Pesquisadora brasileira apresenta seu doutorado em uma divertida dança

O formato de linguagem escrita não é o único jeito de apresentar o resultado de uma longa pesquisa. Apesar de incomum e até ousado, volta e meia pesquisadores inovam ao pensar em formatos diferentes para apresentar seu trabalho, como o norte-americano Nick Sousanis, que fez sua tese de doutorado na Universidade de Columbia (EUA) em formato de quadrinhos.
Agora, a brasileira Natalia Oliveira, doutora pela Universidade Federal de Pernambuco, apresenta seu trabalho no formato de dança. A tese “Desenvolvimento de Biossensores para as Ciências Forenses” é uma das finalistas do concurso “Dance seu doutorado”, da revista Science.
O vídeo é chamado de “Pop, Dip and Spin: The legendar Biosensor for Forensic Sciences”, e foi gravado no centro histórico de Recife e no Laboratório de Imunopatia Keizo Asami da UFPE, com a coreografia do grupo de dança Vogue 4 Recife.
Nele, um crime um tanto artístico é cometido em plena luz do dia, e a polícia mais estilosa do Brasil é chamada para investigar o assassinato. O assassino, porém, remove provas do crime e tenta apagar rastros de sangue que o incriminariam. É aí que o biosensor estudado por Natalia entra em cena, e ajuda os investigadores forenses a solucionarem o crime.
“Biosensor é um dispositivo que combina biomoléculas com um transdutor e um processador de sinais. A importância do biosensor vem da sua alta especificidade e sensibilidade que permite a detecção. Então ele pode detectar manchas de sangue que foram limpas da cena de um crime”, explica a legenda do vídeo.
Há dez anos, a revista convida pesquisadores do mundo todo a apresentar suas pesquisas de forma artística, para tornar a ciência mais acessível para toda a sociedade. Nesta edição, 53 vídeos foram enviados de países como a França, Índia e Rússia. Do Brasil, apenas Natalia participou.
Ela é uma das 12 finalistas que serão votadas por uma banca de cientistas e dançarinos que vão avaliar os méritos artísticos e científicos dos candidatos. O vencedor de cada uma das quatro categorias – biologia, química, física e ciências sociais –levará para casa um prêmio de U$2,5 mil em dinheiro. Já o primeiro colocado geral será convidado para viajar para Austin (Texas) para apresentar seu vídeo. [Open Culture, Science]
O público geral também pode votar nos vídeos até o dia 30 de outubro.
Veja o vídeo de Natalia Oliveira:
Confira outros vídeos:
14 comentários
Vergonha alheia…
Por qual motivo? Eu não faria isso, mas por outro lado, não sou pesquisador e não estou defendendo tese de doutorado. E acho que você também não. Por que então só criticar?
E para opinar precisa ser pesquisador? “Vergonha alheia” pode ser até um elogio, pq precisa ter muita coragem para fazer um papel desses!
Ok, eu esqueci, todo mundo tem direito a ter opiniões hoje em dia. Obrigado por sua opinião.
Que bom que ainda podemos opinar, e sempre vamos contrariar alguém. Ah, “esqueci” que não posso contrariar ngm hj em dia na Era Mimimizóica!
Vai fundo. Ninguém tem o direito de não ser ofendido. Claro que algumas ofensas dão cadeia, então tenta evitar elas. Por outro lado, era um concurso, lembra? “Dance seu doutorado”. E só um pesquisador brasileiro apresentou um vídeo. Medo da crítica azeda de quem não tem samba no pé?
“Vergonha alheia” e “fazer um papel desses” são ofensas? A Mimimizóica veio para ficar msm… e tb nunca curti samba! Xi, ofendi de novo?
“Vergonha alheia” e “fazer um papel desses” não é ofensa. É só azedume. Mas você bem que queria que fosse ofensa, não queria? Confessa aí, você está muito a fim de uma briga, não está? E de chamar todo mundo que não concorda contigo de mimizento.
Não aceitar opinião diferente da sua tb é azedume, normal, mas parece que é vc que quer briga, dado o seu empenho mimizento em responder…
Se eu quisesse ofender usaria outras palavras, apenas usei sarcasmo quanto ao samba, exatamente como vc ao “esquecer” que eu posso opinar.
Olá amigos. Como posso votar?
Tem 16 horas para votar, clica no link “Science”, no fim da matéria, antes dos vídeos.
no momento nao intendei nada devo estudar com a mente a berta estou com gripe e dor no corpo e sabado mais vou izaminar
no momento nao intendei nada devo estudar