Planetas aliens: cientistas descobriram um sistema similar ao Sistema Solar

Por , em 25.08.2010

Astrônomos descobriram um grupo de pelo menos cinco planetas aliens no espaço circulando em torno de uma estrela em um arranjo semelhante ao nosso próprio sistema solar.

Os planetas e sua própria estrela parecida com o Sol estão a cerca de 127 anos-luz da Terra. Segundo os astrônomos, este é apenas um dos 15 sistemas planetários conhecidos por terem mais de três mundos.
Segundo os pesquisadores, os cinco planetas aliens circulam em volta de sua estrela-mãe, chamada HD 10180, em um padrão regular como os planetas do nosso sistema solar, apenas em um arranjo mais compacto.

Dos dois planetas adicionais que podem estar presentes, um deles pode ter a massa mais próxima da Terra que já se viu.

Segundo os cientistas, esta descoberta notável também destaca o fato de que agora estamos entrando numa nova era de investigação: o estudo dos sistemas complexos dos planetas e não apenas dos planetas individualmente.

A dinâmica dos Planetas aliens

Os investigadores dizem que os estudos dos movimentos planetários no novo sistema revelam complexas interações gravitacionais entre os planetas e ajudam a entender a evolução do sistema a longo prazo.

Alguns dos planetas têm massas semelhantes à de Netuno, entre 13 e 25 vezes a massa da Terra. Ainda que estes planetas sejam relativamente grandes, estão localizados muito perto de sua estrela-mãe, e giram ao seu redor em intervalos que variam de apenas seis dias para 600 dias.

O planeta mais próximo está a 9 milhões de quilômetros de HD 10180, em comparação com 150 milhões de quilômetros que separa a Terra do Sol.

Quando comparado ao nosso sistema solar, todos estes planetas caberiam dentro da órbita de Marte e parecem ter órbitas quase circulares.

O método de balanço para a detecção desses planetas alienígenas também sugeriu que mais dois planetas estão orbitando em volta de HD 10180, um deles de perto e outro distante. Um desses planetas extras, se confirmado, seria muito parecido com Saturno, com pelo menos 65 vezes a massa da Terra e um ano que dura 2.200 dias da Terra.

O outro planeta tem uma massa parecida com a da Terra. Este planeta será provavelmente um pequeno mundo rochoso. Suas temperaturas diurnas podem chegar a 2.200 graus Celsius, e as noturnas a menos 210 graus Celsius.

O sistema recém-descoberto pode definir o recorde de planetas extra-solares conhecidos no mesmo sistema. Atualmente, ele divide o recorde com o sistema em torno da estrela 55 Cancri, que tem cinco planetas, dois deles gigantes de gás. [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

31 comentários

  • Alessandro Monteiro:

    127 anos luz e muita coisa pra ciência moderna até conseguirem fazer uma nave que viage a velocida da luz (300 mil por segundo) será impossível alcançar o planeta como esse ou qualquer outro claro que ainda há muita água pra passar debaixo da ponte até la

  • Reis Gonzaga:

    O Genivaldo! Para meu; nas estrelas não se´mora;as estrelas apenas dão vida; mesmo pq; ninguém quer ser derretido e evaporado. Não mistura ta!.

  • karol:

    Incrivel

  • Moises Antonio Lima:

    Isso tudo é fascinante!!!

  • Alexandre Fonseca:

    Me desculpem o trocadilho, mas…imagino que eles devam ter uma boa imagem dessa “estrela-mãe”.

  • Me:

    Genivaldo diz apenas a verdade…

  • Luiz:

    Eu quero saber os 2 planetas que descobriram

  • Humberto sales:

    pessoal…olha so, na via lacta temos 256 bilhoes de sois, se vc multiplicar pela quantidade de galaxia vista por telescopios sao 3 trilhoes de Galaxias… agora multiplique 256 bilhoes de estrelas x 3 trilhoes de galaxias teremos um numero consideravel de sois e planetas girando em torno delas… estamos na mesma epoca de 1500 qdo os navegantes pensavam q a terra era chata… nossa ignorancia e achar que somos os unicos filhos de Deus nesse universo enorme… chega a ser piada..

  • Erick Bridge:

    kkkk, confundi as noticias, comentei a noticia das previsões de descoberta de novo planeta habitável, mas tah valendo, essa tbm é ótima!

  • Erick Bridge:

    Me parece tão desnecessário pessoas ke fikam tentando fazer as outras engolirem suas teorias teístas ou ateístas, é triste ver esse tipo de tentativa de manipulação, acho ke é kada um com seu cada um, a não ser ke a conversa fosse sobre o tema.

    Em relação a noticia, acho meio dificil…O.o
    Menos de 1 ano!
    Mas seria realmente fantástico!
    Gostaria muito que a descoberta de outro planeta habitável(e até vida nele) chegasse logo, assim muitas pessoas “leigas” iriam parar de tratar o assunto com chacota, seria demais!

  • Genivaldo:

    Olá meus irmãos! No livro sagrado em Salmos nos diz…Mesmo que os homens vá até morar e estabelecer um ninho de morada nas estrelas Eu o tirarei de lá pois a sua morada é na terra.

    • Alexandre Fonseca:

      Onde? Fiquei curioso.

    • Robson Junior:

      Genivaldo, aqui é um lugar para pessoas pensantes, não cordeiros.

    • Davi Rodrigues:

      Que idiota!

  • Cleyton:

    A pergunta é? Quantos tempo levará até encontrarmos um planeta que possamos povoar? 10, 20 ou até 50 anos. Em 50 anos a nossa tecnologia nos levará pra fora da galaxia? ou ao menos até a estrela mais próxima?

    • sergio_panceri:

      se depender da nasa ou do modo como funciona a economia atual,… a resposta é: um bom tempo!

  • José Bezerra:

    é por ai, Genivaldo, tmb penso mais ou menos por esse angulo!

  • Wagner Fafá:

    Pode não parecer mas a curiosidade´pode ser mútua.
    Quem garante que não estamos sendo estudados e até visitados.

  • Kethlam:

    Mas GENIVALDO está certo!

  • Kerensky:

    Quando é que vão banir esse tal de Genivaldo?

  • William:

    Ola pessoal! O universo realmente é fascinante, muitos mistérios ainda estão por vir a ser revelado e isso é fato. Acredito sériamente que existe vidas em algum lugar desse gigangte universo. Mas, enquanto isso não é provado, somos seres únicos e seja qual for o mistério da vida, não conhecemos nenhum outro ser racional que resida em outro lugar que não seje a Terra, que possa se deslumbrar de todas essas maravilhas. E é lamentavel ver seres que são únicos, não saberem aproveitar a fascina da vida, não sabem cuidar da própria casa, nosso minusculo planeta que nos faz grandes aventureiros seguindo para dentro do universo. Vamos cuidar do que é nosso, do que nos da as condições para estar aqui e presencear todas essas descobertas que a Hype nos tráz e muitas outras que estão por vir. Cada um fazendo sua parte, não é dificil. Vamos cobrar atitudes dos governos, exigir mais atenção para com nosso planeta. O dinheiro pode ser fundamental para o desenvolvimento, mas o dinheiro não se come, não se respira. VAMOS PRESERVAR A NATUREZA.

  • Genivaldo:

    Amados irmãos em Yeshua! Os mistérios do universo só pode ser entendido espíritualmente e não carnalmente que nos leva a ficarmos sempre na matéria. O universo é habitado por inúmeros seres étericos que não são de corpos carnais como nós humanoide, se formos nos basear na fisica iremos apenas compreender as leis criadas pelos homens, gases, atomos e energia. A terra foi criada para os homens e estes tem corpo, alma e espírito, quando o homem começa a espíritualizar-se a conhecer que é um espírito então começará a descobrir de onde veio, qual a sua missão planetaria e para onde voltarar. O homem carnal vê o mundo e sua vida de forma materialista tais como a luta diaria como se fosse um androide, não consegue despertar para as suas repetições diarias dorme, come, sexo, praia, fotebool, trabalho que são coisas repetidas todos os santos dias. O homem espíritual vê já de outro geito a realidade de sua chegada a terra, sua mente e seu espírito observa o lado do Criador Eterno e comtempla as grandiosas coisa que foram criadas no universo e seus irmãos cosmicos e reconhece por que do seu dia a dia na carne. Os cientistas materialistas veem o universo na forma fisica pois ainda são cegos no espírito. Existem varios mundos paralelos e inúmeras dimensões com seus habitantes, não estamos só! Quando se torna espíritual então até a própria ciencia humana cresce e o estado de vida humana modifica-se deixando o lado grotesco que leva o homem a tanta violência e as guerras. Agradeço a todos deste blog e todos usuarios com um forte abraço fraternal em Yeshua ben Adonai e meu Shalom. ggcelest@hotmail.com

  • Deborah:

    nessa galáxia existiria um Império?
    😛

    *Star Wars maníaca*

  • Manuel Bravo:

    Ufa… nenhum deles é igual a Terra… desilusão, ainda
    não foi desta, quem sabe um dia ainda se descubra algum
    exatamente igual.

  • Wanderley Araujo:

    E quem foi que disse a esse Jorge Silveira que há vida fora da Terra? Mesmo que haja, jamais saberemos. O Deus criador de todo o universo só está revelando ao homem o imenso poder de sua criação. “E ainda tem gente que não acredita em Deus” Um abraço fraterno a todos.

  • Marcos:

    Olá pessoal !
    Muito legal os comentários – concordo com todos eles e sou plenamente consciente que o Universo está repleto de vida – nós é que ainda não a descobrimos mas que existe, não tenho dúvidas !
    Abraços e bom final de semana !
    🙂

  • Daniela Grácio:

    Só queria que descobrissem se a vida nesse sistema solar, e acho que foi uma boa descoberta e ficou contente por haver dois portugueses nessa descoberta.
    Mas o que eu quero mesmo saber é, será que há vida nalgum desses planetas?

  • ira:

    O que existe de tão misterioso em haver outros sistemas solares igual ao nosso e ainda maiores ?????
    Esta ciencia (cientistas e astronomos)atuais alem das teorias ultrapassadas (da era medieval)ainda tem a arrogancia e soberba dos únicos conhecedores em astronomia.
    NADA PIOR EM DEFEITO DO QUE A FALTA DE HUMILDADE.

  • Jorge Silveira:

    Muito interessante essa descoberta, que só vem provar o quanto é comum a ocorrência de planetas no Universo. E ainda tem gente que não acredita em vida fora da Terra.

  • gargwlas:

    para nos realmente é alien… e nos para “eles” tambem somos aliens

  • Fátima Rocha:

    Que título soberbo! Parecem desconhecer que qualquer planeta que não seja a Terra é “alien”.

Deixe seu comentário!