Pessoas acima do peso têm um olfato melhor

Por , em 16.11.2010

Um novo estudo pode explicar por que algumas pessoas sofrem tanto para emagrecer: pesquisadores descobriram que as pessoas acima do peso têm um olfato melhor, ou seja, sentem mais o cheiro de comida.

A obesidade é um problema crescente em praticamente todo o mundo, principalmente nos países desenvolvidos. Apesar de muita comida e pouco exercício ser em grande parte os culpados por esse fenômeno, os cientistas tem procurado as causas subjacentes que impulsionam a epidemia da obesidade.

Os cientistas já sabiam que parte do cérebro que processa a informação sobre o odor estava ligada aos centros de alimentação do cérebro. Então, a equipe do novo estudo pediu que 64 voluntários participassem de uma série de experimentos que testaram a sua capacidade de olfato.

A pesquisa descobriu que as pessoas parecem detectar melhor os odores dos alimentos depois de comerem, e não quando estão com fome. Os cientistas ainda não sabem o porquê disso, mas suspeitam que pode ser a maneira do corpo de detectar e rejeitar alimentos desnecessários. Assim, depois de comer, esse senso “melhorado” pode ajudar uma pessoa a manter o balanço energético e evitar que ela coma muito.

A equipe de pesquisadores também descobriu que as pessoas que estão acima do peso, ou seja, aqueles com maior índice de massa corporal ou IMC, têm um sentido muito mais elevado de olfato comparado a pessoas magras, especialmente depois de terem comido uma refeição.

Os pesquisadores acreditam que esse sentido mais apurado de olfato pode obrigar o indivíduo a continuar a comer, mesmo quando ele se sente satisfeito. Nas pessoas com propensão a ganhar peso, um olfato mais apurado relacionado a odores de alimentos pode realmente desempenhar um papel mais ativo na ingestão de alimentos.

Os cientistas esperam que esta pesquisa estimule outros trabalhos na área, que tenham o potencial de ajudar as pessoas que sofrem com problemas de peso e precisam de tratamentos mais eficazes. [BBC]

vou experimentar “tapar o nariz” em vez de fechar a boca..ksksksk

Acho que a obesidade esta mais ligada a ansiedade. As vezes eu não estou com fome e como mesmo assim. Ou já estou saciada e continuo comendo.

• Manuel Bravo:

Pode ser também que a constante procura por
    alimentos, desenvolva mais o sentido do olfato
    destes individuos.