Pesquisador esconde pedido de casamento em artigo científico

Por , em 18.01.2018

Muitos pesquisadores pedem para que seus familiares ou parceiros leiam seus TCCs, dissertações, artigos e outros longos textos científicos. Enquanto algumas pessoas leem cuidadosamente todas as páginas, outras apenas olham por cima. Um pesquisador da China, confiante que sua namorada leria todas as palavras de seu trabalho, escondeu uma mensagem romântica em seu artigo científico.

O nome do artigo é “Análise de performance de refrigeradores não-lineares com poder finito de resfriamento”, e ele foi publicado na revista Physica A: Statistical Mechanics and its Applications, no mês de abril de 2017. Seu autor, Rui Long, um estudante de PhD em engenharia na Universidade Huazhong (China) de ciência e tecnologia, deixou um pedido de casamento para sua parceira Panpan Mao.

Como as tecnologias estão afetando o romance

Na seção de “reconhecimentos” do artigo, além de citar o investimento de uma fundação de ciências naturais da China, ele diz: “além disso, Rui Long quer agradecer, em particular, a paciência e apoio de Panpan Mao através dos anos. Casa comigo?”.

O trecho ficou conhecido quando um pesquisador de pós-doutorado da Universidade Imperial de Londres, Jess Wade, compartilhou um printscreen do artigo no Twitter, dizendo que o romance não acabou, que está apenas atrás de uma paywall. Pesquisadores costumam ter dificuldade em acessar alguns artigos e trabalhos porque as revistas cobram altos valores de acesso ou até assinaturas dos leitores.

Long não é o primeiro a usar uma revista acadêmica para pedir a namorada em casamento. Um artigo publicado em Current Biology por Caleb Brown e Donald Henderson, em 2015, tem uma mensagem semelhante escondida. “CMB gostaria de destacar o apoio constante de Lorna O’Brien. Lorna, casa comigo?”, diz a mensagem. Ela aceitou.

Romances podem enlouquecer mulheres e destruir seus casamentos