Duas incríveis fotos dos pilotos mais raros do mundo

Por , em 21.09.2014

Para o que você está olhando? Não, não é uma cena de estúdio de um filme de ficção científica, nem uma foto de capa de CD de banda alternativa.

Essa imagem é impressionante justamente porque é real: mostra 14 pilotos do avião Lockheed U-2, posando em frente ao seu brinquedo favorito.

O U-2, apelidado de Dragon Lady, é um avião de reconhecimento em altas altitudes (ultra altas!) utilizado pela Força Aérea dos Estados Unidos.

Os pilotos estão vestindo trajes pressurizados (os quais a NASA adotou no seu antigo programa de ônibus espaciais, os space shuttles) na frente de um U-2 na Beale Air Force Base, uma base da força aérea na Califórnia, nos EUA.

Pilotos de Lockheed são os seres humanos que voam mais alto no mundo: 70.000 pés, o equivalente a mais de 21.000 metros nas alturas. A título de comparação, os aviões comerciais voam normalmente a uma altitude de 11.000 metros.

Com exceção dos indivíduos que já visitaram ou passaram um tempo na Estação Espacial Internacional, ninguém foi mais longe que esses cidadãos nos céus. A foto mostra apenas 14 deles, de um total de cerca de 80 pilotos atualmente qualificados para voar nesses aviões.

A imagem abaixo mostra os mesmos tipos de pilotos incríveis, dessa vez na frente de um Lockheed SR-71, apelidado de Blackbird.

u2image2

Ambas as imagens desse artigo foram feitas no final de 1980. Todos os indivíduos vestindo trajes de voo pressurizados são pilotos ou oficiais de sistemas de reconhecimento dos Lockheed.

Se você também achou essas fotografias incríveis, pode clicar nelas com o botão direito e escolher “salvar em”, para guardá-las em alta resolução. [Gizmodo 1 e 2, Abril]

4 comentários

  • milton baptista:

    Este vídeo do Lockheed U-2 é muito interessante:
    http://www.youtube.com/watch?v=kJoMDq4AyLc

  • Cesar Grossmann:

    E, antes que alguém comece o chororô, estes aviões não matam ninguém, a não ser que caírem. São aviões de espionagem, a função deles é voar algo, e tirar fotos de lugares secretos.

    O que será feito com as fotos é outra conversa.

  • Silvonei Pollyak:

    Só uma correção: Só o avião da primeira foto é um U-2, o da segunda foto é um SR-71

    • Marcelo Ribeiro:

      Corrigido pela autora. Gratos.

Deixe seu comentário!