Planta da era dos dinossauros é descoberta viva nos EUA

Por , em 4.08.2017

Um novo estudo publicado na revista American Journal of Botany aponta para a existência de uma planta que ninguém imaginava existir nos Estados Unidos. Pesquisadores encontraram a planta pré-histórica Lychnothamnus barbatus viva pela primeira vez na América do Norte.

A alga verde já havia sido encontrada na Europa e na Austrália e em fósseis escavados na Argentina, mas nunca nos Estados Unidos. A planta oferece abrigo e alimento para peixes e outros organismos aquáticos, e existe na Terra há milhares de anos.

“Sua sobrevivência não é, exatamente, ecologicamente chocante, mas muda nossa visão sobre a composição da flora de algas na América do Norte e nos inspira a continuar procurando por outras novidades”, diz o botânico Richard McCourt, da Universidade Drexel (EUA).

A alga foi encontrada em 16 lagos do estado de Wisconsin e Minnesota entre os anos de 2012 e 2016. Assim que colocaram os olhos nelas, os pesquisadores já sabiam que era algo incomum, mas apenas com o estudo do DNA foi possível confirmar que se tratava de uma Lychnothamnus barbatus.

Há duas hipóteses para explicar a presença desta alga nos EUA: a primeira é que ela sempre esteve por lá, mas passou despercebida até agora. A segunda é que ela teria sido trazida recentemente na água de lastro de navios que passaram pela Europa ou Austrália. Esta água é usada para dar estabilidade às embarcações, e costuma ser despejada durante operações portuárias.

Sua presença é um lembrete aos pesquisadores para que eles continuem de olhos e mentes abertas sobre outras plantas. É possível que esta espécie também esteja presente em outras áreas dos EUA. “Estamos de olho aberto”, garante McCourt. [Science Alert]