Perder peso: medicamento contra diabetes é mais eficiente

Por , em 30.10.2009
perder peso remédio

Um medicamento que ainda está sendo testado nos Estados Unidos para o tratamento da diabetes de tipo 2 pode também promover a perda de peso. A substância, chamada liraglutide, foi aprovada no início do ano na Europa para o tratamento da diabetes, e lá já é comercializada com o nome de Victoza.

Perder peso com remédio para diabetes

A injeção da substância simula a liberação da insulina quando os níveis de glicose ficam muito altos no sangue. Ela também ajuda a diminuir o apetite. No estudo feito com a substância, realizado na Dinamarca com 564 pessoas obesas, parte do grupo recebeu a liraglutide (liraglutídeo, em tradução livre), outra parte recebeu um placebo, e o resto recebeu orlistat, um medicamento para perda de peso. Todos os participantes receberam uma dieta com aproximadamente 500 calorias a menos do que seria necessário para manter o peso, e aumentaram os níveis de atividade física.

Após 20 semanas com o tratamento, as pessoas que receberam o medicamento perderam mais peso que aquelas que tomaram o placebo. Aquelas que receberam as maiores doses da substância perderam aproximadamente 8 quilos, enquanto aquelas que tomaram o placebo perderam 3, e os que receberam o orlistat emagreceram cerca de 4 quilos e meio.

A liraglutide também reduziu a pressão sanguínea em todas as dosagens, e a sua dosagem mais alta também reduziu os sintomas da pré-diabetes, quando os níveis de glicose no sangue são acima do normal, mas ainda não podem ser classificados como diabetes. Os efeitos colaterais mais comuns do medicamento foram náusea e vômitos, e os cientistas afirmam ter notado que os pacientes não se importam que a droga é injetável.

Apesar dos efeitos animadores mostrados pelo produto, George Bray, da Universidade de Louisiana (EUA), afirma que são necessários mais estudos sobre a substância, inclusive para verificar se o uso de um medicamento injetável para a obesidade é viável a longo prazo.

O órgão de regulação de medicamentos estadunidense, FDA, também levantou dúvidas sobre a possibilidade da substância causar câncer de tireóide. “Até ser usada como medicamento para perda de peso, a liraglutide ainda tem que passar por muitos obstáculos”, afirma Mitchell Roslin, especialista em cirurgias de emagrecimento. Ainda assim, ele afirma que “Medicamentos que podem controlar a diabetes sem causar aumento de peso têm um enorme potencial”. [LA Times]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

45 comentários

  • Karina Prokopas:

    Olá, como nutricionista posso dizer com 99% de certeza que, um indivíduo que necessite de uma medicação que auxilie no controle de sua doença, no caso o diabetes, ele não tem alternativa senão tomar o medicamento de acordo com a recomendação de um endócrinologista ou nutricionista. A alimentação desta pessoa já deve ser balanceada visando manter sua saúde, porém, as vezes, o organismo pede algo mais e então entra-se com o medicamento que o Luiz disse estar dificil de encontrar. Agora, quanto aos obesos, é uma das doenças que mais está acometendo a população mundial, isso se deve á uma falta de controle sobre si próprio ao ingerir cada vez mais alimentos prontos e fast-foods, o que leva a outro ponto importante, alias, o mais importante, cada indivíduo é responsável pela sua saúde. Se voce tem preguiça de lavar uma salada, acha que preparar legumes dá trabalho e que comer 3 porções de frutas todos os dias é balela, com certeza vai apelar pra estas porcarias e daí, se não entrar num ritmo de exercício físico e controle sobre a propria boca, engorda mesmo. Até que chega um ponto onde não se tem maisâanimo para fazer nada e apela para os “remédios emagrecedores”, que prometem milagres mas não revelam os perigos.
    Como todos aqui podem dar sua opinião, a minha é: remédios foram criados com um propósito que visa o controle ou cura de uma patologia, não para emagrecer. Então, seus efeitos podem ser piores em um individuo que toma e não possui a patologia em questão. Emagrecer é difícil porque mexe com o emocional das pessoas, tudo que se come é porque se sente bem e dá prazer e é esse sentimento que devemos mudar, o alimento não deve somente dar prazer mais tambem proporcionar saúde para o corpo. Já vi pessoas de 250kg emagrecerem entrando numa dieta não restritiva (apenas adequando quantidades) e realizando treinos físicos puxados, começando mais leve e aumentando a intensidade com o tempo. EMAGRECER É QUESTÃO DE FORÇA DE VONTADE ( A NÃO SER QUE A OBESIDADE ESTEJA LIGADA À UMA PATOLOGIA), E POR ISSO AS PESSOAS ACABAM TOMANDO MEDICAMENTOS, PORQUE É MUITO MAIS FÁCIL DO QUE COMER BEM E DIREITO E PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS. PARA QUEM VENDE ESSES MEDICAMENTOS OU PRESCREVE SABENDO QUE A PESSOA NÃO PRECISA E SABENDO O QUE VAI CAUSAR A LONGO PRAZO NO ORGANISMO, DEVERIAM TER A LICENÇA CASSADA, PORQUE NÃO CUMPREM O JURAMENTO FEITO LÁ NO DIA EM QUE SE FORMARAM, E PARA QUEM COMPRA, DEVERIAM ORIENTAR SOBRE OUTRAS MANEIRAS MAIS SAUDAVEIS DE ALCANÇAR O PESO IDEAL PARA SEU TIPO DE CORPO SEM PRECISAR INGERIR ESSE TIPO DE MEDICAMENTO.
    O luiz tem toda razão de estar revoltado, afinal, uma pessoa que não se cuidou e deixou chegar no limite para procurar alguma coisa pra emagrecer, está tirando a chance dele, que necessita do medicamento, de estar tomando-o e previnindo complicações em sua saúde. Para quem acha que emagrecer tomando remedios é o máximo, só lamento, pois num futuro não muito distante estarão ocupando leitos de hospitais por complicações que poderiam ter sido evitadas no momento certo. Parem e pensem um pouco, se não vale mais a pena emagrecer mantendo a saúde e se sentindo bem do que emagrecer de forma drástica como 7 kg em uma semana (o que é um absurdo) e não poder desfrutar disso por muito tempo.

  • Pamela de souza danielp:

    Tomo navotrx ,vou começar a tomar subtramina tem algum problema?um medicamento pode anular o efito do outro? Obrigada

  • ana:

    este medicamento foi comprovado estar na origem de neoplasia do pancreas que sao das mais fatais. cuidado com o uso indiscriminado, pois deve ser apenas para diabéticos e com posologia restrita

    • Alfeu:

      Calma Ana.
      A Anvisa acaba de fazer uma besteira em relação com os anorexígenos,proibindo uma prática medicamentosa de 40 ou 50 anos,e voce já coloca dificuldade em algo recentemente lançado.
      Alfeu

  • Marta Regina:

    Gostaria de saber se consigo comprar victoza aqui no Rio de Janeiro? E a posologia?

    Muito obrigada, Marta Regina

    • nao:

      uma caixa por dia

  • Carine:

    Bom dia
    Gostaria de saber se este medicamento tenque ser inserido todos os dias?
    ou seja tem de ir todos os ias em uma farmacia p/ que
    eles aplicam na gente, ou como funciona???
    Desde ja Obrigada!

  • arcangela:

    eu gostaria de saber como faco para comprar se e com consulta de endocrinologista e receita azul

    • jaqueline:

      Quero muito saber onde compro esta injeção em maringa urgenteee

  • Karina:

    Oi por favor me interessei por essa medicaçao … sera q precisa de receita medica e mais ou menos o valor obrigada
    aguardo retornooooo ….
    victoza

  • Lìdia Medeiros:

    Gostaria de saber o valor e se precisa de receita e se ja está sendo comercializado no Brasil.

    • jurema rodembuch:

      tomo 3x ao dia metformina 2x insulina poderia usar victoza aguardo resposta

  • ana:

    Se esse medicamento é só para diabético pq tem endócrino receitando para pacientes q querem somente emagrecer?outra coisa acho que por ser remédio novo deve ter controle de receita sim,pois coisa mais facil do mundo é comprar remédio sem receita.

  • adriane maria dias marques:

    Gostaria de saber onde encontro este medicamento,e o valor se precisa de receita medica

  • vanesssa:

    gostaria de saber se precisa de receita controlada para comprar esse medicamento de diabete que ajuda na perda de peso? e onde posso comprar? e qual se preço?

  • valeria regina:

    quero saber aonde esta sendo comercializada no brazil , se ja tem nas farmacias

    • Rosana:

      Brasil se escreve com s e para as outras perguntas basta ler o texto da Anvisa. Haja paciência…

  • Fabiana:

    Gostei demais deste medicamento preciso saber onde encontro

  • VALERIA SANTOS:

    Esse medicamento é de uso EXCLUSIVO dos DIABÉTICOS. Além disso, o estudo realizado para aprovação da droga utilizou de maneira associada inibidores de apetite para que esses pacientes perdessem peso, visto que a PERDA DE PESO EM DIABÉTICO MELHORA O PERFIL GLICÊMICO DELES. Isso é – perder peso é uma forma de controle da doença, do diabetes. Dessa forma essa droga nao se aplica a população NÃO DIABÉTICA.

  • marcia torres:

    gostaria de saber onde encontrar

    • gabriel:

      Se vc nao tem diabetes tipo 2 nao tem indicacao de tomar esse medicamento e ele nao vai promover perda de peso pra voce. Alem do mais, o remedio é uma injeção subcutanea e custa 400 reais por mes de tratamento. Vai se exercitar e fechar a boca.

    • VALERIA SANTOS:

      Tapado é vc! Desde quando veja é literatura científica!? O inibidor da DPP4 não é medicamento para ser utilizado por não diabéticos! A veja é burra pra gente burra!

  • Eliete:

    Gostei de ler sobre esse remedio, qual o preço e como fazer para consegui-lo.

  • EltonPaes:

    Bando de preguiçosos, vão pra uma academia !!!

  • Ayrton Serra:

    Uma amiga tomou nas férias de Julho, e REALMENTE FUNCIONA!!!! em 30/40 dias você já percebe ótimos resultados … alguém sabe onde comprar??? site? telefone?
    grato

    • Rosana:

      Se a sua amiga tomou, pergunta a ela…rs…

  • Marisa:

    então gostaria de saber qto tempo se tem que tomar esse medicamento,como ficaria a manutenção do peso perdido.

    • Fabiana:

      Gostaria de saber onde comprar victoza e como funciona a manutenção do peso apos a perca

    • Luciana:

      PERCA?????
      ao invés d gastar 200 reais na dose, compra um dicionário.
      Tem em qualquer farmácia, mas é tarja pretaaaa

    • rebate:

      como tem gente q se acha, fica corrigindo perca, ou perda e informa q um medicamento desses é tarja preta, jura q vc sabe o q ‘é tarja preta, vc também precisa de um dicionario.. rsrsrsr

    • rute:

      quanto tempo usar e como manter o peso.

  • aparecida:

    duvido q seja verdad qvc entrega td nos conforme

  • aparecida:

    qro desesperadament emagrece

  • GíAni:

    Gostei deste remédio…Mais vamus lá com calma porque ainda em estudos,sempre procurar a orientaçaõ do seu medico e com a ajuda dele ai sim você fazer u uso do mesmo!Nem tudo que reluz é ouro.

  • janaina moreno:

    excelente

  • nise:

    gostei muito desse remedio, gostaria de saber como adquirir.

  • ricardo aleaxandre:

    e necessario receita

  • Kelly:

    esse medicamento precisa de receita medica controlada?? onde posso comprar com cartão ou boleto???

    • Júlio:

      Kelly, entra no site da Unifarma, eu comprei por lá, é o melhor preço e divide em 3 x no cartão. Bjs!

    • HELP PLEASE!!!!:

      oi flor,pesquisei na internet e a única unifarma q eu achei ainda nao tinha compras disponíveis na internet, apenas um número para contato, será q é a mesma q vc comprou? quero muito esse medicamento e nao acho em lugar nenhum, me manda o site direitinho por favor …

      Obrigada!!

  • mirlia borges gomes:

    preciso saber como faco para conseguir ter esse medicamento .

  • MARYANNE:

    QUERIA SABER SE O METODO DE HIPNOSE REALMENTE AJUDA A PERDER PESO?
    A UM CASO VERIDICO… QUE POSSA SER VISTO COM PESSOAS QUE PERDERAM PESO?
    RESPONDAM E URGENTE.
    TOMEI AS PILULAS DE ORLISTAT MAS TIVE SUCESSO!
    OBRIGADO

  • cristina:

    quero este medicamento pra diabetes que emagrece,quero pagar com boleto

  • Rubens:

    queria saber se tem CD de hipnose, para largar o cigarro,
    Deixar de fumar, através da hipnose. O de emagrecer não me interessa, pois já sou magro, mas tenho problemas com o sistema nervoso e tomo calmantes e analgésicos. Preciso parar de fumar por causa de começo de diabetes.
    Por favor me informem
    Rubens Silva Machado
    Praca Mario Franca de Azevedo, 98
    18271-520 – TATUI -SP

  • César:

    Ainda estou esperando pelo AICAR e GW1516:

    https://hypescience.com/pilula-do-exercicio-queima-gordura-cria-musculos/

Comentários fechados

Os comentários deste post foram encerrados.