Pesquisadores criam telas holográficas como as de Star Wars

Por , em 7.11.2010

Pesquisadores da Universidade do Arizona estão desenvolvendo uma nova tecnologia holográfica que pode servir como interação de imagens reais entre pessoas que vivem em qualquer parte do mundo.

A nova técnica é uma construção de telepresença tridimensional, o que significa que objetos de um local podem ser mostrados em 3D e em tempo quase real em outro local.

A holografia registra a luz espalhada a partir de objetos e a usa para reconstruir uma imagem desses objetos. Ela é a tradução mais realista de objetos em 3D, porque usa a mesma técnica que os nossos olhos para visualizar o que está em nossa volta.

Os pesquisadores fizeram sua primeira demonstração de uma tela holográfica recentemente. A tela tem cerca de 25,4 por 25,4 centímetros, e mostrou imagens reais dos pesquisadores em laboratórios separados. As imagens são estáticas, mas são atualizadas a cada dois segundos, criando um efeito de movimento.

No coração da tecnologia está um novo material plástico, onde a imagem é exibida. Este polímero pode ser atualizado rapidamente, por isso a imagem é constantemente atualizada. O polímero, chamado fotorrefrativo, pode gravar, apagar e reescrever várias vezes.

Para enviar imagens para o polímero fotorrefrativo, 16 câmeras simultâneas tiram “fotos” de uma cena real a cada segundo. Essas imagens são combinadas em um pacote de dados e enviados via internet para o sistema holográfico. Cada pacote codificado cria uma imagem 3D em outro local.

A configuração permite que uma pessoa veja o holograma em 16 ângulos diferentes, assim como deslocá-lo para a esquerda ou para direita, ou movê-lo para cima e para baixo. As perspectivas mudam como na vida real.

Porém, além de estática, as cores das imagens também não são como as vemos naturalmente, mas aparecem em diferentes tons de verde ou vermelho.

Há dois anos, os pesquisadores construíram um sistema semelhante que atualizava as imagens a cada 4 a 5 minutos. Por isso, eles têm esperanças de continuar melhorando a tecnologia ao longo dos próximos anos, para fornecer uma visualização em tamanho real e aumentar a resolução e a rapidez das imagens.

As potenciais aplicações para esta tecnologia incluem videoconferência em 3D, imagens médicas e militares, e mapas 3D atualizáveis. O maior objetivo, porém, é substituir todas as telas de 2D utilizadas hoje na vida cotidiana para esse sistema.

Os pesquisadores afirmam que a tecnologia demorará pelo menos dois anos para estar disponível. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • gargwlas:

    mas isso já nao foi feito??

    demonstração de holografia na CNN, e sistema de video conferencia a uns tempos atras?

  • Genivaldo:

    É interessante uma verdadeira viagem espacial.

  • Manuel Bravo:

    Já é um grande avanço no mundo eletrónico.
    Faltou mesmo um video ou endereço para
    melhor mostrar.

Deixe seu comentário!