algo que explique a existência das coisas elementares ou sua finalidade, em outras palavras, Deus. Não sou totalmente ateu, sou totalmente a-religioso. A religião prende nossa compreensão das coisas.

  • criancinha:

    A pergunta do Alisson é bastante pertinente:

    “Se o Big Bang criou o Universo e Deus criou o Big Bang, então, quem criou Deus?”

    Uma vez que essa “entidade” pode ser caracterizada de alguma forma, isso necessáriamente a individualiza, o limita, visto que possui alguma qualidade que não existe em qualquer outra forma de existência.

    Se Deus pode ser caracterizado o “amor”, por exemplo, isso significa que ele não está presente em qualquer outra forma de existência em que tal caracterísica é suprimida. Logo, há uma dualidade, caso contrário seria incoerente dizer que ele é amor, se também é ao mesmo tempo “não-amor”.

    Se existe uma dualidade (ou pluralidade, que seja!), ou seja, formas de existência de características diferentes, presumivelmente há que se considerar uque deva haver um Ser que mantenha todas as caracteríticas de tudo o que exista.

    Então se “Deus” é isso ou aquilo, ele é um ser individualizado(por mais infinito que possa parecer, ele tem limites), e dessa forma, deve ser originado de alguma outra forma de existência maior – esta que não tem definições, não pode ser individualizada por qualquer adjetivo, podendo-se conceituá-la simplesmente de “Aquilo que é”

  • lauro:

    eis a minha teoria

    tudo começou trilhoes de anos antes do nosso big bang.uma coisa suprema com poderes infinitos, neste universo nos conhecemos ela como DEUS e esse deus cria tantos universos que o ser humano não tem armazenamento no cerebro para contar estes universos que são criados por big bangs criados por deus.por que deus só faria um planeta com seres?este é só um universo dos infinitos que deus criou com big bangs.

  • Alisson:

    A igreja, por ser uma fonte de DESinformação, anda tão desesperada e perdida que o jeito é correr atrás da ciência para manter o que sobrou de sua credibilidade. É visível a decadência de seus moldes mais primitivos.

  • Alisson:

    Se o Big Bang criou o Universo e Deus criou o Big Bang, então, quem criou Deus?

    • Luan carlos(2°):

      Para Deus Não Há Tempo ele se criou,Nós Humanos temos uma mania de usar o tempo para tudo e Para todos,Só por que Nosso planeta e seus Habitantes envelhesem.

    • Gustavo Moraes:

      “envelhesem”… só deus mesmo, pena que ele não existe.

  • Hélder:

    O nosso cérebro não é capaz de se conhecer na totalidade dos seus processos, quanto mais compreender a entidade criadora do universo!
    Muito do conhecimento humano se desenvolveu ao longo de séculos através da lógica. Este é o único meio de perceber a existência de Deus.
    Nada acontece por acaso meus amigos….acham que a sincronia perfeita de eventos que deram origem ao homem aconteceu por acaso? Nada disso!
    Somos fruto de um programa de computador avançado proveniente da imaginação de um individuo de rabo de cavalo,gordo, 1,50, óculos de garrafa, masturbador compulsivo que passa os dias sentado à secretária a jogar Second Life noutro universo.(brincadeira)
    Lembrem-se de não descartar hipóteses pelo simples facto de não as perceber. Não é que o propósito da vida ou a existência de Deus não tenham uma resposta, nós é que nunca seremos capazes de a compreender.
    Mesmo que através da evolução autónoma da tecnologia, num futura distante seja criada uma máquina que encontre as respostas para os problemas da existência, a resposta será da maquina e inacessível à compreensão humana.

    Peace

  • Wanderson:

    Taí,anacronismos da Igreja a parte,creio que em partes o Papa está certo.Se nós considerarmos que o nada não pode criar absolutamente nada,pois é um paradoxo em si mesmo,a possibilidade de o universo ter sido criado por uma inteligência suprema,que transcende todo nosso conhecimento científico,filosófico e principalmente religioso é válida.
    Se considerarmos essa possibilidade sem as noções e proporções do antropomorfismo e preconceitos de religião,a hipótese é válida.

  • Hélder:

    Eu fico “Barado”(como se diz na minha terra)XD, quando vejo comentários perfeitamente válidos serem ocultados por votação negativa enquanto que outros onde reina a ignorância abundam em votos positivos!
    Pó people que faz uso da razão:
    Pessoal …cada um tem direito a acreditar no que bem entender, portando não percam tempo a tentar “demonstrar”(reparem no politicamente correcto) a quem não está aberto a aceitar ou perceber novas ideias e conceitos.
    Dá-me ideia que alguns sujeitos vivem para criticar tudo o que sai da boca do Papa!
    se o homem disse-se que o Brasil não valia nada era já um 31 do crlh! pk o Brasil tem proporções continentais, é uma das maiores economias do mundo etc.
    se o homem disse-se que o Brasil era o melhor do mundo…continuava o 31! pk o Brasil tem grandes problemas sociais, trafico, violência etc.
    em fim… preso por ter cão e preso por não ter!
    sinceramente, é esta a ideia com que fico.
    Agora que o Homem vem finalmente admitir(em nome da igreja)o que todos consideram como certo, incluindo a própria igreja catolica desde há decadas, ainda que de uma forma oficiosa… é “crucificado”!!

    Peace

  • Patrix:

    Murilo
    Então vc quer afirmar que a terra e toda a vida que nela reside tem apenas 6000 anos de duração????

  • Murilo:

    Bom, como o papa afirmou, pode ate ter ocorrido o big bang, mais foi Deus quem o fez, quanto ao tempo de criação da terra, se vc leu a biblia vai ver que o tempo de Deus eh datado como kairos e nao cronos que eh o nosso tempo, diz ainda que no tempo de Deus 1000 anos eh como um 1 dia e 1 dia sao como 1000 anos, ou seja pode ser que os 6 dias em que Deus fez a terra e tudo q nela ha, sejam na verdade em nosso tempo milhares de anos, outra coisa importante sobre Deus eh que a biblia por ser o livro mais antigo existente, eh o pai de todas as palavras que conhecemos hoje.

    • Gustavo Moraes:

      O livro mais antigo?????? Não, para que eu quero descer!

  • Tallick – Cético:

    Afirmar que Deus fez o univero é bastante fácil e cômodo. Nisso eu esperava que o Papa nao apenas afirmasse, e sim, explicasse como se deu o processo do big bang, através das mãos divinas. Isso ainda nao foi feito por nenhum teólogo. Nem mesma a bíblia soube explicar de forma coerente, como se deu de fato, as criações expostas na mesma. Como? Que material foi utilizado? Que espécies de compostos químicos e moléculas foram criadas, para se criar outra coisa mais complexa?
    Afirmar que Deus fez o universo, assim como todos os seres vivos na terra, sem um mínimo sequer de evidencias plausíveis, e explicação exata e consistente, soa como uma afirmação que poderia ser utilizada tambem dessa forma, Papai Noel ou Saci-Pererê criou o mundo e o universo, portanto Papai Noel ou Saci-Pererê existe.

    • Caio:

      Concordo que é uma explicação bem fácil e cômoda. Mas dizer que nenhum teólogo explicou eu já não concordo. Pois tudo quanto é religião(que pelo menos que eu conheci até hoje) explica a origem a sua maneira. As teorias podem não fazer sentido para nós, podem parecer historinhas mas foram maneiras de se explicar o que aconteceu. Nós temos teorias atualmente que explicam de forma mais embasada com nossos conhecimentos e observações, mas nada impede que uma nova teoria explique de forma mais apurada da origem substitua a atual. E os atuais teólogos não tem necessidade de fazer esse tipo de explicação já os cientistas estão ai justamente para fazer isso. Dizer como as coisa aconteceram. Até porque a ciência na forma como a conhecemos hoje deve muito a Bíblia já muitos naturalistas tentaram provar que ela estava certa e chegaram aos conhecimentos que temos hoje.
      E como Steven Hawking uma vez disse “Não preciso de Deus para explicar a origem do universo” certamente não precisa porque esse não é o dever da ciência afinal essa é uma gestão que ainda vai ficar em pauta por muito tempo e sem uma conclusão já que isso vai lidar mas com que você acredita do que com que você observa levando ao resultado que você quer.

      Eu achei muito sábia a decisão do Papa afinal já não dava mais para ficar defendo o genesis ocorreu ao pé da letra como os religiosos tanto defendem.

    • Marcelo:

      Querido,

      O ponto culminante em que pode chegar um cético é o de duvidar e questionar o próprio ceticismo. Neste momento ele começa a descobrir verdades até então veladas por uma reação psicológica chamada dissonância cognitiva. Gostaria de experimentar respondê-lo e, se permitir, o farei aos poucos. Mas antes, tenho uma (pelo menos a primeira) pergunta sobre o Big Bang. Considerando que ele, se verídico, foi responsável pelo surgimento do espaço-tempo-matéria e, conseqüentemente, das leis da física, como ele teria ocorrido obedecendo estas leis da física antes mesmo delas existirem? Não resisti e segue outra pergunta: que matéria inicial foi usada na explosão, já que também não existia matéria? E o que é o “nada” onde está matéria poderia se encontrar, já que não havia espaço? Falando em “nada”, adiantando um pouco algumas colocações que pretendo trazer, vou começar por esta:
      “Ele estende o norte sobre o vazio; e faz pairar a Terra sobre o nada” (Jó 26:7). O livro de Jó é tido como o mais antigo da Bíblia, escrito por Moisés há cerca de 3.500 anos atrás (é isso mesmo, 1.520 A.C.!) e que, além de antecipar que a Terra esta pairando sobre o vácuo espacial, revela mais acerca do Criador “Quando regulou o peso do vento e fixou a medida das águas”(Jó 28:25). O barômetro que pôde determinar a pressão atmosférica e atestar que o ar tem peso só foi inventado em 1643. Ressalta-se que no Egito, local onde Moisés foi criado e educado, acreditava-se, na época que a Terra era plana e sustentada por 5 colunas ou que fora chocada de um enorme ovo com asas. Ainda assim, Moisés revelou a verdade. Como? Vou terminar a questão com a declaração bíblica constante no livro de Isaías 40:22: “Ele é o que está assentado sobre a redondeza da Terra” (escrito por volta do ano 681 A.C.)
      Mas é bom Lembrar que:
      “A Bíblia não está escrita na ‘linguagem da ciência’. Ela está escrita de tal modo que possa ser entendida por todas as pessoas de todas as épocas. Seu objetivo principal não é nos fornecer informações científicas sobre a ação criadora de Deus(…) ela quer antes nos mostrar a ação de Deus para com os homens, e por isso descreve as coisas de acordo com a sua importância para eles.” (Alexander vom Stein)
      Se você é tão cético assim, irá duvidar do Big Bang, ao menos na forma em que ele é explicado atualmente.
      Há outros aspectos desta teoria que devem ser analisados antes de aceitá-la como verdade absoluta, que poderemos explorar posteriormente. Deixo aqui a dica do livro A História da Vida, de Michelson Borges (Casa Publicadora Brasileira) que utilizei para algumas colocações, caso queira conhecer alternativas à ciência metafísica (e não empírica) aceita pelos meios de comunicação “formadores de opinião”, que as divulgam como verdades incontestáveis.
      A teoria do Big Bang é isso: Uma poeira menor que a ponta de uma agulha suspensa no nada teria dado origem a tudo (também requer uma boa dose de fé). Um diminuto passo além e podemos dizer que o universo surgiu do nada.
      “Disse Deus: Haja luz (BOOOM!- Quase da para ouvir!); e houve luz” (Gn 1:3)
      A versão bíblica utilizada foi a Almeida Revista e Atualizada.
      E o papa? Ele apenas cumpre seu papel histórico, como já o fez João Paulo II e Pio XII, como pode ser confirmado no site da revista TIME: (http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,985444,00.html)

      Um Abraço,
      Fique com Deus.

  • criancinha:

    Deus sempre está por trás de tudo, nunca pela frente.

    Porque ele se esconde tanto?

  • Yoshi:

    E mais uma vez a igreja molda suas palavras para se adequar ao período no qual seus fieis estão inseridos. Isso sempre aconteceu e sempre vai acontecer, basta ler um pouco de história.
    O homem evoluiu e hoje temos tecnologias que a algumas décadas atrás jamais sonhariamos em ter. Graças as pesquisas e experiências temos melhor qualidade de vida e etc. etc. etc. Apesar de destruirmos outras vidas enquanto buscamos por isso. Mas essa é a natureza humana, goste você ou não.
    E apesar de tudo o que a humanidade já conquistou e destruiu ainda há pessoas que acham que o homem não teria a criatividade de escrever um livro, ao qual deram o nome de Bíblia, com muitas histórias – ou seriam apenas estórias? – e lições de moral e etc., sem contar as inumeras traduções e interpretações pelas quais este livro já passou e ainda passará. Assim como os dogmas da igreja já foi moldada você acha que um livro não seria moldado também? Verdade ou mentira? Espirito santo ou pura criatividade?
    Seja lá no for em que você acredite, não feche os olhos e nem tape os ouvidos após ler ou ouvir apenas um dos lados mas abra a boca para dialogar.

  • Alex:

    Tá bom Sr Papa Nazi, Deus fez o Big bang… mas, quem fez Deus?

    • Caio:

      Papai e mamãe Deus talvez, ou simplesmente geração espontanea, ou talvez deu se criou no momento que o universo teve origem (Vai que o universo é um organismo consciente que chamamos de Deus).
      Mas se esse mistério fosse revelado talvez as coisas não tivessem mais a mesma graça.

  • Renata:

    Alguém sábio dizia que o acaso é uma droga inventada por lorpas para ser comida por palermas.Adorei, haha.

    Porém a teoria do Big Bang foi criada por um padre…

  • Hélder:

    Esta afirmação por parte de membros da igreja, de que o universo surgiu consequência do big bang, não é nova.
    O único motivo pelo qual surpreende é por vir directamente da boca do papa.
    Eu contacto com padres e seminaristas frequentemente e nas nossas “discussões” sobre este assunto, sempre me me foi dito que a ciência e a fé não estão em rota de colisão, mas sim numa caminhada lado a lado que facilita a compreensão dos mistérios e dogmas de ambas as partes.
    A igreja católica admite as descobertas da ciência desde há décadas, incluindo a teoria da evolução das espécies, ainda que não publicamente. No entanto, não deixam de afirmar que Deus É a mão por de trás de toda a existência, provocando determinadas acções, com efeitos e consequências que mesmo sendo reconhecidas pela ciência como processo físicos e casuais não o são.
    Alguém sábio dizia que o acaso é uma droga inventada por lorpas para ser comida por palermas.

    • Caio:

      Cara concordo plenamente com você. Até porque como por exemplo a evolução pode muito bem ter uma origem divina. Afinal nunca foi dito que sim nem que não. Só que aconteceu. E essa casualidade que tem estado tão na moda principalmente na física com a física quantica pode muito bem ser a maneira como Deus trabalhe e nós talvez nunca tenhamos a capacidade de compreender sem parecer ser totalmente aleatório.

  • criancinha:

    João Vitor acaba de criar uma nova ramificação do cristianismo. O Capetoísmo!

  • BorgesB:

    Nossa esse João Vitor sabe mesmo como fazer alguem rir, hahahahaha…

  • Católica:

    Sou católica, mas mantenho a minha crítica viva. A Igreja é feita de Homens e Homens falham. A Igreja tem um passado de escândalos? Sim. Mas de glórias também. Qual a instituição neste planeta é infalível? Qual o Homem neste planeta é infalível?
    Um dia eu ouvi de um padre uma frase que norteia a minha fé. Ele disse que quando estamos insatisfeitos com algo ou discordamos de algo, temos que fazer parte deste algo para promover a mudança. Pois uma mudança nunca ocorre de fora para dentro, mas sim de dentro para fora.
    Vi críticas aqui que demonstram total desconhecimento da doutrina católica atual. As pessoas acham que sabem o a Igreja prega, mas tem uma idéia da Igreja totalmente ultrapassada. Muitas opiniões aqui estão ancoradas na Idade Média. A Igreja já avançou muito desde lá. A Igreja Católica é muito mais moderna do que a maioria acredita.
    E muito mais aberta ao novo do que jamais foi. Como ratifica o comentário de Tomás.
    Mas o que adianta uma instituição ser aberta ao novo, se os velhos de plantão insistem em manter opiniões tão fechadas, não é mesmo?
    Para haver mudança, temos que dar espaço para que esta aconteça.
    E para quem deseja ter uma visão mais atual:

    http://www.youtube.com/watch?v=kkfhX_xhCcw

    “A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega” Albert Einstein

  • johnny matiello:

    A religião só tinha alguma chance contra a ciência no tempo em que a informação mais confiável que havia era a transmitida pelos mais velhos, ou mais sábios (que eram os sacerdotes).
    Mas se formos fazer um levantamento do que trouxe mais benefícios para a humanidade, coitada da religião.
    Sei que serei criticado pelos religiosos conservadores, mas a religião tem sido prejudicial para o mundo nos dias atuais: prega que nao devemos usar camisinha (ou seja, acham que se vc morrer de AIDS era a vontade de Deus); que os homossexuais vao todos para o inferno (desconsidere a questão do arrependimento) – se forem, que Deus de amor teria tanto preconceito?
    Além disso, no oriente é que a coisa fica preta. Por causa da religião IMBECIL deles, amputam o clitóris das mulheres (elas sao um objeto que só serve pra dar filhos), matam suas esposas por apedrejamento por qualquer bobeira, ainda cometem terrorismo e acham que estão fazendo um bom trabalho.

    O que estou querendo dizer, e que tenho tentado pregar ultimamente, é que o mundo seria muito melhor se nao existisse nenhuma religião, imaginem que maravilha!
    Eu nao sou ateu, e acredito que o importante nao é a religião, e sim a espiritualidade.

  • johnny matiello:

    João Vitor, sem zueira, fazia tempo que eu nao lia tanta besteira heim!

  • Edilson da Costa do Nascimento Belém-Pa:

    Na Biblia, não esta escrito os nomes dos reis magos, nem que eram 3, nem que eram reis. Não esta escrito nada disso.

  • Hugo:

    No princípio era o verbo. E que verbo? Bang!

  • Lauro Faria:

    Eu acredito em Deus.

    Mas também acredito na ignorância humana.

    🙂

  • João Vitor:

    1: ‘A igreja, afinal, não divulgaria mais que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo.’
    2: isso ta escrito na biblia, e tudo q ta escrito na biblia ta certo
    3: logo, isso era pra ser interpretado
    4: logo, o papa pensara em uma interpretação daora pra falar disso
    5: talvez ele fale que teve o big bang mas a terra so foi criada 6 dias dps e no domingo ele descançou
    6: mas [b]de acordo com a igreja a terra tem 6mil anos, logo o big bang aconteceu 6 mil anos e 6 dias atras![/b]
    7: logo os astros viajaram mais rapido q a vel da luz, entre varias outras coisas
    8: tirano q a frase de encima tem seis numeros 6, deixando claro q o capeta666 q criou o universo

    descobrimos quem criou o universo

  • Brenda:

    Eu sempre tive esse pensamento diante da criação da terra…
    Acho que o big bang aconteceu de fato, porém, non aconteceu sem que algo tivesse ordenado ou executado isso…
    não acredito em Deus, acredito em algo supremo, que vai além da imaginação humana, e que não seja um cara barbudo com olhos azuis (que algumas bíblias e religião também são opostas).
    Acho que se houver fim dos tempos ou algo parecido com recomeço da humanidade, descobriremos que a ciência a religião pode sim fazer as pazes… e que a teoria do big bang foi o mais próximo que o homem conseguiu chegar da existêcia desse ser supremo.

    • Caio:

      Eu acho que a teoria das cordas chega um pouco mas perto

  • Biakuia:

    Para os menos entendidos os 7 dias da criação não são sete dias no sentido literal o numero sete faz menção á perfeição ou seja quando em genesis diz que o mundo em sete dias significa que ele foi feito com perfeição só que o homem infelizmente tem destruido toda essa perfeição agora dizer que a igreja calou aos grtandes nomes da ciencia aff… se foi a pripria ICAR que fundou a primeira universidade no ano de 1300 que foi a de Bologña na italia ,agora dizer que o acaso foi o criador de tudo é pura tolice como se o acaso cego tivesse inteligencia para manter cadeias de dna sem entrar em colapso,ou manter eletrons na quantidade certa ao redor de um nucleo para fazer este ou aquele elemento quimico aliás como os átomos sabem com quem eles devem combinar fara fazer as mais diferentes formas de moléculas ,até mesmo as que são necessárias para vida,só se eles tiverem vontade própria ,ficar dizendo que Deus não criou o universo é algo ão infantil como não conseguir pegar um fruto e atirar pedras na arvore,e agredir a moral de uma instituição,pior a covardia é tamanha dos ateus que eles nãoa tacam os judeus e muçulmanos pois sabem que eles reagiriam com violencia e pra dizer a verdade eles não estão totalmente errados ,nos católicos deveriamos aprender a defender nossa fé pois essa gente só sabem falar besteira enquanto a gente fica calado X(

  • harrison:

    O Papa não é pop desta vez
    ele é Hitler

  • Tomás:

    Na verdade, a Igreja Católica é uma das mais evoluídas em matéria de ciência se nós formos compará-la com outras religiões e igrejas. É a única que tem um observatório astronômico, muito bem conceituado entre estudiosos. Possui uma academia de ciência no Vaticano e até mesmo já aceitou a teoria da evolução na década de 1950, quando Pio XII permitiu que escolas e universidades católicas pesquisassem os princípios e postulados da teoria da evolução.
    Eu trabalho em universidade católica e tenho ampla liberdade de pesquisa científica.

  • holiday:

    concordo com o Pardau, desculpa ou qualquer outra reparação para mulçumanos e judeus ele não faz, assim como para os negros, que foram considerados sem alma pela “Santa Madre Igreja” onde só incentivou a escravidão. Não levo nada em consideração que saia da boca de um padre ou pastor, é pra isso que existe a Bíblia!!!

  • Pardau:

    Muito bem, falta agora devolver toda a riqueza que foi pilhada pela igreja durante as cruzadas. Ah, e um pedido de desculpas aos mulçumanos por Jerusalém.

  • luciana:

    Rodolfo Andrade
    Até que enfim uma opinião coerente!

  • X:

    Pensei que aqui era so pra comentarios, não pra colocar textos mais longos que a propria materia. kkkkkkkkk

    • Marcelo II:

      Em qq literatura comentada os comentários são maiores que o texto comentado.

  • JOSÉ LUIZ Jr.:

    ÔPA ! ESSE TEMA É INTERESSANTE.
    PRIMEIRO VEM O JEAN DEMONSTRANDO SER UM HOMEM DE FÉ, ONDE ACREDITA QUE DEUS FOI CRIADO PELOS HOMENS, PELO MENOS ACREDITA EM DEUS DE ALGUMA FORMA. DEPOIS VEM O CRC AFIRMANDO QUE A IGREJA (CATÓLICA) ESTÁ DESESPERADA, MAS PELO O QUE EU SEI É QUE QUEM SEGUE OS ENSINAMENTOS DE CRISTO E TEM DEUS COMO META NUNCA ENTRA EM DESESPERO. AÍ VEM O PALHAÇO TIRIRICA, NOME BEM APROPRIADO POR SINAL, E DIZ QUE ESTÁ DECEPCIONADO,KKK. ACHO MELHOR DAR UMA LIDA NA LITURGIA E DOUTRINA CATÓLICA, DEPOIS DISSO TENHO CERTEZA QUE NÃO VERÁ FUNDAMENTO PARA SUA DECEPCÃO. JÁ EU ESTOU PREOCUPADO, VC QUER MESMO QUE A CIÊNCIA PROVE A INEXISTÊNCIA DE DEUS PATRIX? VC ACREDITA NISTO?
    DE QUALQUER FORMA FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DE ANDRADE ONDE ELE AFIRMA QUE É PRECISO TOLERÂNCIA E IMPARCIALIDADE PARA CRITICAR DETERMINADOS ASSUNTOS. UM FORTE ABRAÇO A TODOS !

  • Paulo:

    Algures está de brincadeira!!!! No ¨the grand design¨ Stephen Hawkings fala exatamente o contrário.

  • Pedro Vaz:

    Imaginem: Se eu lançar uma Bomba Atómica no deserto do sahra, com uma enorme liberação de energia, será que a explosão transformaria a energia em Casas, Prédios, ruas bem organizadas, etc…???????????????????

    É tão lógico que se o Big-Bang existiu, teve alguém por tras disso tudo, foi sim um dos processo pelo qual deus criou o universo, alias….imaginem só, após o tal explosão, o universo foi se espandindo, certo, e pela lógico, se algo esta se expandindo, é pq existe algum espaço por onde ele se vai expandir, que lugar é esse onde o universo está se expandindo? Quem reside nele? que forças actuam nele? existe outros universos? em q espaços esses universos estão localizados? hahahah, meus caros, se liguem…o nosso cérebro, só consegue discernir o que tem principio e tem fim, já para deus, tudo é infinito, são coisas que nos ultrapassam, a NASA deveria é tentar chegar ao Núcleo da terra, e às profundezas dos oceanos, e ponto final.

  • pri:

    kkk, esse povo é…! Como se dependesse deles uma coisa se verdade ou mentira, fato ou ficção!

  • ANTONIO CARLOS DE SOUZA:

    A FÍSICA MODERNA é LIMITADA pois precisa trabalhar com FENÔMENOS observáveis e TENTAR EXPLICAR. Exemplo simples, ELA a FISICA MODERNA “”propõe”” DESESPERADAMENTE que TODA MATÉRIA teria sido CRIADA devido a INVISÍVEIS particulas chamadas de BOSONS de HIGGS que por sua vez, teve o NOME CUNHADO pelo PRÓPRIO GÊNIO da FISICA Peter Higgs de PARTICULA DE DEUS. Portanto, CONCORDO plenamente com o PAPA BENTO 16. A CIÊNCIA não consegue explicar TUDO, pois ELA é LIMITADA pelos PRÓPRIOS LIMITES FISICOS dos LABORATÓRIOS.
    Sou FISICO e já percebi que é INUTIL a CIÊNCIA querer tentar EXPLICAR TUDO apenas como EVENTOS ESTATÍSTICOS. Todo aquele cientista que precisa apenas de ELEMENTOS MATERIAIS para explicar o TUDO, fica ESCRAVO da ESTATÍSTICA QUÂNTICA e não consegue escapar desta perspectiva científica. O dia que a CIÊNCIA EXPLICAR com DETALHES TÉCNICOS todo o MILAGRE DO SOL ocorrido em FÁTIMA em 1917, SEM SIMPLIFICAÇÕES EVASIVAS, ai sim poderei concordar NA INTEGRA com o Stephen Hawking. Eu ainda tenho DUVIDAS sobre a total CONSCIÊNCIA de Stephen preso e DEBILITADO numa cadeira de rodas dependendo de OUTRO FISICO AMERICANO para abordar a CRIAÇÃO ESPONTÂNEA do UNIVERSO, hehe.

  • Simas:

    Deus? onde ele deixou escrito? Quem fez os cálculos, onde está o telescópio? Pura palhaçada. Hoje já se admite que não aconteceu o big bang. Veja: http//:bigbangneverhappened.org
    Infelizmente Sr. Papa sua idéia veio atrazada.

  • Marcelo:

    Segundo o livro de apocalipse, a ferida da besta será curada, e seu poder restabelecido. É só questão de tempo para a igreja católica voltar ao seu poder absoluto. Para isso, cometerá os mesmos erros que cometeu no passado. Passando por cima das verdades bíblicas.

  • Eduardo Amaral:

    Interessante como as igrejas se adaptam facilmente para fugir às evidências. É muita cara de pau desse papa vir com uma conversa mole dessas. Vai rezar picareta!!!

  • Balacobaco:

    Se a própria igreja descredibilizou o trecho da bíblia sobre a criação do mundo em 7 dias, o que eles esperam de nós?
    Eu tenho amigos tolos que mesmo depois de lerem isso continuarão acreditando no livro de Gênises por medo.
    E se o livro de Gênises está errado, todos os outros não poderiam estar? Se a Bíblia está enganada em dizer de onde eu vim, como posso eu crêr nela quando diz para onde eu vou?(Apocalipse) pensem….

  • Conselheiro FNORD:

    O Mito de Starbuck
    do Principia Discordia, Primeira Edição e Summa Universalia

    Era uma vez um pedregulho, colocado de forma precária no limite mais alto de um penhasco. Por centenas de anos aquele pedregulho estava lá, balançando e balançando, mas sempre mantendo um equilíbrio perfeito. Mas um ano, aconteceu uma severa tempestade, severa o suficiente foi para tirar o pedregulho de sua majestosa altura e quebrá-lo nos pés do penhasco, muito, muito abaixo. Desnecessário dizer, a pedra se desfez em várias peças. Onde ele caiu, o chão foi coberto com um verdadeiro tapete de pedrinhas – algumas pequenas e algumas largas – mas pedras e pedras e mais pedras tantas quantas você poderia ver caminhando por horas.

    Um dia, depois disso tudo, um jovem homem com o nome de Ichabod apareceu na área. Sendo ele um indivíduo de mente e poder de observação aguçados, naturalmente ele ficou bastante surpreso ao ver tantas pedras espalhadas tão perto do chão. Agora Ichabod era muito interessado na natureza das coisas, e ele usou toda sua tarde para medir o tamanho de pedras, sentindo o peso das pedras, e simplesmente refletindo sobre pedras em geral.

    Ele passou a noite lá, não querendo perder seu achado milagroso, e acordou na outra manhã cheio de entusiasmo. Ele passou muitos e muitos dias no seu tapete de pedras.

    Eventualmente ele notou alguma coisa muito estranha. Havia ali três quiçá largas pedras no tapete que formava um triângulo – quase (mas não totalmente) eqüilátero. Ele ficou pasmo. Olhando mais adiante ele viu quatro pedras brancas que estavam arranjadas em um quadrado assimétrico. Então ele viu que, desconsiderando uma pedra branca e pensando em uma cinza uns trinta centímetros adiante, era um quadrado perfeito! E se você escolher essa pedra, e aquela, e aquela, e aquela outra e mais aquela outra você tem um pentágono tão grande quanto o triângulo! E aqui temos um pequeno hexágono. E ali um quadrado parcialmente dentro do hexágono. E um decágono. E dois triângulos interligados. E um círculo. E um círculo menor dentro do círculo. E um triângulo dentro daquele que tem uma pedra vermelha, uma pedra cinza e uma pedra branca.

    Ichabod gastou muitas horas vendo muitos desenhos que pareceriam mais e mais complicados assim que seus poderes de observação cresceram com prática. Então ele começou a registrar seus desenhos em um grande livro de couro, e como ele contou os desenhos e os descreveu, as páginas continuaram a se encher enquanto o sol continuava a retornar.

    Ele havia começado seu segundo livro quando um amigo havia chegado. Seu amigo era um poeta e também era interessado na natureza das coisas.

    “Meu amigo”, chorou Ichabod, “venha depressa! Eu descobri a coisa mais maravilha no universo.” O poeta correu pra ele, bastante ansioso para ver o que era.

    Ichabod mostrou a ele o tapete de pedras… Mas o poeta riu e disse “não é nada, só pedras espalhadas!”

    “Mas veja,” disse Ichabod, “veja aquele triângulo e aquele quadrado e aquele e aquele.” E ele continuou a mostrar para seu amigo o resultado de seu estudo de vários dias. Quando o poeta viu os desenhos ele passou para os livros e quando havia acabado, ele também estava maravilhado.

    Ele começou a escrever poemas sobre incríveis desenhos. E enquanto ele escrevia e contemplava ele começou a ter certeza de que os desenhos precisavam significar alguma coisa. Tanta ordem e beleza é muito monumental pra ser simples. E esses desenhos estavam ali, Ichabod os mostrou para ele.

    O poeta voltou para a vila e leu sua nova poesia. E todos que o ouviram vieram para o penhasco para ver em primeira mão os desenhos. E todos voltaram para a vila para espalhar a experiência. Então como o entusiasmo cresceu lá um grupo de pessoas que amavam beleza e natureza se desenvolveu, e foram todos viver nos desenhos eles mesmos. Juntos eles queriam ver cada desenhos que estava lá.

    Alguns escreveram livros sobre triângulos. Outros descreveram os círculos. Outros concentraram-se nas pedras vermelhas – e eles foram os primeiros a ver desenhos surgindo fora do tapete. Eles, e alguns outros, viram desenhos onde quer que fossem.

    “Como fomos cegos”, eles diziam.

    O movimento cresceu, cresceu e cresceu. E todos que podiam ver desenhos sabiam que eles precisavam ter sido postos lá por uma força maior. “Nada, a não ser uma força maior”, diziam os filósofos, “poderia criar essa beleza imensa!”

    “Sim”, disse o mundo, “nada a não ser um Deus poderia criar tanta ordem magnífica. Só um Deus poderia”.

    E aquele foi o dia em que Deus nasceu. E desde então, todos os homens têm conhecido Deus pelo seu poder infinito e todos os homens têm amado-o por sua sabedoria infinita.

    – – – – –

    Extraído de um tratado sobre a natureza de Deus e o Movimento Erisiano, encontrado no SUMMA UNIVERSALIA, o trabalho sagrado de Malaclypse, O Jovem, K.C., Polipadre onisciente da virgindade dourada, e alto padre da franja herética e protestante persuasão do MOVIMENTO ERISIANO da SOCIEDADE DISCORDIANA ===== Salve Éris

  • Andrade:

    Temos que cuidar mais da nossa crítica. Estamos sempre criticando as religiões por suas posições retrógradas, mas quando alguma delas faz um avanço, mínimo que seja, ao invés de aplaudirmos e dizermos: “é isso aí, ainda falta muito pela frente, mas estão à caminho…continuem assim…” Ao invés disso, continuamos a criticar.
    Falar mal é diferente de criticar. Falar mal não ajuda em nada e é a arma dos ignorantes. Já a crítica, deve ser sempre construtiva e baseada em conhecimento do assunto. A Igreja Católica deu muita bola fora, mas teve alguns acertos também. Ao despreza-los estamos sendo mais radicais que os a quem criticamos. Acho que temos que questionar sim, não só as doutrinas religiosas, mas também algumas produções científicas meio duvidosas. Mas por que este foco na Igreja Católica? Algumas Igrejas Evangélicas são ainda mais retrógradas. E os hindus? Lembram quantas pessoas compraram a imagem daquele deus com cabeça de elefante para enfeitar a casa depois da novela “Caminho das Índias”? Eles estavam em todas as vitrines de lojas. E quantas pessoas tem um Buda nu prato cheio de moedinhas? Quantos tem elefantinhos com as bundas viradas para a porta? Quantos usam a mesma cueca quando seu time joga porque vai dar sorte?
    Enfim, a crítica e a filosofia sobre qualquer assunto é tudo de bom. Mas o falar mal por falar mal, sem objetivo, é tão pernicioso quanto as teorias religiosas bitoladoras.
    Tolerância e imparcialidade é o melhor caminho.

  • Rodolfo Andrade:

    Apenas uma correção no meu comentário:
    “Mas apenas peço que estudem, analisem e não tomem partido contrário à bíblia sem antes estudá-la de maneira mais profunda, porque sei que a maioria das pessoas NÃO fazem isso.”

  • Darius Shayne:

    Parece piada, o cara confirma que a ciência ta certa e Depois coloca o nome de Deus só para dar um cristão.

  • ?????:

    O Papa ao dizer que Deus está atrás do Big Beng é uma prova da credibilidade que a Igreja vem perdendo ao longo dos anos, quem não lembra das milhares de acusações de pedofilia em todo mundo.

    Apesar de ter 1 bilhão de católicos, poucos acreditam na teoria do criacionismo, porque ela não faz o menor sentido.

    Como a Terra teria surgido a milhares de anos se antes disso tinha os dinossauros, como existiria Adão e Eva se os primeiros humanos surgiram a dezenas de anos atrás.

  • Palhaço Tiririca:

    O Nada Absoluto nunca existiu. Por quê? Porque se o Nada Absoluto alguma vez existiu, ainda hoje existiria!

  • ?????:

    Incrível que artigos sobre religião sempre são sucesso de comentários, mostrando que se existe ou não um deus é uma questão sempre polêmica.

  • Rodolfo Andrade:

    Eu já li a bíblia inteira, estudando-a…não fiz como a maioria das pessoas que pegam uma idéia pronta contrária à bíblia e começam a atacar o livro… ou outros que pegam textos isolados e o utilizam como pretextos para falar mal.
    Cresci lendo a bíblia e artigos científicos. Isso me deu minha própria conclusão da bíblia e da ciência.
    Primeiramente, a bíblia não está interessada em ensinar como foi a criação em termos da física. O foco da bíblia é a humanidade (Homo sapiens) e seu relacionamento com Deus… portanto não espere muitas explicações científicas na bíblia (apesar de existirem e além disso, existir verdades que os cientistas descobriram apenas depois de muito tempo).
    Eu nunca descartei a teoria do Big Bang. É uma teoria que tenta explicar (apesar de nem mesmo os próprios cientistas saberem se foi realmente assim – eles não estavam lá – por isso é uma teoria).
    A bíblia deixa claro que dias para Deus não tem a mesma conotação que para o homem. Os 7 dias de Gênesis podem não ser dias de 24 horas, e sim PERÍODOS; períodos os quais podem ter se desenrolado milhões de anos, outras civilizações, dinossauros… por exemplo: entre o versículo de Genesis 1:1 e Genesis 1:2 estudiosos supõem que houve a destruição dos dinossauros, mas esse é um assunto longo.
    Amo a ciência. Ciência para mim é quando o ser humano tenta desvendar os segredos da natureza, da história e do cotidiano, através de métodos. A ciência é algo humano…portanto passível a erros e TEORIAS. Isso tanto é verdade que durante o amadurecer da ciência teorias foram caindo por terra.
    Mas apenas peço que estudem, analisem e não tomem partido contrário à bíblia sem antes estudá-la de maneira mais profunda, porque sei que a MAIORIA das pessoas fazem isso.

  • Patrix:

    O Impressionante é a velocidade desses líderes religiosos em se “adaptar”… parecem bandas de formatura que tocam de Metallica à Ivete Sangalo caracterizados.
    Até alguns meses atrás o Big Bang era ( para os religiosos) um absurdo.. usavam o “argumento de que uma explosão não pode criar nada”…
    E quando a ciência definitivamente provar a inexistência de um deus??? Como será??? Esses líderes religiosos se autoproclamarão deuses???

  • Palhaço Tiririca:

    E quem garante que este tal Big Bang realmente ocorreu? É apenas uma teoria entre muitas.

    Cada dia que se passa eu me decepciono ainda mais com a igreja católica.

  • X:

    É como o CRC disse, a igreja esta desesperada por que esta sendo desmentida pela ciencia.
    Daqui a pouco o Papa vai dizer que deus tambem esta por traz das pesquisas com células troncos de embriões, das pesquisas com clonagem e outras pesquisas polemicas que agora a propria igreja condena.

  • CRC:

    Ao meu ver, esta é uma manobra desesperada da igreja católica que está perdendo a briga contra o conhecimento científico. A geração retrógrada que manteve a igreja viva até os dias de hoje está se acabando. Se a igreja não se reciclar, vai desaparecer. O problema é que a igreja não sabe como fazer isto, pois aposta sempre em líderes conservadores. Se ela quiser sobreviver às futuras gerações, precisa de um líder revolucionário.

  • big bang:

    O q dizer??? Já já os “pseudo-ateus” vão começar com sua retórica ridícula e preconceituosa. Mas já vislumbro essas pobres almas clamando por Deus qdo a coisa ficar preta pro lado deles… hehehe.

  • H. Abreu:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    digam pra mim que isso é piada!
    pois só vejo uma tôla tentativa da Igreja catolica de se redimir depois de ter torturado e calado a voz de grandes gênios da astronomia. Pior que isso é manipular as pessoas a crerem que Deus está envolvido em um evento de uma teoria que SINCERAMENTE está longe de PROVAR COM PRECISÃO a criação do universo, apenas para coincidirem com suas idéias, e consequentemente caindo numa hipocrisia ainda maior ao contrariar vários princípios bíblicos.

    NÃO ME REFIRO A ESTES CITADOS PELO TEXTO, pois como diz o próprio autor “– a Igreja, afinal, não divulgaria mais que Deus criou o MUNDO em seis dias…” notem CRIOU O MUNDO e NÂO O UNIVERSO, dessa mesma maneira a bíblia explica em Gênesis 1:2 “- E a terra era sem forma e vazia..” hum? isso mesmo, a terra já existia antes de Deus colocar-lhe vida, então é obvio que universo também…
    ENTÃO ESTE ARGUMENTO NÃO É VÁLIDO PARA ESTE CASO.

  • Jean:

    A única purificação que a ciência pode trazer à fé dos católicos é o convencimento que Deus foi criado pelos homens à sua imagem e semelhança, e que não existe a moral absoluta (e medieval) que a Igreja pretende propagar pelo mundo.

    Viva o sexo seguro, as pesquisas com células tronco, a igualdade entre homens e mulheres, os direitos iguais para homossexuais e heterossexuais, o direito ao aborto em hospitais públicos e a educação laica!

  • Jean:

    Para os que não falam inglês, e podem se confundir com a tradução (sic), aí vai a tradução do que diz um dos maiores cosmologistas vivos:
    [quote]
    O físico Stephen Hawking disse essencialmente: A física, e não Deus, criou o universo, em seu novo livro “O grande Design”
    [/quote]

  • Marcelo Ribeiro:

    O Gênesis foi por água abaixo.

  • davi:

    O Stephen Hawking escreveu no novo livro que Deus não teve influencia no big bang…
    Analizando, tudo o que vemos e criamos passa pela nossa mente, então achamos que tudo oque esta no universo precisa ter passado pela mente de algo para assim ser criado, o que é ERRADO. na minha visão, o universo aconteceu espontaneamente sem a influencia de ninguem e de nada…. Já aonde Deus entra na historia é uma discussão totalmente diferente…

  • Algures:

    Tradução do Hypescience:

    Outra pessoa que acredita em um Big Bang planejado por Deus é o grande físico Stephen Hawking, que divulgou a idéia em seu livro “The Grand Design”, lançado no ano passado.

    Matéria Original:

    Another big name took on God and the Big Bang last year. Physicist Stephen Hawking said essentially: Physics, not God, created the universe, in his new book “The Grand Design.”

    Er… Oi?

Deixe seu comentário!