Peixes ajudam a aumentar a potência do vento

Por , em 20.07.2011

Turbinas de vento são muito imponentes e bonitas de se ver. Porém, seu custo benefício não é lá muito eficiente. Por isso, alguns cientistas as estudaram e descobriram uma maneira de aumentar sua potência em 10 vezes – e tudo isso observando os peixes!

Pesquisadores decidiram testar hipóteses num laboratório no campo. Eles observaram que as atuais turbinas de eixo de vento horizontal exigem uma grande distância entre elas para que a turbina seguinte possa se movimentar a toda potência, ou então, perde na sua performance. O problema é que mais espaço significa mais gastos.

Mas observando alguns cardumes de peixes, os pesquisadores descobriram algo que poderia melhorar o funcionamento desta grande ferramenta. A interferência da hidrodinâmica de um cardume ajuda a despertar e movimentar os peixes do cardume vizinho. E muitos princípios físicos da água podem ser aplicados também na aerodinâmica das turbinas.

O mesmo princípio visto nos cardumes foi aplicado nas turbinas de eixo vertical, que se parecem com um carrossel. Juntando várias dessas turbinas, as que giram para o sentido horário impulsionam as seguintes a girar no sentido anti-horário, e assim por diante.

Uma seguida da outra e os resultados puderam ser vistos: seis turbinas verticais posicionadas dessa forma geram de 21 a 47 watts de potência por metro quadrado, enquanto uma fazenda de mesmo tamanho com turbinas horizontais gera apenas 2 a 3 watts por metro quadrado.

Sim, é mesmo incrível. O próximo passo é empurrar a ideia para ser implementada, com um gasto bem reduzido, nas áreas possíveis. E, no mínimo, agora temos um novo motivo para apreciar mais o atum.[Gizmodo]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

4 comentários

  • Sandoval:

    Fiz a experiencia, deu certo, patentearei o desenho

  • Roberto:

    O vento é uma fonte inconstante e ultimamente está mais facil para os golpistas tirarem dinheiro do governo do que de turbinas eolicas. Devemos pensar que o fornecimento de energia para consumo deve ter alto indice de previsibilidade e nisto a fonte de vento não é boa. Mas produz alguma coisa como prejuizo para todos.

  • Maria:

    Hey autora, releia seu texto: “…turbinas de eixo de vento horizontal”
    O correto é turbinas de vento de EIXO HORIZONTAL.
    ¬¬

  • Ladislau Neto:

    “E, no mínimo, agora temos um novo motivo para apreciar mais o atum.”

    Ah, bom!

Deixe seu comentário!