Peixes baiacu fazem arte com areia no Japão

Por , em 4.10.2012

O que são esses estranhos círculos na areia do oceano? Foi essa pergunta que o fotógrafo subaquático Yoji Ookata fez quando se deparou com essas bizarras formas geométricas na costa marítima do Japão. Ele ficou muito confuso e intrigado, o que o levou a voltar ao local posteriormente com colegas e uma equipe de televisão.

Eles descobriram que a arte na areia estava sendo feitas por baiacus machos. Acredita-se que esses incríveis círculos são feitos pelos peixes para que eles atraiam fêmeas, que depositariam seus ovos no centro do círculo, ou para que protejam seus filhotes de correntes oceânicas perigosas.

Como se as formas geométricas já não fossem surpreendentes o suficiente, os baiacus também decoram os círculos com pedras e conchas. As estruturas têm cerca de seis metros e meio de largura, e são feitas depois de várias horas de trabalho em que o baiacu varre a areia com sua cauda.

No Japão, o baiacu é considerado uma iguaria, apesar do fato de que eles podem ser venenosos se não forem preparados corretamente. Aposto que ninguém imaginou que eles também fossem artistas. [I fucking love science/Spoon & Tamago]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,33 de 5)

2 comentários

  • Jonatas:

    Fascinante; Polvos também fazem desenhos e estruturas incríveis para fins semelhantes. Mas ainda acho que nada se compara aos padrões arquitetônicos feitos pelas formigas, cupins, abelhas e vespas, e também as teias geométricas das aranhas. 🙂

  • Gargwlas Gargw Gargwlas:

    nossa… muita inteligencia… até os humanos teriam dificuldades para fazer isso dae

Deixe seu comentário!