,

Planeta Marte é ideal para plantações

Por , em 19.08.2010

Não é de hoje que pessoas na Terra estão reclamando de falta de espaço para a agricultura. Também não é tão recente a iniciativa dos programas espaciais de aterrissar em Marte e descobrir mais sobre o nosso planeta vizinho. Pois cientistas da Universidade de Sydney (Austrália) descobriram algo que pode fazer a humanidade matar esses dois coelhos com uma cajadada só: o ambiente marciano é perfeito para praticar a agricultura.

Para chegar a essas conclusões, os cientistas simularam um modelo de crescimento vegetal em marte para comparar. No caso, as plantas teriam que se desenvolver dentro de cápsulas hidropônicas, e não totalmente ao ar livre.

Os cientistas afirmam que o solo vermelho do planeta é ideal para o crescimento de espécies vegetais, e a gravidade reduzida de Marte irá exigir menos água e adubo do que aqui na Terra. É que o solo sob gravidade marciana é capaz de armazenar mais água, portanto perde menos com a evaporação. Este aumento de eficiência significa que nós poderíamos usar incríveis 90% menos de água para irrigação. O uso de fertilizantes também poderia ser facilmente reduzido, o que torna a plantação muito mais econômica.

Mas a gravidade, que pode ajudar nesse quesito, também seria capaz de atrapalhar. Como a gravidade é apenas um terço da nossa, o fluxo da circulação da água pelas plantas cai de velocidade na mesma proporção, o que poderia asfixiar microorganismos atuantes, além de matar as raízes que necessitam de oxigênio.

Além disso, uma lavoura em Marte poderia ser mais “poluente”. O solo marciano consome oxigênio mais rapidamente e demanda mais, o que resulta em um aumento de 10% nas emissões de CO2. Então, teríamos que arranjar providências para evitar um efeito estufa em Marte também. Isso tudo, claro, se é essa ideia for colocada em prática um dia. [PopSci]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

18 comentários

  • ari:

    Se eu fosse mais jovem gostaria muito de fazer agricultura em marte ,mas antes precisaria fazer uma estufa pressurizada ,pois a atmosfera de marte te apenas 1% da quantidades de gases da nossa.
    A atmosfera no interior da estufa teria que ter pelo menos 70% da nossa e o solo poderia ser o solo marciano mesmo talvez com pequenas correções. No inicio deveria ser só um tanque de agua rico em fertilizantes algas para converte parte do co2 em o2 e um pouco de biomassa. e depois cultivar o solo na…

  • thiago ferreira:

    existe alguma planta que pode sobreviver em marte.

  • Reis Gonzaga:

    como vcs ainda dormem! O q vcs acham o q os Americanos estão nestes projetos interestelares;seriam de graça? Para meu! Eles estão vendo o lados deles e quando a coisa ficar preta aqui pela terra; eles catam a nave deles e se madam. E tem outra; não vai demorar muito pra coisa feder por aqui.Todos os paises ja tem a tecnologia nuclear; ja imaginou o é isto?.

  • josé Jesus:

    Se marte irá ser habitado ou não, não sei!, só sei, só sei que se levarem os nosso deputador e parlamentares para lá não irá prestar!

  • luiz:

    Ia ser legal, talvez mandasse-mos as fábricas da gm, ford,etc para lá, ia ajudar a aquecer o planeta.

  • robson:

    Pessoal, isso só foi uma experiência. Ninguém vai plantar nada em Marte. O povo viaja na maionese mesmo.

  • Wanderley Araujo:

    O problema seria a demora pra se chegar na roça de manhã. kkkkkkkkkkk

  • Edemilson Lima:

    Efeito estufa em Marte seria bom para aquecer o planeta, pois a temperatura mais alta registrada lá é de menos 2 graus Celsius…

  • gargwlas:

    daniel.. voce fala como se as coisas fossem faceis.. poe a mao na massa pra saber…

    o programa para pesquisas para chegar a marte foi dado Start.. inclusive simulações de viagem etc.. acompanha o hypescience que vc ficara por dentro

    genivaldo.. se mata… vc nao sabe o que fala.. com seres humanos igual voce, estariamos vivendo em cavernas e acendendo fogueira com gravetos ¬¬

  • Genivaldo:

    Amigos! Se estamos destruindo a própria casa nossa, imagine se os Ets como nos veem? Como uma raça de GAFANHOTOS terríveis, é bem melhor cuidarmos de nossa casa do que viajar na MAIONESE de ir até marte, acredito que estamos nos destruindo e não haverá tempo de ir até Marte pois já estaremos Mortos. Shalom para todos.

  • Daniel:

    Não sei “pra que” alguém se interessaria em plantar no Planeta Marte. Temos que cuidar do nosso planeta, ele é muito valioso, e rico em espécimes vegetais e animais, solos ferteis até não querer mais.

    Deveríamos sim, como alguns comentaram, procurar uma forma de viajar mais rápido pelo espaço, achar planetas habitáveis, procurar vida inteligente e não ficar perdendo tempo com coisas supérfluas. Já éramos para estar muito além do nosso Sistema Solar.

  • Daniel:

    com a tecnologia da Nasa jamais conseguiremos chegar nem na metade do caminho, alias ja ta na hora de fazer naves mais rapidas do que as Apolos que foram a Lua…ou outro pais se interessar a ir pro espaço…

  • JOSÉ:

    Da para mandar aquele povo do mst para lá.

  • Eron:

    Com a técnologia que nos temos hoje, jamais iremos à Marte!

  • Murilo:

    “Quando tentarem esta e outras façanhas, vão mudar o nome de Marte para Morte.”

    Não entendi…

    O problema seria por o ser humano em Marte, devido as suas condições adversas. Mas depois disso, terraformar o planeta seria uma boa opção.
    Não há vida em Marte, então não há o problema de modificá-lo conforme o nosso querer. Haverá sim, morte. Mas para haver morte, precisa ter vida; e o contrário também é verdade.

  • Jin:

    Quando tentarem esta e outras façanhas, vão mudar o nome de Marte para Morte.

  • Elizabeth:

    Taí uma boa idéia para acabar com o desmatamento na Terra. Só não sugiro criar bois em Marte porque tenho dó dos animais que servem ao prazer e ganância dos humanos.

  • Allejo:

    Isso tudo, claro, se é essa ideia for colocada em prática um dia. (E nós não estaremos vivos para ver)

    O que aconteceria com esse texto se esa frase tivesse no começo?

Deixe seu comentário!