Missão da Nasa em Marte é declarada morta

Por , em 10.11.2008

A Nasa já não consegue se comunicar com a sonda Phoenix Lander, que está na superfície de Marte, desde domingo, dia 2 de novembro, quando ocorreu uma breve comunicação com a Terra.

A sonda, que aterrissou no planeta vermelho em maio, esteve lutando contra o inverno marciano e a escuridão.

A Agência Espacial permanecerá tentando efetuar contato, mas não espera resposta. Barry Goldstein, gerente do projeto da missão Phoenix disse que estão encerrando as operações.

A sonda foi lançada em agosto de 2007 e alcançou o Pólo Norte gelado de Marte dia 25 de maio de 2008. Ao final de outubro a sonda já havia ultrapassado a sua expectativa de vida em dois meses.

A sua principal missão foi encontrar água, o que conseguiu, e estudar a superfície do planeta para verificar se ele será capaz de suportar vida. A Phoenix analisou partículas de gelo na superfície do planeta e descobriu que o pó marciano é similar à água do mar da Terra.

Especialistas afirmaram que tais descobertas aumentam o corpo de evidências que indica que já houve água em forma líquida na superfície do planeta e ela talvez tenha conseguido suportar vida. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Reis Gonzaga:

    nem vou comentar;vai ser excluido mesmo.

  • Paulo Galliza:

    …como se pode saber que determinado meteorito que caiu na Terra foi oriundo de Marte?

  • lukas:

    Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
    Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
    Caso queira replicar um comentário utilize o botão “Responder”.
    Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas “Gostei”, “Legal”, etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita 😀
    Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
    O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
    Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
    Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

    Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.

  • lukas:

    Eu sou bem mau nessa de e.t ta

  • bruno:

    eu acho que existiu vida em marte ou tem ( mas subterraneas) será que o Jonh ( Ajax) da LIGA DA JUSTIÇA esta la tambem……!??!?!?!

  • Menetrie:

    parece “idiota”, falando assim, mais….acredito tb em elementos hostis fora do nosso planeta, ainda mais sendo provado uma grande possibilidade de que houve vida la…pensando..e se essas vidas nao acabaram por completo?!

  • Ricardo:

    Hauuhahua Será que a NASA ta tentando esconder possíveis indícios de vida alienígena??? Huhahuahua Ou não??? Hhuahuahuaahuhua Falando sério, acho mesmo que se trara da dificuldade de se projetar um objeto de comunicação adaptável a ambientes “Hostis fora do comum”…. Mesmo baseando-se em cálculos…

Deixe seu comentário!