Pensar positivo pode aliviar dores
Os autores de livros de auto-ajuda não desistem de tentar mostrar os benefícios do pensamento positivo, de pensar e atrair energias positivas, de imaginar cenários alegres, felizes, melhores. Uns dizem até que este é “o segredo” de viver bem. Agora cientistas se juntam a estes escritores para dizer que o pensamento positivo pode até aliviar dores.
Pesquisadores da Universidade de Oxford resolveram testar o que aconteceria se eles dissessem aos participantes do estudo que certo remédio iria aumentar, diminuir ou não ter nenhum efeito sobre a dor. Para causar a dor os investigadores aplicaram um doloroso estímulo de calor na perna de 22 voluntários e pediram para eles classificarem o nível de dor que sentiam. Em seguida, depois de informados sobre o efeito que a droga iria ter, receberam uma dose do analgésico “remifentanil”.
Aqueles que acreditaram estar tomando um remédio para diminuir a dor reportaram uma diminuição de até 41% na dor. Quando, entretanto, foram informados que não havia mais o efeito do medicamento, os níveis se igualaram aos do teste inicial. Na verdade, as pessoas ainda estavam sob influência do remédio, mas foram levados a pensar o contrário.
Além dos dados fornecidos pelos voluntários, os médicos também utilizaram ressonância magnética para avaliar os resultados. Foi constatado um aumento da atividade das regiões do cérebro ligadas à sensação de dor. Quando os pacientes esperavam um efeito analgésico, as atividades caíam.
A co-autora do estudo, Irene Tracey, disse em entrevista à BBC que o estudo confirma os efeitos psicológicos na percepção individual da dor. Ela faz a ressalva de que os efeitos podem mudar de uma pessoa para outra.
Mas fica aí a dica. Da próxima vez que você for passar por algo que faça sentir dor como uma tatuagem ou um tombo inesperado, é só se concentrar e pensar repetidamente: “não está doendo!”[NewScientist]
6 comentários
Herbert Benson, pesquisador da Universidade de Harvard,após décadas de estudos, afirmou que a meditação e a fé em Deus melhoram a saúde. Até doenças crônicas como o câncer podem ter seus efeitos aliviados através da meditação e da fé em Deus, segundo ele. Ele fala “fé em Deus” e não do poder do pensamento positivo. Engraçado o conselho da tatuegem e do tombo, “acredite que não tá doendo e vai dar certo”, mas estará doendo! Então me aconselham a acreditar numa mentira pra iludir meu cerébro, enquanto somos persuadidos o tempo todo “seja realista! Ter fé é bobagem!” Pesquisadores liderados por Jeff Levin da Universidade John’s Hobbeies concluiram q a frequência religiosa a cultos de uma igreja reduzem em mais de 50% as chances de se adquirir doenças do coração, enfisema, cirrose, depressão e câncer. Eu não ficaria tranquila se estivesse prestes a morrer e a única coisa que aliviasse meu soffrimento fosse pensar positivo ou torcer pra dar tudo certo, isso me parece acreditar no acaso. Prefiro acreditar na realidade que é a seguinte: eu posso estar c/um problema de saúde, mas essa ñ é a vontade de Deus pra minha vida, então posso orar pela cura ela acontecerá. Com Deus tenho a certeza da cura e, ainda mais além, da vida eterna. E isso é certeza! http://youtu.be/a9CqCOAm9AA
Quando eu caio ou alguma coisa assim eu penso: “Doeu mas não vou morrer”. Ai continua a dor mais menos que antes…
Cesar, vc me fez voltar à infância… Qdo criança minha mãe costumava fazer isso qdo eu me machucava. E realmente parecia parar de doer! hahaha
Em japonês: Itaino, Itaino, Tondeike! = Vá embora o que me faz doer (traduzido grosseiramente).
^-^
Quando quebrei o braço [ em 2 lugares nos 2 ossos ]fiquei dizendo pra mim mesmo:
“Só são impulsos nervosos, você é superior a isso.”
Continuou doendo muito, mas ficou melhor que antes.
Os japoneses tem uma simpatia, fazer um gesto com o dedo, dizendo “dor, dor vá embora”. Parece que não é só simpatia…
Pensamento possitivo e comparado a Fé, pois você acaba colocando em sua cabeça que não tem mais problemas, nem mais dor…
Sabemos que a Fé pode mudar a vida de qualquer pessoa e curar tudo!
Sabemos tambem que o pesamento eleva a pessoa, e pode amenizar a dor tambem de qualquer um!