Veja centenas de galáxias em uma única foto do Hubble

Por , em 5.05.2021

Estamos acostumados a ver belas fotos do espaço tiradas pelo Telescópio Espacial Hubble, mas isso não significa que elas ainda não estejam nos deslumbrando com sua beleza – e esta imagem do aglomerado de galáxias Abell 3827 certamente se encaixa nessa descrição.

O que você vê é um aglomerado de centenas de galáxias de diferentes formas e tamanhos, a cerca de 1,4 bilhões de anos-luz de distância da Terra, com a galáxia ESO 146-5 elíptica no centro, considerada uma das mais massivas do Universo conhecido por causa de seu forte efeito de lente gravitacional (mostrado pelo halo azul irregular).

A luz em quatro diferentes comprimentos de onda foi capturada e combinada para produzir esta imagem verdadeiramente impressionante, e quanto mais você olha para ela, melhor ela fica.

A Câmera Avançada para Pesquisas (ACS, na sigla em inglês) e a Wide Field Camera 3 (WFC3) a bordo do Hubble foram usadas para capturar o que você pode ver abaixo.

(ESA/Hubble & NASA, R. Massey)

“Olhando para este aglomerado de centenas de galáxias, é incrível lembrar que até menos de 100 anos atrás, muitos astrônomos acreditavam que a Via Láctea era a única galáxia no Universo”, escreve a equipe da Agência Espacial Europeia (ESA) que publicou a imagem.

“A possibilidade [existirem] de outras galáxias foi debatida anteriormente, mas o assunto não foi realmente resolvido até Edwin Hubble confirmar que a Grande Nebulosa de Andrômeda estava de fato muito distante para fazer parte da Via Láctea.”

Abell 3827 é particularmente interessante para os astrônomos porque acredita-se que contenha bolsões de matéria escura, a massa e invisível e misteriosa que poderia compor até 85% de toda a matéria existente.

Enquanto os estudos de Abell 3827 e outros aglomerados de galáxias similares prosseguem, estamos felizes em apenas admirar a escala e a qualidade da imagem que o telescópio Hubble conseguiu criar aqui.

O telescópio acaba de fazer 31 anos no céu, e para comemorar criou uma imagem da estrela gigante e ultra-brilhante AG Carinae enquanto luta contra a sua autodestruição; uma estrela cerca de 70 vezes maior e 1 milhão de vezes mais brilhante que o nosso próprio Sol.

AG Carinae. Credits: NASA, ESA, STScI

No ano passado, para o aniversário de 30 anos do Hubble, ganhamos uma torrente de novas fotos divulgadas para marcar a ocasião. Desde que entrou no espaço em abril de 1990, o telescópio tirou cerca de 1,5 milhão de fotos de cerca de 48.000 estrelas, planetas e galáxias.

Mesmo com um catálogo tão rico, achamos que estas fotos podem ser uma das nossas favoritas de toda a coleção do Telescópio Espacial Hubble. [Science Alert]