Inacreditável: o engarrafamento mais demorado já registrado na história

Por , em 4.08.2014

O pior trânsito da história sempre parece que vai ser o próximo. Afinal, ninguém gosta de ficar preso no meio de um monte de carros que não vai pra lado nenhum e parece que não tem a menor intenção de fluir tão cedo.

Mas, se você acha que já passou por perrengues no trânsito, especialmente se você é de São Paulo (cidade que está relacionada entre os priores trânsitos do mundo), eu tenho uma notícia boa para você: poderia ser pior. Você poderia estar preso no…

Pior trânsito da história!

Embora as cidades de todo o mundo lutem com problemas de tráfego, Pequim, na China, é a grande vitoriosa quando o assunto é o pior trânsito do mundo. Em 2010, a China National Highway 110, que vai de Pequim para Yinchuan, ficou parada por uma espantosa sequência de 12 dias ao longo de um trecho de 100 km de estrada.

Os viajantes ficaram presos em seus carros por até cinco dias, e um pequeno mercado de comida cara, água e cigarros surgiu instantaneamente. Os vendedores ambulantes brotam da terra quando qualquer tipo de engarrafamento acontece, não?

Ironicamente, esse megacongestionamento se formou a partir da construção de algumas estradas que tinha o objetivo de justamente aliviar o congestionamento da região. No entanto, essas ruas de alto tráfego não poderiam lidar sequer com uma redução temporária de sua capacidade, mais um monte de caminhões de obras. Foi uma questão de muito pouco tempo entre as obras começarem e a situação piorar de vez. A noite é mesmo mais escura antes de amanhecer, não é?

Quem gostou

Claro que, não importa o quão horrenda é a situação, sempre existem aqueles que podem encontrar uma maneira de lucrar com ela. Como os vendedores ambulantes oportunistas, que apareceram oferecendo comidas como macarrão instantâneo, água e cigarros para os motoristas presos, a preços supervalorizados de até 10 vezes os valores normais.

Tudo bem, é só não comprar, certo? Não nesse caso. Aqueles que se recusaram a comprar foram, por vezes, ameaçados de sofrer danos ao veículo. Também houve vários incidentes de roubos de dinheiro e, pasmem, gasolina.

Parece um cenário caótico, mas as coisas se mantiveram relativamente calmas, especialmente porque o maior trânsito da história contou com uma escolta de aproximadamente 400 policiais enviados especialmente para patrulhar constantemente a estrada.

Essa situação se arrastou por quase duas semanas com os carros em movimento em um ritmo extremamente lento de 3 km por dia. Imagina o desespero! Os viajantes passaram o tempo jogando cartas e xadrez ou cochilando no capô de seus carros.

Como acabou

Surpreendentemente, o engarrafamento desapareceu do nada no 12º dia, o que foi realmente um tempo mais curto do que alguns funcionários haviam previsto. Aparentemente durante a noite, as autoridades locais tinham dispersado o congestionamento, e os carros começaram a se mover com um pouco mais de velocidade – o que não era comum no local já que a rodovia era extremamente propensa a acidentes de trânsito.

Aliás, enquanto Pequim pode deter o recorde para o pior trânsito da história por causa da situação ter se arrastado por semanas, o recorde de mais longo engarrafamento (em termos de distância) vai para São Paulo, aqui no nosso Brasil. A capital tem, e regularmente, engarrafamentos de até 295 quilômetros de comprimento. A única vantagem (se é que existe alguma nesse caso) é que as pessoas não ficam paradas na rua por 10 dias. [knowledgenuts]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 2,67 de 5)

Deixe seu comentário!