Homem tem pior caso de gonorreia do mundo, e isso é preocupante

Por , em 29.03.2018

Um homem do Reino Unido pegou o pior caso de supergonorreia do mundo.

Ele entrou em contato com a superbactéria depois de um encontro sexual com uma mulher no Sudeste Asiático.

As autoridades de saúde estão rastreando outros parceiros sexuais do homem, que não foram identificados, na tentativa de conter a disseminação da infecção. Até agora, nenhum outro caso foi descoberto, apesar do homem ter uma parceira regular britânica, mas a investigação ainda está em andamento.

A situação é preocupante, no entanto. De acordo com o Public Health England, essa é a primeira vez em que a infecção não pode ser curada com os antibióticos de primeira escolha para a doença.

A situação

O homem pegou a infecção no início do ano. O principal tratamento antibiótico, uma combinação de azitromicina e ceftriaxona, não conseguiu tratar a doença.

“Esta é a primeira vez que um caso mostra uma resistência de alto nível a ambos os medicamentos e à maioria dos outros antibióticos comumente usados”, disse a Dra. Gwenda Hughes, do Public Health England.

Discussões com a Organização Mundial de Saúde e com centros europeus de controle de doenças concordam que este é um episódio inédito no mundo.

A análise da infecção do homem sugere que um último antibiótico poderia funcionar. Ele está atualmente recebendo esse tratamento, e os médicos vão saber se foi bem-sucedido no próximo mês.

A gonorreia

A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. A infecção é transmitida por sexo vaginal, oral e anal não protegido.

Dos infectados, cerca de um em cada dez homens heterossexuais e mais de três quartos das mulheres e homens gays não têm sintomas facilmente reconhecíveis.

Entre os possíveis sintomas estão uma secreção espessa verde ou amarelada dos órgãos sexuais, dor ao urinar e sangramento entre menstruações.

A infecção não tratada pode levar à infertilidade, doença inflamatória pélvica e pode ser transmitida a uma criança durante a gravidez. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (21 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!