Pneuziunhos podem causar incontinência urinária

Por , em 18.05.2010

Incontinência é certamente um problema muito incômodo. A pessoa urina durante o sono sem ter a chance de acordar e ir ao banheiro para fazê-lo dignamente. A frequência com que isso acontece varia de caso para caso. Enquanto alguns sofrem apenas ocasionalmente, há pessoas que são acometidas todas as noites pela incontinência. Cientistas estão relacionando o acúmulo de gordura no corpo (consequentemente, a adoção de hábitos alimentares não saudáveis) à chance maior de ter incontinência.

Um levantamento analisou 2060 mulheres em Boston (Massachussets, EUA), e se comparou peso, altura, medidas corporais (como quadril, cintura, etc.), com sintomas de descontrole urinário no sono. O resultado: não importa o peso, e sim a quantidade de gordura saturada (a chamada “gordura ruim”), para que se aumentem os índices de incontinência. A incontinência esteve 20% mais presente entre mulheres que consumiam gorduras saturadas acima da taxa recomendada.

E isso não está restrito a pessoas obesas, como se pode pensar. Entre mulheres magras, o contraste entre as que têm taxas altas de gorduras saturadas e as que não têm é ainda mais forte no efeito sobre a chance de incontinência.

O motivo dessa relação ainda não é muito claro, mas os pesquisadores têm teorias. A mais aceita diz que a relação entre as duas coisas passa por uma terceira: substâncias inflamatórias no sangue. Estudos recentes mostram que inflamações no sangue ameaçam o bom funcionamento do aparelho urinário. E as calorias a mais promovem essa inflamação.

A alimentação é a pedra angular do problema. Ainda que a pessoa deseje evitar as gorduras saturadas, não é simples fazê-lo. Os alimentos de origem animal, em geral, possuem altas taxas calóricas, e os produtos industrializados não colaboram para uma dieta livre de gorduras. A solução é uma alimentação mais baseada em produtos de origem vegetal. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Célio:

    Alguns pontos importantes sobre a matéria e os comentários:

    1º. Fernando Sávio: Você não teria direito a comentar se não leu o artigo inteiro. Faz parte das regras do site.

    2º. Segundo a matéria, não se trata apenas dos obesos. No 2º parágrafo diz o seguinte: “O resultado: não importa o peso, e sim a quantidade de gordura saturada, para que se aumentem os índices de incontinência” e no 3º parágrafo: “E isso não está restrito a pessoas obesas, como se pode pensar”. Logo é um problema que pode acontecer tanto em gordinhos, obesos, magros ou magrelos.

    3º. Léo: tenha mais respeito om a situação das pessoas.

  • andrea:

    não concordo com nada que estes médicos dizem, eles vêm fazendo releitura de estudos feitos em mil novecentos e guarana com rolha .
    Com que tipo ou biotipo de pessoas estão fazendo esses estudos,somos todos seres humanos mas antes de tudo indivíduos, o nome ja diz cada um é unico é individual, pq acham que todo gordo come feito um porco , eu não gosto de carne e não fico sem legumes e verduras,não como arroz e so gosto do caldo do feijão , odeio refrigerante, adoro agua, ja fiz todos os exames que existe e não tenho nada, passo 12hs sem comer e não me sinto mal ou com fome,tenho 43 anos ,167cm e 105kg ja cheguei a 130kg, como toda gorda vivo de regime, tenho pressão arterial 120×80 e sempre esta baixa 100×60, inclusive durante a gestação de minha filha não tive problemas, minha glicemia sempre esta em torno de 80 a 90 em jejum as vezes tenho hipoglicemia e nada de colesterol, mas sempre que vou a um médico ele me manda fazer regime por qualquer coisa que eu tenha ou todas minhas doenças, para ele, estão relacionadas ao meu peso,enquanto o gordo for tratado como o glutão , hipertenso, glicemico e com as veias entupidas, não teremos uma solução para a obesidade e xixi na cama os cambau, se fosse assim toda mulher grávida urinaria na cama ja que o bebe esta praticamente sentado sobre a bexiga ,existem enumeros motivos para incontinencia , agora achar que so porque a barriga do gordo balança ele urina , é a maior besteira que ja vi.
    mais uma coisa se gordo é tão doente porque não vemos gordos em postos de saude ou hospitais, que eu saiba a maioria é magro.

  • Fernando Sávio:

    “O motivo dessa relação ainda não é muito claro, mas os pesquisadores têm teorias.”
    Mais uma pesquisinha sem conclusões…
    Nem li o artigo inteiro..

  • Ricadão:

    Adoro obesas….Adoro mesmo

  • Leo:

    Aiushauhsuahsauish gordo só se ferra …. magina se mija dormindo…
    aaa o negócio é se cuida pra não engorda, e os que forem gordos pela genetica ou por doença….VAO MIJA NAS CALÇA ….kkk
    ou não….

Deixe seu comentário!