Esta é a única pessoa já atingida por um meteorito

Por , em 18.09.2016

Já houveram diversas fraudes e histórias estranhas que ganharam as páginas dos jornais mais sensacionalistas, mas houve apenas uma pessoa que confirmadamente foi atingida por um meteorito na história da humanidade: a americana Ann Hodges.

A história de Hodges começa logo após o meio-dia de 30 de novembro de 1954, quando ela estava tirando uma soneca em seu sofá na cidade de Oak Grove, perto de Sylacauga, Alabama, EUA. Sem aviso, um meteorito do tamanho de uma laranja caiu através de seu teto, ricocheteou em seu rádio de madeira e atingiu-a em seu quadril. Notavelmente, a única lesão que ela sofreu foi uma contusão de aparência desagradável.

O gigantesco meteorito “brasileiro” que pode ter extinto milhares de espécies

O relato do meteorito de Ann coincidiu com avistamentos locais de uma luz vermelha brilhante no céu no mesmo dia. Em meio à paranóia da Guerra Fria, muitas pessoas da pequena cidade acreditava que a luz poderia ter vindo de um míssil ou de um avião.

Ocorrências extraterrestres estranhas acontecendo em uma pequena e poeirenta cidade do pós-guerra nos EUA parece uma história saída de algum documentário obscuro sobre ÓVNIS. Mas esta história estranha, na verdade, tem sido documentada em relatórios científicos financiados pela NASA.

“Você tem uma chance maior de ser atingido por um tornado, um relâmpago e um furacão, tudo ao mesmo tempo”, diz Michael Reynolds, astrônomo da Florida State College. Mas as histórias do meteorito, identificado como o meteorito Sylacauga, não param por aí, como o jornal local Decatur Daily informou em 2006.

10 gloriosos vídeos de meteoritos zunindo pela atmosfera

Um agricultor sortudo, Júlio Kempis McKinney, se deparou com outro fragmento do meteorito durante a coleta de lenha a alguns quilômetros de distância. Ele conseguiu vender sua parte a um advogado que o comprou em nome do Instituto Smithsoniano, em Washington.

Ann Hodges não teve tanta sorte com a sua pedra espacial. Uma batalha legal feroz cercou o direito de propriedade da rocha, que se tornou alvo de curiosidade e atenção da mídia. A dona da casa e oficiais do governo também estavam ansiosos para colocar as mãos sobre o agora famoso e valioso meteorito.

Eventualmente, depois de Hodges cansar de ter turistas pendurados do lado de fora de sua casa e de um breve período nas mãos da Força Aérea dos Estados Unidos, a pedra foi doada ao Museu de História Natural, em 1956, onde ainda reside feliz hoje, juntamente com outros 2.000 meteoritos.

Este não é o único incidente relacionado a um meteorito já relatado, é claro. Porém, outras histórias não possuem provas suficientes. No início deste ano, foi alegado que um homem indiano foi morto pela queda de uma rocha espacial, que teria deixado um buraco no chão. A NASA mais tarde desafiou esta afirmação, dizendo que o tamanho da cratera não batia.

Morte por meteorito? Incidente na Índia pode ser o primeiro na história